TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção TPM

Por:   •  6/4/2016  •  Bibliografia  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 9

Administração da Produção

Manutenção TPM

Introdução

A TPM significa “Total Productive Management” que quer dizer manutenção produtiva total, que busca a eficiência máxima do sistema de produção com a participação de todos os funcionários. A TPM se trata de uma teoria que quando aplicada tem como objetivo aprimorar os meios de realização das tarefas, melhorar a estrutura, aprimorar a capacitação profissional, melhorar as habilidades a atitudes das pessoas dentro da organização.

Quando implantado a TPM tem como principal objetivo a redução dos gastos devidos seu estilo de manutenção voltada para a prevenção em vez da correção. A TPM também aumenta a produtividade, ocasionando um aumento de lucro o crescimento da empresa.

Manutenção Produtiva Total (TPM)

A TPM é muito mais do que fazer manutenção, é uma filosofia gerencial que atua na forma organizacional, no comportamento das pessoas de como tratam os problemas, não só os de manutenção, mas todos ligados ao processo produtivo, pois gera um comprometimento dos colaboradores onde todos se sentem parte integrante do processo.

A TPM apoia-se em 3 princípios fundamentais:

  • Melhoria das pessoas;
  • Melhorias dos equipamentos;
  • Qualidade total.

Conforme Mobley et al. (2008), “a TPM não é uma ideia nova, mas um próximo passo dentro a evolução de Boas Práticas de Produção e Manutenção”. A TPM tem a capacidade de criar um ambiente de melhoria contínua dos sistemas produtivos, permitindo as empresas eliminarem falhas ou perdas nos processos.

De acordo com Kardec e Nascif (2002), “a TPM iniciou-se na indústria automobilística, passando rapidamente a fazer parte da cultura organizacional de empresas de outros ramos industriais: eletrodomésticos; alimentícios; farmacêuticos; plásticos; eletrônicos; entre outros”. Conforme Corrêa e Corrêa (2007), “para a implantação da TPM, necessitam de aproveitamento das pessoas, dos equipamentos e a total organização, ou seja, uma reestruturação organizacional, por meio da participação total das pessoas, dependendo da alta direção e do aperfeiçoamento dos equipamentos, com o objetivo de máxima geração de resultados com o menor custo”.

(TAKAHASHI; OSADA, 1993):

A TPM deve ser implantada de forma certa e as necessidades requeridas, pois um programa mal executado retorna como prejuízo e descrédito por parte dos funcionários. Para se evitar isto, deve-se fazer uma análise e ajustar a filosofia da TPM às características de cada empresa como: arranjo físico das instalações industriais; capacidade produtiva; variedade de produtos; escala de negócios; entre outros.

Kardec e Nascif (2002) afirmam que a TPM objetiva a “eficácia da empresa por meio da maior qualificação das pessoas e melhoramentos introduzidos nos equipamentos”. Com o desenvolvimento de pessoas, aumenta-se a qualidade dos serviços executados, possibilitando modificações em equipamentos, melhorando o resultado global final. O objetivo da TPM não é somente prevenir as quebras e os defeitos dos equipamentos, mas também a manutenção produtiva rentável, de forma efetiva e econômica.

 (NAKAJIMA, 1989):

Para desenvolver a TPM junto à organização existem etapas a serem realizadas, sendo que os detalhes são específicos a cada empresa, pois os objetivos e metas também são exclusivos em cada caso. Porém existem os alicerces comuns a todos, que se denominam pilares básicos de sustentação da TPM .

O programa TPM segundo Slack et al. (1999), busca cinco metas para estabelecer a boa prática de manutenção, sendo ela: melhorar a eficácia dos equipamentos; realizar manutenção autônoma; planejar a manutenção; treinar todo o pessoal em habilidades de manutenção relevantes; conseguir gerir os equipamentos logo no início.

ETAPAS DE PREPARAÇÃO

Etapa 1 – Direção superior declara a implantação do sistema TPM: consiste em conscientizar gerentes e supervisores sobre a estruturação necessária e funcionamento do TPM dentro da empresa. A direção superior da empresa deverá comunicar a todos os funcionários a decisão de adotar o TPM como metodologia para alcançar:acidente zero, perda zero e quebra zero.

Etapa 2 – Educação introdutória e campanha para o TPM: o TPM é um movimento para o aperfeiçoamento da empresa através do aprimoramento das pessoas e dos equipamentos. Assim a medida que se faz treinamento para a introdução do TPM em todos os níveis hierárquicos, consegue-se maior compreensão sobre o assunto por todos, que além disso passarão a utilizar uma linguagem comum, aumentando sua vontade para enfrentar o desafio proposto pelo TPM. Deverão ser treinados em cursos específicos: gerentes, supervisores, lideres, encarregados, engenharias, recursos humanos, operadores, etc.

Etapa 3 – Estruturação para implantação do TPM: o objetivo desta etapa é criar uma estrutura matricial para promover o TPM, que junte a estrutura horizontal formada por comissões e equipes de projetos com a estrutura formal, hierárquica e vertical. Além disso, deve-se gerenciar participativamente através de uma estrutura de pequenos grupos multifuncionais. Deve-se criar uma Secretaria Administrativa de promoção do TPM e designar uma pessoa dedicada, que será responsável pela promoção do programa dentro da empresa.

No TPM implantam-se as oito atividades designadas como Oito Pilares de Sustentação no Desenvolvimento do TPM, a empresa busca mais produtividade (produtos e serviços com qualidade a baixo custo), enquanto que o empregado busca melhorar as condições ambientais de trabalho, assegurando ao mesmo tempo sua própria empregabilidade. Os oito pilares do TPM permitem esta interação, conforme podemos observar na figura abaixo:

1) Melhoria individual dos equipamentos para elevar a eficiência (OEE);

2) Estruturação da manutenção autônoma do operador;

3) Estruturação da manutenção planejada do departamento de manutenção;

4) Treinamento para melhoria das habilidades do operador e do técnico de manutenção;

5) Elaboração de uma estrutura de controle inicial de equipamento;

6) Manutenção da qualidade dos processos e produtos;

7) Aumento da eficiência das áreas administrativas e indiretas;

8) Segurança, higiene e meio-ambiente.

Para um efetivo processo de mudança cultural preconizado por TPM é preciso que todos os setores produtivos se integrem nos pilares do TPM com a participação de representantes dos setores mais afins, assim todos os esforços da empresa em busca da excelência são canalizados em torno dos pilares, cujos objetivos são os de otimizar o uso dos ativos da empresa, e os resultados devem ser medidos através de indicadores PQCDSM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com