TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOISÉS LEITE DA CONCEIÇÃO GESTÃO POR COMPETÊNCIA

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO – UNIJORGE – POLO TANCREDO NEVES

MOISÉS LEITE DA CONCEIÇÃO

GESTÃO POR COMPETÊNCIA

SALVADOR – BA 2019


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Diagnostico das Competências humanas numa concessionária, mais concretamente, sobre a implantação de um modelo piloto de gestão por competências na concessionária. O objetivo desse trabalho são melhorar o desempenho dos colaboradores e consequentemente alavancar os resultados organizacionais.

O trabalho está organizado em três partes, a primeira parte é modus operandi, a segunda parte é as seis competências essenciais e a terceira e ultima são as maneiras que a empresa pode implantar as competências apontadas na etapa anterior.


Desenvolvimento

Modus Operandi

Trabalhamos com duas formas de operação no mercado automobilístico, compramos e vendemos veículos novos e seminovos. Nossa meta principal é satisfazer o cliente, queremos que os mesmos saiam da nossa concessionária satisfeito com o veiculo que adquiriu ou revendeu. Buscamos excelência estamos nesse mercado para oferecer o nosso melhor. Buscamos também novos colaboradores, para atuarem como vendedores, queremos profissionais Competentes e qualificados.

Competências Necessárias

Segundo pesquisa realizada no site¹; um vendedor deve possuir as seguintes competências.

Adaptabilidade - essa deve ser uma aptidão inerente à carreira dos vendedores. É preciso aprender a lidar com diferentes perfis de consumidores, influenciando todas as pessoas que estão envolvidas no processo de compra. Para isso, é necessário administrar as emoções, frustrações e principalmente saber se adequar ao que for necessário para atingir suas metas.

Empatia - Desenvolver identificação e inspirar confiança no cliente faz toda a diferença no processo de vendas. Cuidar da aparência isso pode ser fundamental para causar uma boa impressão. Normalmente, as pessoas preferem se relacionar e confiam mais em quem se parece com elas.

Disciplina - Fazer ao menos duas paradas no decorrer do seu dia para avaliar se está investindo a sua energia em um trabalho que gerará retorno e reserve momentos no mês e na semana para se planejar. Mesmo após inúmeros “nãos”, é imprescindível manter o foco nas ações diárias e no que realmente importa para você atingir a meta. Claro que a maioria dos vendedores não planeja fracassar, mas erra na falta de planejamento e organização.

Capacidade Investigativa - Perguntar e saber ouvir para entender as necessidades do cliente é primordial para uma venda de sucesso. Não adianta forçar o consumidor a fazer uma compra pensando somente na sua comissão. O bom vendedor deve entender e identificar as dificuldades e necessidades do cliente para poder apresentar uma solução verdadeiramente eficaz. Clientes satisfeitos voltam e fazem indicações positivas a outras pessoas, enquanto aqueles que se sentem enganados só contribuem negativamente e normalmente não voltam à loja.

Tenacidade Comercial - A capacidade de ir atrás dos resultados, entrar em ação, ser otimista e persistente proporciona vitalidade ao vendedor. Persistência não tem nada a ver com insistência.


Foco - profissional focado esta sempre em busca de resultados dentro de uma organização e tem um forte impacto nos resultados de uma empresa, um vendedor focado ajuda de fato uma empresa a ser competitiva dentro do seguimento de mercado que se atua.

Como Instalar as Competências Exigidas

Uma das maneiras de instalar as competências exigidas acima seria a intervenção por blocos, Conforme Pesquisa realizada através do livro Modelo de Gestão por Competência e Gestão dos Talentos² - A gestão por competência é um programa que se instala por meio de blocos de intervenção, que se sucedem de forma simultânea ou por uma sequencia de passos. São 5 blocos de intervenção: sensibilidade, definição de perfil, avaliação de potencial e formação do banco de talentos, capacitação e gestão do desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com