TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, MÉTODOS QUANTITATIVOS E ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA – 4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS– 5

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE– 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado após realização de pesquisa em campo junto ao minimercado “Cheiro Verde”, com intuito de estudar sua funcionalidade, percepção de seus empregados e as características de sua clientela.

A pesquisa foi baseada nas matérias do 2° semestre: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, MÉTODOS QUANTITATIVOS E ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA –

A organização escolhida para a pesquisa foi um minimercado localizado em bairro residencial chamado “Cheiro Verde” e que atua basicamente neste bairro.

Os produtos comercializados no estabelecimento têm em sua predominância os produtos alimentares, bebidas, higiene e limpeza, carnes e hortifrúti, além de também possuírem o serviço de disk gás e água, que funcionam a todo vapor.

O cliente da organização pesquisada “Minimercado Cheiro Verde” é em sua maioria, pessoas fiéis ao estabelecimento e consequentemente frequentadoras a um longo período de tempo. O consumidor do minimercado é muito direcionado a qualidade do atendimento e suas necessidades emergenciais.

A faixa etária de rendo dos consumidores está em torno de 3 salários mínimos. Os consumidores visitam quase que diariamente o estabelecimento tendo vista que o tipo de cliente é voltado de modo geral, a pequenos volumes de compras para reposição ou situações emergenciais, devido ao enquadramento deste tipo de visita, o consumidor fica pouco tempo dentro do estabelecimento, tendo em vista que o mesmo, já vai ao minimercado sabendo qual é a quantidade de mercadoria que vai adquirir.

Existem duas formas de pagamentos mais utilizados: O pagamento a vista, devido o valor geralmente baixo na aquisição feita pelo cliente, e crediário próprio, tendo em vista a frequência quase que diária dos frequentadores a fidelização da clientela.

A maioria dos consumidores do estabelecimento já são fiéis a alguns fabricantes de leite, material de limpeza, higiene e produtos da cesta básica como o arroz e o feijão. A preferência dos produtos citados anteriormente se faz independente do estabelecimento, esta preferência se moldou ao longo do tempo de consumo e os costumes familiares, a fidelização é tanta dos clientes entrevistados que mesmo com o aumento dos preços eles ainda continuam a consumir o produto, mas, com maior racionamento no consumo. Na falta da marca de preferência o consumidor vai em busca do produto em outro estabelecimento.

O estabelecimento modifica seus preços sempre que existe um aumento no repasse do produto pelo representante comercial do fabricante. Como o minimercado pesquisado não possui um forte poder de negociação com o fornecedor, devido ao seu tamanho e estoque baixo, a organização não tem meios para controlar o aumento dos produtos.

A inflação interfere sim no preço praticado no estabelecimento, visto que se torna mais difícil renegociar alguns preços com o fornecedor. Outra causa da inflação para o aumento dos produtos, está relacionada com o aumento do preço de produtos comuns tais como: Energia elétrica e combustível.

O estabelecimento negocia com seus fornecedores um prazo de 45 dias em média para realizar seus pagamentos. O minimercado não realiza pesquisa de preço com seus fornecedores, devido à falta de visão de crescimento por parte da organização, a mesma já se consolidou no bairro e possui uma tradição junto aos seus clientes e não almeja um crescimento significativo como: Aumentar suas dependências e/ou abrir uma nova loja.

Existem próximo ao minimercado dois concorrentes de forma direta. Os concorrentes estão caracterizados como supermercados. Estes possuem um poder de negociação maior com os fornecedores devido a quantidade de mercadorias tornando alguns preços bem mais atrativos do que os produtos comercializados no minimercado pesquisado. Os concorrentes possuem uma opção maior de pagamento e serviços.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS–

Primeiro momento:

A variável aqui estudada será a taxa de inadimplência dos clientes do minimercado.

O método aqui usado será o estatístico. Com base nos fatores e variáveis fornecidos e encontrados na pesquisa.

A técnica de amostragem foi a de coleta de números e dados dos clientes diretos do minimercado dos três últimos anos.

Segundo momento:

Tabela 1 – inadimplência do minimercado Panelão ou Braga

2011

2012

2013

CREDIÁRIO

125

210

190

Fonte: pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com