TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVO

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

  Modelo burocrático consiste em um tipo de estrutura organizacional, com alta centralização de poder, uma vez que dentro do modelo burocrático a tomada de decisão fica em mãos de um único indivíduo, que no caso da empresa MÓVEIS HEMEJAN, a tomada de decisão sempre foi do Sr. Rubens. Sendo assim, são características da burocracia, a divisão do trabalho especializado, onde, cada pessoa executa uma tarefa perfeitamente definida e confiada a ela. Outro ponto é que este modelo rege autoridade, regras e regulamentos escritos, onde cada posição ocupada na hierarquia organizacional, tem responsabilidades e deveres específicos, e o indivíduo deve dirigir-se à pessoa imediatamente superior, na hierarquia. Tratamento impessoal dos membros, os trabalhadores são vistos como recursos produtivos, não como parceiros da organização. Diante desses pontos negativos, este modelo é visualizado como uma organização em que há limitações de iniciativa e, o papelório se multiplica impedindo inovações e ações que deveriam ser rápidas.

 Como Sr. Rubens pretende expandir os negócios, crescer em seu mercado de atuação e já possui capital para tal, se faz necessário o desmembramento da atual gestão burocrática. Para que, a HEMEJAN, possa agir mais rápido que seus concorrentes, ter eficácia nos processos e se manter competitiva no mercado, a empresa deve adotar um formato mais participativo, ou seja adquirir uma forma de descentralização de poder dentro da organização, dando aos seus trabalhadores, uma participação mais ativa na tomada de decisões e no funcionamento da empresa. Portanto adotar a Gestão Empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização de decisões que a torna lenta e burocrática. A prática do empowerment designa um modelo de gestão mais aberto e participativo, a sua principal característica é dar ao trabalhador uma maior autonomia. O empowerment funciona da seguinte forma, ele reconhece a capacidade do funcionário de pensar e agir, levando em conta os objetivos da empresa como um todo, em vez de o reduzir a um mero cumpridor de ordens. Concede autonomia aos seus colaboradores, e espaço para questionar métodos e procedimentos, aumentando consequentemente suas responsabilidades. As vantagens vão ser maior motivação e satisfação das pessoas, maior agilidade e flexibilidade nos processos, portanto, maior potencial de competitividade.

Um modelo de gestão que traria a empresa HEMEJAN um formato mais orientado para resultados é o Modelo de Gestão por Resultados, que se trata de um método no qual líderes e liderados criam, juntos, as estratégias e metas a serem alcançadas. Para isso, as responsabilidades são delegadas entre si, e o acompanhamento do desempenho são feitas pela participação de todos envolvidos. Os objetivos são estabelecidos para todos os níveis da organização, para a realização eficaz e eficiente. A chave para o funcionamento desta gestão, é a definição de metas claras e específicas, decisões só podem ocorrer com a participação dos envolvidos. Todos os setores da empresa caminham juntos e trabalham de forma integrada para atingimento de resultados. Esse conjunto de complementos que vão ajudar na expansão dos negócios da Móveis HEMEJAN por possuir uma filosofia que visa rever práticas e ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com