TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL: OS FATORES MOTIVACIONAIS PARA SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Por:   •  16/4/2019  •  Artigo  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 10

MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL: OS FATORES MOTIVACIONAIS PARA SATISFAÇÃO NO TRABALHO

Dalmir dos Santos de Quevedos[1]

Professora Orientadora Daniela Gabriel Macedo Consorte

  Tutora Web

RESUMO

Este projeto tem como objeto de pesquisa analisar a motivação dos colaboradores que atuam na empresa, onde se buscará respostas a seguinte pergunta de pesquisa: Qual o nivel de satisfação e motivação dos colaboradores? A metodologia utilizada será uma pesquisa qualitativa, que tem caráter descritivo. Esta dissertação será feita durante o mês e terá como objetivo analisar a motivação de funcionários na empresa. O referencial teórico que sustentara a pesquisa será baseado nos estudos sobre motivação desenvolvidos por Maslow, Herzberg e nas teorias de Chiavenato. O instrumento de coleta de dados será uma entrevista estruturada aplicada por uma pessoa contratada pela pesquisadora. As entrevistas serão transcritas e submetidas à análise qualitativa de conteúdo. Diante dos fatos, o artigo poderá ser de grande utilidade para a organização pelos aspectos relatados e pela informação para futura melhora no desenvolvimento das atividades, obtendo qualidade nos serviços prestados.

Palavras-chave: Motivação Organizacional. Fatores Motivacionais, Satisfação no trabalho.

INTRODUÇÃO

O presente projeto propõe um estudo de caso  da necessidade de  implantar políticas motivacionais nas empresas. O artigo aborda a relevância do clima motivacional a ser realizada nas empresas, onde é verificado o nível de motivação e satisfação de seus colaboradores.

O intuito do artigo é desenvolver a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho. Dessa forma, será mais fácil orientar o crescimento individual, partindo-se das necessidades da própria pessoa, respeitando seu ritmo e limitações.

A motivação vem trazendo novos conceitos nos aspectos humanos e de qualidade para o indivíduo e para as organizações.  Para o trabalho, esse é um fator importante, pois interfere no processo de relações humanas, produtivas e qualidade de vida.

 As empresas buscam atender as necessidades de seus funcionários e oferecem benefícios e incentivos com o objetivo de obter maior produtividade e maior comprometimento que garantam o seu sucesso.   

   

O ambiente interno de uma organização é um fator que gera diferenciais sobre seus concorrentes gerando assim um aumento de clientes potenciais. Com a forte concorrência atual, as empresas buscam incentivar o máximo seus colaboradores transformando-os em inovadores de seus objetivos; para maximizar seus conhecimentos e ter vantagem competitiva.

Com base em uma pesquisa bibliográfica, será feito um estudo de caso sobre a necessidade da motivação, com o objetivo de melhorar a qualidade e a eficiência do desempenho dos colaboradores.

HIPÓTESES:

O Clima Organizacional dentro de uma empresa precisa ser gerido de forma eficiente, para coordenar as diversas situações existentes em uma organização. Os conflitos dentro de uma organização podem causar insegurança, insatisfação, desvalorização e desmotivação dos mesmos, e dessa forma interferir diretamente no desempenho profissional.

 As pessoas que trabalham em ambiente de conflito, insatisfeitos e sem fatores motivacionais, podem ser menos produtivas e com baixo nível de comprometimento com os propósitos da organização. As hipóteses que se busca resposta para esse artigo são:

* As pessoas, quando trabalham motivadas e valorizadas, se esforçam mais para cumprir os objetivos e metas?

* Os resultados da organização estão diretamente ligados ao clima organizacional?

* O clima organizacional afeta diretamente no comportamento dos colaboradores e no desempenho do trabalho?

MATERIAIS E MÉTODOS:

A abordagem do artigo será um estudo de caso descritivo, que será realizado segundo uma metodologia de pesquisa, onde pretende-se conhecer aspectos motivacionais do trabalho através das análises de citações.

A pesquisa será uma ferramenta de trabalho extremamente importante, pois será identificado fatores de causa da desmotivação assim transformando a informação em ferramenta de solução para motivar o ambiente organizacional adotando ações preventivas e corretivas para minimizar e eliminar os problemas.

REVISÃO TEÓRICA

Muitas organizações e seus administradores estão preocupados com a motivação. Colaboradores motivados são felizes, produtivos e leais, e isso é o que as empresas querem. Apesar de motivar os funcionários, pode ser um desafio, uma série de teorias sobre motivação no trabalho pode ser utilizado como base para a criação de práticas, procedimentos e processos para afetar a motivação dos funcionários.

Segundo Vergara (2003, p.42): “ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação”. Dito de outra maneira, a diferença entre motivação e estímulo é que a primeira está dentro de nós e o segundo fora.

As empresas podem motivar os funcionários a fazer um trabalho melhor do que fazem. Incentivos que podem ser oferecidos ao pessoal incluem o aumento de salário ou melhores condições de trabalho. Teorias motivacionais sugerem formas de encorajar os funcionários a trabalhar mais e com mais qualidade e satisfação.        

Na visão de ARAUJO e GARCIA (2010, p. 117) motivação é:

“de forma simples, pode-se dizer que é o resultado da satisfação das necessidades e anseios de cada pessoa. Portanto, ela é intrínseca ao ser humano, o que gera uma dificuldade ainda maior para o gestor, pois, como controlá-la, se é intrínseca?”. 

Para Oliveira (2010), a motivação é algo intrínseco a cada pessoa; portanto o máximo que as organizações podem e devem fazer é criar e consolidar instrumentos administrativos que facilitem o processo de desenvolvimento e de explicitação do nível de motivação alcançado pelos executivos e funcionários da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (323.4 Kb)   docx (305.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com