TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODAL AEREO

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.658 Palavras (19 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

MODAL DE TRANSPORTE AÉRIO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

São Paulo

2016

[pic 2]

MODAL DE TRANSPORTE AÉRIO

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – 2º SEMESTRE

BRUNO GABRIEL DA SILVA– nº – E-MAIL: brunosaramargo@gmail.com

GABRIEL MACHADO DO NASCIMENTO – nº 13 – E-MAIL: gnascimentomachado1@gmail.com

MARCELO SOARES DOS SANTOS – Nº 25 – E-MAIL: m_Soares19@hotmail.com

[pic 3]

São Paulo

2016


Sumário

1. INTRODUÇÃO        

. Evolução do setor (histórico)        

3. Vantagens e desvantagens        

4. Tipos de equipamentos utilizados e os aeroportos: localização e volumes comercializados        

4.1 Aeroportos de cargas no Brasil        

4.2 Tipos de cargas e principais cuidados        

4.3 Principais cuidados        

5. A importância do modal para o pais e para as exportações        

6. Dificuldades e oportunidades do modal frente a situação atual de logística no brasil        

7. Conclusão        

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS        



1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar do modal aéreo, com o foco os aviões, esse modal tem por característica, a agilidade, segurança e praticidade, ele é indicado para produtos que exijam um transporte rápido. As principais vantagens desse modal é a rapidez na entrega, os aeroportos encontram-se próximos de centros de produção industrial e são distribuídos praticamente em todas as cidades importantes do mundo.

No início da aviação comercial, já se conduzia carga por via aérea, sendo por caixas, documentos postais e até armamentos militares. A ágil evolução tecnológica do modal aéreo surpreendeu a todos, resultando em inovações nas aeronaves, maior capacidade e um enorme conforto.

O Transporte Aéreo tem um papel essencial na evolução mundial, com a sua grande mobilidade, flexibilidade e alcance, possibilita realizar o transporte de produtos, mercadorias com maior velocidade e segurança que os demais modais.

Entretanto, a utilização deste meio de transporte é muito caro em relação a todos os outros e o seu uso deverá ser sempre antes de uma completa análise com a finalidade de evitar o prejuízo.

Vale salientar, que o modal aéreo ocupa o último lugar em termos de tonelada por quilômetro transportada, mas, ele possui o segundo lugar em relação à receita dentre os outros modais. Isto se explica pelo alto valor agregado das cargas e/ou passageiros por ele transportado, tais como: seguros, encargos, tarifas, etc.

O objetivo desse projeto é integrar conhecimentos sobre o modal aéreo, foram levantadas informações julgadas necessárias de forma que possibilitasse um plano de melhoria.

Justifica-se por ser um projeto que irá contribuir com o aprendizado de futuros gestores logísticos, em que diz respeito ao processo de transportar cargas ou materiais com segurança deste modal.

O problema que chama a atenção são suas desvantagens o alto investimento na infraestrutura, e impossibilitando o transporte de produtos a granal e a limitação da capacidade de transportar cargas.

A metodologia utilizada foram às pesquisas em livros, que retratam o assunto, as revistas especializadas nesta área de atuação e principalmente em sites de pesquisas. Quanto á escrita foi baseada na norma padrão ABNT.

2. Evolução do setor (histórico)

Com base nos sites a seguir: http://meios-de-transporte.info/transporte-aereo.html,http://www.portalbrasil.net/aviacao_historia.htm. Para começarmos a falar da evolução do modal aéreo vamos falar um pouco do balão, que é um (aeróstato) que se movimenta pelo céu e é elevado pelo ar quente, foi criado em (1709) pelo Padre Bartolomeu de Gusmão, seu invento ficou conhecido na Europa como Passarola. Em 1709 fez uma demonstração de seu grande experimento para a Corte Portuguesa, de um balão que subiu aproximadamente 04 metros e depois se incendiou.

Depois de muitos anos o francês Jean Pierre voou na Filadélfia, em uma demonstração onde estava presente George Washington. Foi o primeiro balão a voar em solo americano. Porem somente em 1953, Ed Yost, um americano criou um balão muito mais moderno movido a ar quente e após essa criação, o balonismo foi introduzido como um esporte no mundo todo.

Em (1891) foi criado o Planador que é uma aeronave que sustenta voo sem a utilização de motor ou qualquer outro meio de propulsão ou mecânico, para ele decolar precisa somente de um grande impulso. Criado pelo alemão Karl Wilhelm Otto Lilienthal um engenheiro, 1891 realizou o seu primeiro voo que atingiu por volta de 25 metros de altura. Por causa de um acidente durante o voo, ele morreu em Berlim em agosto de 1896. No ano de 1984, foi iniciada a produção comercial dos planadores. Além dele, outros inventores contribuíram para a sua criação.

O Dirigível que é uma espécie de balão em um formato de um charuto, ele é uma aeronave mais leve que o ar, podendo ser controlada por uma pessoa com mais facilidades, movido por gás hélio ou hidrogênio. Criado pelo conde alemão Ferdinand Von Zeppelin que levantou voo no ano de 1900. O conde investiu na criação dos dirigíveis, com o foco no transporte de passageiros. Eles se tornaram símbolos no período da Alemanha nazista. Porém, seu uso foi suspenso, após uma grande tragédia com o dirigível alemão Hindenburg, em 1937, que explodiu no momento do pouso e matou mais de 36 passageiros. A partir daí, notou-se que era perigoso utilizar-se de hidrogênio para suspender o dirigível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (291.8 Kb)   docx (92.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com