TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINUTO FINANCEIRO - COMPRA POR IMPULSO

Por:   •  1/2/2018  •  Resenha  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

MINUTO FINANCEIRO

Compra Por Impulso

        Raquel, tem 27 anos, é Gerente de uma loja e enfrenta dificuldades financeiras por ser uma compradora impulsiva e por causa da crise econômica. E se o salario de Raquel não der para o lazer?

Ela tem que assumir uma responsabilidade de gastar o mínimo, para atingir suas metas. Raquel sabe que um celular novo ou uma joia não é uma necessidade e sim um desejo e também sabe que não tem controle para fazer compras. A partir disso, Raquel pode traçar estratégias, como, sair com pouco dinheiro e não levar o cartão de crédito. Levar só o dinheiro necessário. Para se ter sucesso no orçamento financeiro é preciso persistir, enfrentar desafios e desistir de algumas coisas, mesmo que seja um sacrifício pessoal para chegar até sua meta.

        E se ela conseguir superar os problemas e sobrar dinheiro para se divertir?

        Isso tudo só será possível se Raquel tiver uma educação financeira.

Cheque Especial

        Renato, tem 30 anos e é Professor de Geografia. Está precisando de 400 reais com urgência. Renato sabe que tem direito ao cheque especial em sua conta bancaria.

        Mas será se essa é a melhor saída?

        Para quem não sabe, o cheque especial é um tipo de empréstimo pré-aprovado na conta, que pode ser utilizado a qualquer tempo e custa juros somente durante os dias utilizados.

        Mas muito cuidado Renato, o cheque especial é muito perigoso se usado de forma inadequada e é um dos produtos bancários com a taxa de juros mais alta, podendo chegar a 350% ao ano.

        E se Renato não quiser utilizar o cheque especial?

        Existem muitas outras saídas, como o empréstimo e o penhor. Que poderá decidir a melhor escolha pro seu bolso.

        Isso tudo só será possível se Renato tiver uma educação financeira.

Cartão de Crédito

        Gustavo, 28 anos, é enfermeiro. Está passeando no shopping com sua esposa, quando entra em um supermercado e funcionários lhe oferecem o cartão da loja, que oferece vantagens como o parcelamento sem juros.

 Gustavo sabe que seu orçamento domestico esta no limite.

Seria uma boa ideia Gustavo aceitar o cartão?

Bem, como todos nós sabemos, o cartão de crédito  é um instrumento de compra confortável, pratico e perigoso. Que oferece muitas vantagens, mas possui muitas desvantagens, como, alta taxa de juros.

E ai, Gustavo pode pegar esse cartão?

No caso de Gustavo, o orçamento já esta apertado. Não indicamos um cartão para ele, pois se for usado de forma inadequada, a conta pode até dobrar de valor antes de seis meses.

Gustavo pesquisou e viu que o cartão é um vilão do orçamento domestico, por ter juros que podem chegar a 241,61% ao ano.

E se depois de um tempo Gustavo perceber que já pode pegar um cartão de crédito?

Isso tudo só será possível se Gustavo tiver uma educação financeira.

Alertas ao Consumidor

Carlos tem 28 anos e é Motoboy. Ao passar por uma loja, viu um liquidificador em promoção e aproveitou para comprar. Carlos só não estava lembrando que está com duas prestações da moto em atraso, que inclusive é seu instrumento de trabalho.

 E agora? O que eu posso fazer?

Calma Carlos, de acordo com o código do consumidor, você pode devolver esse liquidificador em até sete dias. Contanto que esteja sem uso. Então vá ate a loja e converse com o vendedor para saber o procedimento.

E se eu atrasar mais que três parcelas da minha moto?

Tome cuidado Carlos, se tiver mais que três parcelas consecutivas em atraso, à empresa pode entrar com o pedido de busca e apreensão do bem.

Depois de devolver o liquidificador, procure a empresa que lhe vendeu a moto, para fazer uma negociação.

E se eles me ameaçarem ou me constrangerem?

Isso é totalmente proibido e assegurado pelo código de defesa do consumidor.

E seu eu não quiser devolver o liquidificador?

Isso tudo só será possível se Carlos tiver uma Educação Financeira.

POUPANÇA

Pablo tem 30 anos e é vendedor de motos. Sempre que realiza uma venda, recebe comissão de 5% sobre o valor da venda. Pablo é casado, tem dois filhos e sabe que tem que ter uma reserva extra pra casos de emergências.

E se Pablo quiser fazer uma reserva extra ou investir com essa comissão, como fazer?

Pablo você tem muitas opções de investimento, a mais simples e viável pra quem tem pouco, é a poupança, que é um dos investimentos mais populares do Brasil, pois possui baixo risco.

Se é um investimento, então meu dinheiro rende?

Sim Pablo, mas como o risco é baixo, consequentemente o rendimento é baixo, mas isso é garantido pelo governo e regulado pelo Banco Central, que assegura um rendimento de 0,5% ao mês.

E quais as vantagens dessa poupança?

Muito simples, é um instrumento pratico, pois você pode depositar ou sacar dinheiro sempre que desejar; é fácil, seguro e sem falar que pode ser útil para emergências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com