TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO (MEG): CRITÉRIO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO E CRITÉRIO PESSOAS

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG): CRITÉRIO INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO E CRITÉRIO PESSOAS

CAPÃO DA CANOA

2015

[pic 1][pic 2]

INTRODUÇÃO

        O cenário para os próximos anos evidencia um panorama de grandes desafios para as organizações. No entanto, elementos como novas exigências dos mercados consumidores, globalização, avanço elevado da competitividade, desenvolvimento tecnológico e disputa por recursos e capacidades escassos têm demandado mudanças expressivas no modo de conduzir um negócio.

        Em contestação a esse cenário, as organizações vêm buscando, constantemente, o progresso eficaz e eficiente dos seus processos e resultados.

        Portanto, o PNQ (Programa Nacional da Qualidade) tem como referência o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), cujo principal atributo com elevada importância é o de ser um modelo sistêmico, com a benfeitoria de buscar a estruturação e o alinhamento dos componentes da gestão das organizações sob a ótica de um sistema, permitindo assim, uma reflexão da gestão organizacional como um todo.

        O modelo de excelência em gestão proporciona às organizações, independente de porte ou segmento, adequar seus métodos de gestão ao conceito de uma empresa que visa se tornar Classe Mundial, reverenciando, no entanto, a cultura, porte e segmento existente.

        No entanto cabe ressaltar que o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) não é instrutivo quanto a ferramentas, à estrutura ou ao método de gestão do negócio, sua função basilar é impulsionar a organização, fazendo com que ela esteja preparada para as necessidades e expectativas das distintas partes interessadas e que empregue essas informações para elaborar o seu planejamento estratégico. Estimula, ainda, o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que ela opere com excelência na cadeia de valor e origine resultado a todas as partes interessadas, ou seja, todos estes fatores explicitados e supracitados elucidam a tradução dos 13 Fundamentos da Excelência e dos 8 Critérios de Excelência, onde ambos estimulam a organização a responder de maneira ágil, assertiva e inovadora aos desafios propostos no âmbito onde esta alocada.

2. Critério Informações e Conhecimento

A gestão das informações e do conhecimento é, atualmente, um dos fatores críticos para o sucesso de uma organização. Independente do seu porte ou setor de atuação a busca e o tratamento de informações é um dos elementos-chave na administração das organizações, permitindo a indicação de resultados e o desenvolvimento do aprendizado, tanto no seu nível estratégico quanto no seu nível operacional. (FNQ, 2008)

Quanto mais às informações forem buscadas para a antecipação de possíveis problemas (proatividade), mais a organização se destacará no seu mercado de atuação, e ainda, quanto mais essas informações e conhecimento servirem para a implantação das melhorias necessárias, mais refinadas serão as práticas de gestão desta organização. Enfim, quanto mais organizado o sistema de informação, maior será a condição de se assegurar a coerência entre as ações e as estratégias da organização, efetivando assim, o inter-relacionamento entre essas ações e a possibilidade de cooperação entre as áreas e com os parceiros. (FNQ, 2008)

Desta forma, o Critério Informações e Conhecimento está baseado no fundamento da excelência relacionado à orientação por processos e informações, que expressa, entre outras coisas, a necessidade da tomada de decisões e da execução das ações a partir da medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis. (FNQ, 2008)

O critério informações e conhecimento busca identificar como são utilizadas as informações necessárias para a execução das atividades da empresa, incluindo as informações comparativas para auxiliar na análise e melhoria do seu desempenho.

No entanto, estas informações se apresentam, muitas vezes, sobre a forma de indicadores, na medida em que estes são os “sinais vitais” da organização, indicando se a mesma está agindo conforme o planejado, o que está sendo feito para isso e se está obtendo os resultados esperados. Porém cabe ressaltar que, a qualidade de um indicador está relacionada à:

  • Simplicidade: quanto mais simples for à relação matemática do indicador menos distorção apresentará;
  • Inteligibilidade: relação matemática clara para seus usuários;
  • Rastreabilidade: que haja conhecimento e controle de suas variáveis.
  • Objetividade: é ainda uma característica importante, para que não se dependa da interpretação do observador, quando de sua análise.

        As informações e o conhecimento são os fundamentais insumos para o planejamento estratégico e também para a excelência da gestão, pois, promovem uma atividade criativa eficaz e um ambiente adequado, que induz positivamente á autonomia, ao progresso, á inovação, á pro atividade e ao aprendizado organizacional.

        Em adição, este critério alude os processos gerenciais respectivos ao tratamento planejado da demanda por informações na empresa e ao compartilhamento e fixação do conhecimento.

        O critério informações e conhecimento demonstra, essencialmente, o fundamento da Excelência Orientação por Processos e Informações, pois define a tomada de decisões na organização com embasamento em índice e análise do desempenho e de outros fatos e dados dos ambientes internam e externo.

        Os requisitos deste critério seguindo o Modelo de Excelência em Gestão - Primeiros Passos para a Excelência são:

  1. Definição das informações necessárias: tem como objetivo desenvolver e disponibilizar as ferramentas e tecnologias mais eficazes para atender ás necessidades de informação identificadas.

Um bom sistema de informação deve ter as seguintes características:

  • Informações atualizadas e disponíveis as partes interessadas;
  • Auxiliar na tomada de decisão;

“Condições para a tomada de decisões melhoram após gestão da qualidade” Fazenda Pontal das Águas, MS – Premiada 2009.

  1. Disponibilização da informação: tem como finalidade permitir a adequada operação e condução do negócio em todos os níveis.

A disponibilização de informação para os colaboradores visa prioritariamente, sob o ponto de vista dos dirigentes, assegurar que as informações necessárias ao exercício das atividades estejam disponíveis.

“Sistema de gerenciamento informatizado gera aumento na produção” Ecos Turismo e Desenvolvimento, DF – Premiada em 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com