TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA - MÉTODOS QUANTITATIVOS

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        MICROECONOMIA E MACROECONOMIA        

2.2        MÉTODOS QUANTITATIVOS        

2.2.1        Representação dos Dados na Tabela        

2.2.2        Gráfico da Média de Tempo Mensal        

2.2.3        Medidas de Tendência Central        

2.2.4        Medidas de Dispersão        

3        ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

        



  1.  INTRODUÇÃO

Este trabalho é desenvolvido baseado nas matérias estudas de Micro e Macroeconomia, Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade através dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. Será abordado os conhecimentos relativos à economia, com suas inferências empresariais, as causas e consequências das mudanças nas estruturas de mercado diante da sociedade, as táticas de marketing adotadas pelas empresas, bem como detalhamento do novo estilo do capitalismo, além de analisar a problemática de congestionamento nas filas dos caixas, apresentando os seus eventuais valores mensurados e apresentando possíveis soluções a curto prazo para um atendimento mais eficaz. Para a viabilização das soluções apresentadas, ainda será discorrido neste trabalho os valores, a visão, as expectativas dos funcionários em relação ao emprego bem como o estilo de administração presente na organização.


  1.  DESENVOLVIMENTO

O ambiente empresarial tem se tornado, sobretudo nos últimos tempos, muito mais competitivo e dependente de ações e decisões cada vez mais rápida e dinâmica, requerendo de seus administradores uma grande capacitação em entender o mercado, com suas múltiplas variáveis e de ter conhecimento suficiente capaz de proporcionar assertividade e segurança nas decisões tomadas.

A globalização caracteriza, portanto, pela expansão dos fluxos de informações – que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais – pela aceleração das transações econômicas – envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais – e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal. (BARBOSA. 2010, p. 12).

  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

O supermercado Fontes disponibiliza aos consumidores uma variedade muita ampla de mercadorias e de serviços. Associando diferentes produtos em seu comercio: Padaria, perecíveis lácteos e congelados, bebidas, produtos de higiene e limpeza, bazar, equipamentos, utensílios, insumos e serviços.

Atua com uma forma de venda em escopo, pois o agregado de serviços se torna mais vantajoso e competitivo, dando mais comodidade e atratividade aos clientes. A maior parte de suas vendas ocorrem na primeira e última semana do mês, impulsionada principalmente pelo saldo dos cartões alimentação, tickets e outros (moeda escritural), que são creditados nesta determinada época.

A classe consumidora predominante nas semanas de maiores movimentos é composta por mulheres com filhos que desempenham a função de gestoras do lar, devido a este fato, observa-se um direcionamento de marketing voltado às promoções sobre os produtos da cesta básica, assim como um maior destaque nas gondolas para utilidades do lar e variedades de produtos hortifrutigranjeiros.  Nas semanas de pouco movimento e queda nas vendas, o mercado direciona as suas promoções aos produtos que ganharam a fidelização dos clientes, mantendo assim as vendas aquecidas.

Os consumidores possuem um elevado conhecimento de preços relativos e se mantem fiéis a determinados produtos até o momento em que o produto substituto seja mais vantajoso e se adeque melhor a realidade do orçamento. Os supermercados sabem que o consumidor tem aumentado as suas pesquisas antes de efetivar as suas compras, e com isso eles têm buscado explorar com mais intensidade o tempo gasto pelos clientes em seus estabelecimentos: Usam de promoções relâmpagos, mudança e acompanhamento de preços quase em tempo real, reposição de mercadorias imediatas e variedades de técnicas de marketing, como objetivo de vendas que desperta uma satisfação de aproveitamento de oportunidade em seus consumidores.

No setor supermercadista analisado existe um oligopólio forte, pois três supermercados (Bahamas, Morais e Fontes) dominam bem mais que 60% das vendas no mercado. Não existe concorrência direta de preços entre eles, exploram outras formas de atraírem o seu público alvo: As promoções, ainda que tabelada, têm sido a principal tática de marketing, mas exploram também outras formas de vendas usando como base em suas campanhas os anúncios em mídia de uma maior variedade de produtos e um melhor preço no atacado (Bahamas) a tradição de um mercado nascido e dirigido por cidadãos locais (Morais), pela entrega em qualquer parte da cidade ou distrito assim como um atendimento especializado (Fontes) entre outras que não sejam a redução efetiva nos preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com