TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Boas Práticas

Por:   •  6/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 9

Manual de Boas Práticas

Empresa: MARFARMA DISTRIBUIDORA FARMACEUTICA LTDA Representante Legal: MARCO ANTONIO

Farmacêutico Responsável: MARCOS JOSE MALCHER DA SILVA

                                                               

INSC. CRF-PA: Nº 2024

INTRODUÇÃO

A MARFARMA DISTRIBUIDORA FARMACEUTICA LTDA elaborou o presente manual baseado principalmente nas diretrizes que regem os princípios de Boas Práticas de Armazenamento, Distribuição e Transporte de Medicamentos, Produtos para Saúde e Gêneros Alimentícios.

A empresa é constituída por estrutura organizacional, procedimentos e recursos necessários para garantir que os produtos e serviços estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos, e desta forma, possam ser utilizados para os fins aos quais tenham sido propostos.

1. OBJETIVOS:

O objetivo do presente manual é descrever os aspectos adotados pela MARFARMA DISTRIBUIDORA FARMACEUTICA LTDA, para assegurar que seus produtos sejam recebidos, armazenados e distribuídos em condições adequadas à preservação de sua qualidade, e que seus serviços atendam aos padrões necessários e exigidos pelos clientes, bem como assegurar condições satisfatórias de conservação do produto, reduzir custos com estocagem, eliminar perdas, manter níveis de estoque compatíveis com equilíbrio aquisição/estoque/entrega e produzir informação.

2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA:

  • Razão Social: MARFARMA DISTRIBUIDORA FARMACEUTICA LTDA
  • Endereço: CNPJ:
  • Inscrição Estadual:
  • Inscrição Municipal:
  • Responsável Técnico: MARCOS JOSE MALCHER DA SILVA – CRF PA: 2024;
  • Composição:

- Parte frontal do prédio: Administrativo

- Parte traseira do prédio: Almoxarifado;

3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

A estrutura organizacional é apresentada no Organograma da empresa, indicando as interligações e a autoridade do pessoal que dirige, gerencia, supervisiona, executa e verifica atividades que influem na qualidade dos produtos e serviços.

[pic 1][pic 2][pic 3]

DIRETORIA

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

                                                                                                                                           GERENCIA                                    GERÊNCIA                                  RESPONSÁVEL[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

ADM/FINANCEIRO                        COMERCIAL                                   TÉCNICO[pic 19][pic 20]

[pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26]

[pic 27][pic 28][pic 29]

                          AUXILIAR ADMINISTRATIVO[pic 30][pic 31][pic 32]

ALMOXARIFADO

DE PRODUTOS[pic 33]

FARM/CORRELATOS

[pic 34]

4. ESTRURA FÍSICA:

As edificações e instalações de todos os setores da MARFARMA foram projetadas, construídas e mantidas de forma adequada às operações neles executadas, e de acordo com os critérios de Boas Práticas vigentes.

A iluminação e a ventilação dos setores de estocagem foram projetadas e são mantidas de forma tais que a luminosidade é adequada ao trabalho efetuado, e que a temperatura e umidade são controladas, de modo a não causar danos aos materiais e produtos. Os parâmetros de temperatura e umidade são aferidos através de Termo-Higrômetro digital, registrados e arquivados em área específica.

As instalações para água foram projetadas e construídas em conformidade com as normas de engenharia, regulamentos e critérios específicos, sendo identificadas de acordo com a utilização prevista.

Almoxarifado:

A área de armazenamento tem capacidade suficiente para possibilitar o estoque ordenado de várias categorias de materiais e produtos e é projetada de forma que forneça condições ideais de estocagem.

Áreas destinadas ao recebimento e verificação física dos materiais localizam-se separadamente das demais áreas de estocagem, porém, dentro do almoxarifado.

Existem áreas segregadas, distintas e devidamente identificadas, destinadas ao armazenamento de materiais e produtos rejeitados, produtos em quarentena, produtos devolvidos ou recolhidos, e produtos que necessitam de medidas de armazenamento especiais, tais como medicamentos controlados e outros que exigem acondicionamento em sala fria.

A área física está dividida em:

  1. Área de recepção.
  2. área administrativa.
  3. área de separação/expedição.
  4. área de estocagem/armazenamento.
  5. área de segregação.
  6. Sanitários.

(ANEXO 01)

5. RECEPÇÃO 

A área de recepção está montada de modo a proteger as remessas. A área de recepção é separada da área de armazenamento.

As remessas são examinadas durante a recepção para verificar se os conteúdos não estão danificados e se a remessa corresponde à encomenda. Utilizamos um PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. (ANEXO 2)

6. ESTOCAGEM / ARMAZENAMENTO

Os medicamentos são estocados em local distinto e nas condições especificadas pelo fabricante, para evitar a sua deterioração pela luz, umidade ou temperatura. Utilizamos um PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. (ANEXO 3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (762.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com