TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia e microeconomia

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.004 Palavras (25 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8] 

Passa-Quatro

2013

[pic 9]

[pic 10]

Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração à Universidade Norte do Paraná – para as disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade.

Profª. Regina Malassise

Profº. Marcelo Viegas

Profº. Wilson Sanches

Profª. Márcia Bastos

Profº. Henry Nonaka

[pic 11][pic 12]SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................

3

2. DESENVOLVIMENTO .......................................................................................

4

2.1 Microeconomia .....................................................................................

4

2.2 Macroeconomia ....................................................................................

4

2.3 Métodos Quantitativos .........................................................................

9

2.4 Ética, Política e Sociedade ..................................................................

14

3. CONCLUSÃO ....................................................................................................

17

4. REFERÊNCIAS ..................................................................................................

19



1. INTRODUÇÃO

                 Neste trabalho abordamos um assunto sobre microeconomia. Citamos como ela analisa a formação de preços no mercado e o que ela estuda.

                             Focamos também no assunto macroeconomia, que tem como objetivo estudar as relações entre os grandes agregados estatísticos, por isso vimos os conceitos sobre inflação, taxas de juros e taxas de câmbio que são fatores que interferem diretamente no nosso dia a dia através das constantes mudanças na economia, não somente em nosso país, mas em todo o mundo.

                Vimos que o objetivo de equilibrar os dados é das medidas  descritivas que são classificadas em dois tipos:  medidas de tendência central e medidas de dispersão. Onde uma indica valores centrais dentro de um conjunto e outra a  ocorrência de discrepância entre valores.

        Conceituamos dentro das medidas descritivas o que são técnicas de amostragem probabilística, que é a parte da Estatística Indutiva, ou seja, lastreia-se

em processo de inferência através do qual, pelo correto exame de uma amostra pode-se inferir o que ocorrerá com a população. Estuda as relações existentes entre uma população e as amostras dela extraídas.

        Mostramos como os índices simples apresentam algumas desvantagens, em especial à que se refere à inexistência de pesos diferentes para cada utilidade que os compõe de acordo com sua importância relativa.  No caso dos índices ponderados, além da fórmula a ser usada para interpretar as variações de preço e de quantidade dos bens, há o problema do critério para a fixação dos pesos relativos de cada um deles.

        Citamos o conceito de deflação que é a redução do nível geral de preços de um país, quando a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras.

        Abordamos o que a prática da ética nas organizações requer, e qual a política que as empresas vêm buscando para superar o mercado que por sua vez vem exigindo cada vez melhores produtos e principalmente o um excelente atendimento.

        


2. DESENVOLVIMENTO:

2.1. MICROECONOMIA

A microeconomia analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Ela se preocupa como é fixado o preço, seus fatores de produção e como é gerado o preço dos produtos finais num equilíbrio  geralmente competitivo.

Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço. Em outras palavras, ela ocupa-se da forma como as unidades individuais que compõem a economia (Consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ou serviços particulares, etc.), agem e reagem umas sobre as outras.

2.2. MACROECONOMIA

            A macroeconomia tem como preocupação estudar os fatores referentes a toda economia. Ao invés de se preocupar com a produção e o preço de um produto específico, ela busca compreender a produção total e o nível de preços da economia.

Ela se preocupa com o aspecto em curto prazo, por exemplo, o desemprego. Possui algumas metas, como aumentar o nível de empregos, estabilizarem os preços, distribuir renda, crescer a economia e solucionar conflitos de objetivos.

Tem como objetivo estudar as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança, o investimento totais, a inflação, as taxas de juros e as  taxas de câmbio.

Podemos conceituar melhor alguns dos agregados estatísticos da macroeconomia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (263.6 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com