TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVO

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

2.1         CARACTERÍSTICAS DO MODELO DE GESTÃO BUROCRÁTICO...............4

2.1.1        MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVO:......................................................5

2.1.1.1 MODELO DE GESTÃO ORIENTADO PARA RESULTADOS:......................5

IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DA EAP:...........................................................6

2.1.1.1.1.1        PLANO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, CONFORME O PMBOK:......................................................................................................................7

2.1.1.1.1.2         PLANO DE RISCOS:............................................................................7

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo identificar os diferentes modelos de gestão, na aplicação e gestão de projetos, trazendo uma compreensão sobre aspectos humanos, culturais, trabalhistas e legislativos que influenciam a dinâmica social e empreendedora no âmbito organizacional.

Neste sentido, a relevância do tema consiste em identificar a problemática do tema através da contextualização e situação geradora de aprendizagem (SGA), para sugerir o modelo de gestão mais adequado.

Diante do fato, será necessário criar estratégias para superar a concorrência.

A problemática do tema consiste em que na empresa HEMEJAN, o modelo de gestão atual é o burocrático, cujo o próprio nome o qualifica sendo um modelo onde centraliza o poder decisório ao diretor da empresa. Fato que acarreta em um atraso na tomada de decisão.

Diante do pressuposto, deverá ser sugerido um novo modelo de gestão que é o contemporâneo, cujo foco é o compartilhamento, colaboração e confiança. Permitindo que o pessoal operacional tenha muito mais autonomia para trabalhar, com isso a empresa ganha em flexibilidade e agilidade nos processos.


  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa HEMEJAN, está estruturada de acordo com o modelo de gestão burocrático, desta forma, centraliza o poder de decisão no diretor da empresa. Fato que projeta um atraso nos processos da empresa.

Segundo (SANDROCAN, 2012), é um modelo excessivamente administrativo e esse excesso interrompe ações que, normalmente, deveriam ser rápidas. Portanto, esse formalismo projeta um engessamento da autonomia, dessa forma, no caso da empresa HEMEJAN, o processo decisório está concentrado nas mãos do Sr. Rubens fazendo com que as decisões demorem para acontecer.

Diante da competitividade do mercado, existe a necessidade de agilidade na tomada de decisão para a empresa acompanhar as tendências de mercado e inovar.

  1. CARACTERÍSTICAS DO MODELO DE GESTÃO BUROCRÁTICO:

O modelo burocrático weberiano foi considerado inadequado para o contexto institucional contemporâneo por sua presumida ineficiência, morosidade, estilo auto referencial, e descolamento das necessidades dos cidadãos (BARZELAY, 1992; OSBORNE e GAEBLER, 1992; Hood, 1995; POLLITT e BOUCKAERT, 2002a).

Portanto, podemos destacar como característica do modelo burocrático, a morosidade na tomada de decisão, mas também a características de formalidade e impessoalidade.

Outra característica deste modelo de gestão é a formalidade que impõe deveres e responsabilidades aos membros da organização, a configuração e legitimidade de uma hierarquia administrativa, as documentações escritas dos procedimentos administrativos, a formalização dos processos decisórios e a formalização das comunicações internas e externas. As tarefas dos empregados são formalmente estabelecidas de maneira a garantir a continuidade do trabalho e a estandardização dos serviços prestados, para evitar ao máximo a discricionariedade individual na execução das rotinas. (MARCH, 1961; BRESSER-PEREIRA, 1996)

  1. MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVO:

GOVERNANÇA PÚBLICA

Diante Da competitividade de mercado e da necessidade de inovar aumentando a participação no poder decisório do setor de marketing da empresa, posso destacar o modelo de gestão contemporâneo, que segundo CANTÍDIO, (2012):

[...] nos modelos contemporâneos, o que vale mesmo é compartilhamento, colaboração e confiança. A base da pirâmide de, que é o pessoal operacional, tem muito mais autonomia para trabalharem e, com isso, as empresas ganharam em flexibilidade e agilidade nos processos. Neste modelo, a atuação em equipes é privilegiada e a autonomia dos colaboradores é muito maior. Autonomia maior significa comprometimento maior com a empresa, refletindo na produtividade e nos resultados de uma forma geral.

Neste sentido, o marketing da empresa poderia tomar as decisões, o processo de mudança/lançamento de produtos seria realizado com muito mais agilidade.

  1. MODELO DE GESTÃO ORIENTADO PARA RESULTADOS:

Atualmente, o modelo de gestão apropriado para a empresa HEMEJAN, é o Lean Innovation Management, pois permitirá pensar estrategicamente. Basea-se na inovação enxuta e no pensar estratégico.

Teve início por volta de 1950 no Japão, com objetivo de contribuir para a agilidade e flexibilidade das fábricas no atendimento das demandas de mercado sem desperdício e com qualidade, portanto, CHIAVENATO, (2014) afirma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com