TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista Unip

TRABALHO EM GRUPO – TG

Gabriela Zampollo Trinca

Ra: 1539075

Ribeirão Preto

2016

São diversas as desigualdades existentes na sociedade brasileira. Uma das mais evidentes refere-se às relações de gênero, menos relacionada à questão econômica e mais ao ponto de vista cultural e social, constituindo, a partir daí, as representações sociais sobre a participação da mulher dentro de espaços variados, seja na família, na escola, igreja, nos movimentos sociais, enfim, na vida em sociedade.

Cada dia mais é comum vermos mulheres ocupando grandes cargos em empresas porém esse ainda é um assunto que gera muitas polêmicas, pois mesmo vendo uma participação ativa delas o número ainda é muito pequeno. De acordo com a Revista Exame em uma matéria publicada em dezembro de 2014 as mulheres  ocupam apenas 13% da alta liderança no mundo  e No Brasil, não chegam a 10%. Quando alcançam o topo, grande parte dessas profissionais ocupa cargos considerados de apoio, como recursos humanos, comunicação, jurídico e contabilidade. 

Existem varias explicações para esse cenário ser tão desfavorável para as mulheres, dentre elas a falta de incentivo com políticas igualitárias, licença maternidade estendida, flexibilidade de horários e o principal que é a diferença salarial. Além da triste realidade em que existe um grande numero de analfabetismo entre mulheres. Onde desde primórdios acreditavam que a mulher tinha como função apenas tarefas domésticas nos quais quase não existem remunerações quando se é feita dentro da própria casa e fora com salários muito baixos.

Contudo em alguns casos também podemos dizer que as próprias mulheres contribuem para a pequena presença em cargos presidências, já que na hora de optar por suas carreiras profissionais muitas acreditam que não terão êxitos em atividades mais árduas e optam por trabalhos que permitissem mais equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal em ambientes que parecessem menos hostis.

Podemos concluir que este cenário esta evoluindo cada dia mais, porém ainda é preciso força e coragem, principalmente das mulheres em optar por cargos presidências e lutar pela igualdade salarial, já que provam que conseguem efetuar todas as atividades exercidas por homens com muita maestria e qualidade, além de terem uma capacidade intelectual muito aguçada para lidar com as mais diferentes situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com