TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM E REESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS E GESTÃO DE PESSOAS NA PORTINHO ADVOGADOS S.A.

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.885 Palavras (32 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MODELAGEM E REESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS E GESTÃO DE PESSOAS NA PORTINHO ADVOGADOS S.A.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2016

André Pereira da Silva C653ID – 8

Vinícius de Paula Carvalho C599AD – 5

Matheus Vitor Silva de Oliveira C39BDI – 1

Gustavo Moura C47611 - 0

Diogo Ferreira de Oliveira C67254 – 8

MODELAGEM E REESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS E GESTÃO DE PESSOAS NA PORTINHO ADVOGADOS S.A.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS - PIPA IV – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4º semestre do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação do Prof. Me. André Homem de Mello.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2016

AGRADECIMENTOS

Esse trabalho só foi possível devido ao esforço de todos do grupo. Juntos, várias cabeças pensantes se tornaram uma só, que foi o necessário para finalizar mais esse projeto, com o ensinamento que cada professor se empenhou em nos aprimorar em suas respectivas matérias, tirando dúvidas, explicando quantas vezes fosse necessário, aos nossos familiares que estão presentes a cada passo que damos em nosso caminho e a Deus que é a base de tudo, nos dando saúde, fé para continuarmos nos empenhando cada dia mais e vencer todos os obstáculos que possam aparecer.

A todos, muito obrigado por estar por perto e nos acrescentar com conhecimento, seja didaticamente ou com suas experiências vivenciadas.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, de acordo com a disciplina-âncora Processos Organizacionais, realizar-se-á uma identificação de possíveis falhas e/ou ineficiências em um processo administrativo e/ou operacional da empresa PORTINHO SERVIÇOS A CLIENTES LTDA.

  1. REVISÃO CONCEITUAL
  1. O que é um processo

As atividades realizadas dentro das empresas, sejam eles serviços ou produtos passam por algum tipo de processo, estes processos são denominados por qualquer atividade ou conjunto de atividades onde exista uma transformação, que é constituído de Inputs (Entradas), geralmente matéria-prima, que sofre um processo de transformação tendo como resultado a criação de produtos e/ou serviços que são os Outputs (Saídas). (Tinoco et all, 2005).

Os processos também são agrupados e distribuídos de forma ordenada e em sequência, onde cada etapa dependa da etapa anterior, essa sequência lógica vem da tradição da engenharia. Os processos como fluxo de trabalho, apesar de ser apenas um dos tipos de processos empresariais, podem citá-lo como o mais interdependente e realizado em uma sequência lógica funcional, objetivando-se a produzir um bem ou serviço que tenha valor para um grupo de clientes específicos. (Gonçalves, 2000).

Processos de trabalho ou empresariais incluem como as coisas são feitas e em que sequência serão feitas, em um sentido amplo, esta denominação inclui não apenas as tarefas executadas, mas também os operadores que as realizaram, a sua distribuição, as tecnologias a serem utilizados, os indicadores de eficiência e os resultados finais. (Gonçalves, 2000)

A primeira característica importante dos processos é a interfuncionalidade, no qual ocorre quando um processo atravessa a barreira das áreas funcionais que correspondem aos componentes funcionais, geográficos e de produto da empresa. Geralmente a maioria dos processos importantes dentro de uma empresa são processos horizontais ou conhecidos como processos transversais, interfuncionais ou interdepartamentais, estes correspondem às pessoas que trabalham nos processos. (Gonçalves, 2000)

A segunda característica importante dos processos de negócio é o fato de que eles têm clientes, sejam eles internos como externos. As empresas mantêm um propósito contínuo de entregar um produto de qualidade e que atenda às exigências dos seus clientes finais, ou seja, as empresas possuem uma coleção dos fluxos de valor voltados à satisfação das expectativas de um determinado grupo de clientes. (Gonçalves, 2000)

O passar do tempo obriga as empresas tornarem seus processos algo dinâmico, que se adapte conforme o ambiente necessite ou mude. Nas empresas onde os processos são antiquados e não visionários tendem a não crescerem e se desenvolverem. (Gonçalves, 2000). Ainda sobre este contexto as empresas do século XXI, foram abandonando a estrutura por funções e passaram a organizar seus recursos e fluxos ao longo dos seus processos.

A empresa que adota uma estrutura por processos precisa saber que vai ser obrigada a mexer em muitas coisas dentro da sua estrutura funcional, onde é preciso definir a responsabilidade pelo andamento do processo, minimizar as transferências, maximizar o agrupamento de atividades, diminuir o gasto de energia e aprender a explorar os recursos de tecnologia da informação. Lógico que os processos empresariais como envolvem pessoas, estas podem estar inseridas em tarefas funcionais e serem membros de equipes de processos ao mesmo tempo. (Gonçalves, 2000)

Existem três categorias de processos organizacionais.

Os processos de negócio que são aqueles relacionados a produção e que normalmente são apoiados por outros processos internos afim de dar origem aos produtos ou serviços finais. Exemplos: vendas, desenvolvimento de produtos, cobrança, etc.

Os processos organizacionais são centralizados na organização e garante um desempenho geral e funcional. Também coordena vários outros subsistemas. Exemplos: recrutamento e seleção, compras, planejamento estratégico e tático, etc.

Os processos gerenciais, são aqueles focados nos gerentes e nas suas relações. Dentre elas estão as ações de mensurar e arranjar o desempenho da organização. Exemplos: gestão integrada, fixação de metas, avaliação do resultado da organização, etc. (Mattos, 2011)

  1. Vantagens da visão por processos

Para compreender a organização com mais simplicidade e clareza a melhor forma de representá-la é como um agrupamento de processos. A organização que opta a se orientar por processos irá, de forma holística, integralizar toda sua forma de trabalho, levando em conta extensão do empreendimento, e será capaz usufruir, de forma totalmente conjunta, seus custos para conquistar características próprias no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)   pdf (739.3 Kb)   docx (604.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com