TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSEU DU RITMO

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PLANO OPERACIONAL/GERENCIAL MUSEU DU RITMO Projeto de melhorias na qualidade dos processos

DENISE ARAÚJO

DEISSON PAIVA

EMILIANO NETO

LUCIMEIRE BATISTA

MARINA LACERDA

Salvador

2015

PLANO OPERACIONAL/GERENCIAL MUSEU DU RITMO Projeto de melhorias na qualidade dos processos

DENISE ARAÚJO

DEISSON PAIVA

EMILIANO NETO

LUCIMEIRE BATISTA

MARINA LACERDA

Trabalho de Projeto Integrador apresentado ao Centro Universitário Unijorge, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. José Roberto

Salvador

2015

Apresentação do Espaço a Ser Estudado

Museu du Ritmo

Endereço: Travessa do Cais do Ouro, 2-38 - Comercio, Salvador - BA, 40015-550

Contato: (71) 3354.2747

O Museu do Ritmo foi idealizado para ser um espaço para shows e eventos culturais, instalado no antigo Mercado do Ouro, na Cidade Baixa.

Este trabalho tem como objetivo discutir o ambiente fisico interno e quais melhorias devem ser implantadas afim de que o espaço possa atingir diversos públicos.

O  Museu du Ritmo deixa antever, embora de maneira ainda incipiente, sua proposta de inserção nesse novo paradigma de museu que só encontra sentido com a participação de pessoas e grupos.

Localizado fisicamente em um prédio outrora símbolo do poder concentrado em uma pequena elite, o Museu du Ritmo se propõe a preservar acervos materiais (em sua galeria) e imateriais (apresentação de manifestações e festejos populares tradicionais), assim como reinventa algumas tradições (Enxaguada do Bonfim), mas também oferece estímulo a novas produções, configurando-se, assim, em um raro exemplo desse “novo museu” na cidade do Salvador.

Com o projeto pretende - se analisar as principais formas de melhorias do espaço para shows e eventos culturais.

Analisar de que forma pode-se melhorar o espaço, o atendimento, o ambiente interno e externo, a atuação dos funcionários no atendimento dos clientes.

O projeto tem como plano buscar informações necessárias para implantar iniciativas que possam melhorar o ambiente em geral, além de prever aumentar a rentabilidade, com a realização de shows, ensaios musicais e espetáculos diversos, não somente aos finais de semana, mas no meio da semana, a fim de atingir outro público.  

Com as mudanças propostas prevê-se uma aumento da renda de aproximadamente 60% no período de até 1 (um) ano;

O primeiro passo foi uma visita de reconhecimento do local, onde foi possível perceber que se encontra bastante deteriorado, e que o mesmo já tem em vista algumas reformas que com a implementação do projeto será possível colocar em prática e programar novos projetos.

Contribuindo para a recuperação histórica e cultural, as ações do centro visam incentivar o fluxo turístico da região, além de contribuir para a revitalização econômica da região, através da geração de emprego e renda.

Relatório de Visita Técnica

MUSEU DU RITMO

Atendendo a solicitação do Professor José Roberto, da disciplina Projeto Integrador, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita ao Museu Du Ritmo.

O Museu du Ritmo, cuja concepção veio do músico Carlinhos Brown, que contou com o projeto do arquiteto Sidney Quintela. Localizado no Mercado do Ouro, que fica no bairro histórico do Comércio de Salvador, o empreendimento, de tão inovador, consiste em uma mistura de museu, casa de espetáculos, galeria de arte e escolas de inclusão. A idéia de Brown é que haja a integração de vários ritmos: educação, música, arte.

OBJETIVOS

• Observar o processo de administração.

• Conhecer as atividades de desenvolvidas na empresa.

• Relatar os programas em andamento, seus objetivos e mudanças propostas.

• A importância que se atribui ao “SER HUMANO” no contexto da empresa.

ROTEIRO

• Chegada a empresa às 13:30 hs do dia 29/10/2015

• Visita às instalações da empresa.

• Reunião com gestores

• Término da visita às 16:00 hs.

Fomos recepcionados pelo Sr Maurício Freitas, administrador do espaço.

 

Visitamos a área interna do Museu, as instalações internas e externas.

Em seguida percorremos o setor onde se localiza o palco, os camarotes, e o local onde fica o espaço para guardar equipamentos, onde pudemos observar que o espaço é mal aproveitado, os banheiros necessitam de reforma, troca de algumas pias, também é necessário se fazer uma reforma na área dos camarotes, troca do piso de toda área interna.

Visitamos também a área externa onde tivemos a oportunidade de observar melhor a fachada do espaço, que necessita de uma nova pintura, além de reforma da sanca, a fim de revitalizar o espaço.

Encerramos a visita com uma reunião, instante em que pudemos fazer novas perguntas e esclarecer dúvidas como a funcionalidade em dias de eventos, onde a empresa faz a divisão das atividades definindo quem irá realizar cada atividade, a segurança é terceirizada, e há alguns projetos para melhorar o espaço.

Implantamos a idéia de um projeto para integrar o Museu com a comunidade ao redor, dispor o local para cursos profissionalizantes, a realização de shows, ensaios musicais e espetáculos diversos, não somente aos finais de semana, mas no meio da semana, a fim de atingir outro público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (156.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com