TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING, COMERCIAL, PRODUÇÃO, FINANCEIRO, COMPRAS, RH, LOGISTICA, QUALIDADE e JURIDICO

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Introdução -------------------------------------------------------------------------------------------- 3

Definição – Departamento financeiro ---------------------------------------------------------- 3

Funções do departamento financeiro ---------------------------------------------------------- 4

Divisão dos setores – Tesouraria --------------------------------------------------------------- 4

Divisão dos setores – Gestão de contas ------------------------------------------------------ 5

Divisão dos setores – Contabilidade ----------------------------------------------------------- 5

Divisão de setores – Planejamento financeiro ----------------------------------------------- 5

Divisão de setores – Gestão de impostos ---------------------------------------------------- 6

Divisão de setores – Gestão de riscos -------------------------------------------------------- 6

INTRODUÇÃO

Vimos em Fundamentos da Administração, que as empresas se dividem basicamente em 9 setores: MARKETING, COMERCIAL, PRODUÇÃO, FINANCEIRO, COMPRAS, RH, LOGISTICA, QUALIDADE e JURIDICO.

Aprofundamos nossos estudos no departamento FINANCEIRO, que se trata do departamento responsável por tudo que envolve valores de todas as empresas de pequeno, médio e grande porte.

Esse tema em nossa área de formação Gestão de Recursos Humanos, é trabalhado nas empresas com a intenção de organizar todos os processos financeiros, desde folhas de pagamento, até potenciais investimentos ou cortes da empresa.

Com o intuito de comprovar o que estudamos, abordaremos diversos temas de especialização, processos e quadro histórico de departamentos financeiros num geral.

Percebemos, nesse estudo, que o departamento FINANCEIRO, interfere em todo o andamento/funcionamento das empresas, desde contratações, investimentos de infraestrutura, investimentos nos demais departamentos, folhas de pagamento até cortes de funcionários, de verbas, de investimentos, até mesmo do clima organizacional das empresas.

DEFINIÇÃO - DEPARTAMENTO FINANCEIRO

Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. É a atividade decisória para melhorar o processo produtivo de riqueza, envolvimento de todos os departamentos, para trazer estabilidade monetária da empresa/organização.

Departamento financeiro é o setor responsável pela administração dos recursos da empresa, ele faz o controle da tesouraria, busca o planejamento de gastos, objetivos e os risco financeiro da mesma. O principal objetivo do setor financeiro é garantir o controle de gasto para que a empresa tenha recursos para alcançar seus objetivos, sejam a curto ou longo prazo, além de administrar imprevistos financeiros.

A estrutura do setor varia de acordo com o porte da empresa. Em microempresas, o proprietário fica responsável pelo setor da companhia. Enquanto uma empresa de médio ou grande porte, tem um setor voltado para a área financeira e está ligado diretamente a direção.

É importante que tenha esse setor em qualquer formato de empresa, pois é fundamental e indispensável para evitar a desorganização sobre os seus dados, e manter o funcionamento de recursos da companhia.

Conforme os índices, as empresas que sobrevivem os primeiros 5 anos de existência, os empreendedores brasileiros devem buscar maior orientação acadêmica e profissional para que os fatores financeiros não sejam um dos principais motivos que têm causado a falência de suas empresas, O controle financeiro é de suma importância para qualquer organização, pois é ele quem garante que a economia local possa ser impulsionada, agregando valor aos nossos produtos e auxiliando no crescimento do país.

FUNÇÕES DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO

O departamento financeiro é responsável por toda relação de finança da empresa, visando o alcance dos objetivos da empresa. Fazendo com que os gestores tenham ferramentas para que possam tomar decisões, como corte de custo caso a empresa tenha risco financeiro ou planejamentos de investimentos.

É dividido nos principais em setores: tesouraria, gestão de contas, contabilidade, planejamento financeiro, gestão de impostos, gestão de riscos e relação com investidores.

DIIVISÃO DOS SETORES

Tesouraria: é Uma das principais bases de todo o departamento financeiro das empresas parceira da controladoria e da área fiscal, a tesouraria direciona o capital da empresa assegurando manutenções e viabilidade de todos os negócios da empresa. Parceira também da controladoria e área fiscal, as áreas possuem ligações diretas. A tesouraria administra as rotinas de cobrança e crédito que analisam cadastros de clientes, administram duplicatas quando o negócio possui essa atividade, faz a gestão de contas a pagar, responsável pela conta caixa no balanço patrimonial, negociações e controle de aplicações de recursos financeiros.

Controladoria: dividida em duas subclasses a controladoria administrativa e controladoria contábil, são semelhantes suas funções dentro da empresa possuem papeis fundamentais quando o assunto são as decisões pois possuem de forma parceira com a contabilidade o controle financeiro das empresas e de suas áreas correlatas. A controladoria administrativa recolhe as informações das áreas da empresa como vendas, gastos, investimento e cria os planejamentos de orçamento de cada área, tem como função também manter as engrenagens da empresa funcionando, alinhando as expectativas das áreas, considerando como ponto focal os orçamentos e os objetivos finais da empresa. Já a controladoria contábil organiza os orçamentos focando os objetivos de cada setor, porem adaptando e alinhando com o objetivo principal da empresa, são áreas complementares, fornecem dados e informações uma para outra. Tem por funções o planejamento estratégico, planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com