TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento De Marketing Como Vantagem Competitiva Nas Organizações

Por:   •  2/4/2023  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Marketing Digital

PLANEJAMENTO DE MARKETING COMO VANTAGEM COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES

O marketing digital surge inovando a forma de fazer marketing, isso porque o advento da internet modificou a forma de pensar do consumidor, que pelo marketing tradicional recebia a propaganda de maneira intensa, enquanto o marketing digital coloca o consumidor como sujeito ativo, ao ponto que analisa desde o perfil, local, momento e ferramenta de divulgação, neste sentido surge o questionamento “de que forma o planejamento de marketing digital pode gerar vantagem competitiva para as organizações?”

Desta maneira percebe-se que o planejamento de marketing digital gera vantagens para empresas, porque permite um direcionamento de ações e investimentos, servindo como norteador para tomada de decisões que levam em consideração análises e pesquisas que contemplam este plano. Isso porque o plano apresenta análise de mercado, definição de metas e objetivos, escolha do público-alvo, estratégias de marketing, orçamento disponível, as métricas e monitoramento dos resultados.

Logo, explorando as vantagens únicas oferecidas pelo digital, como a interatividade, a maior conveniência e a quantidade de informação disponível, as empresas podem ganhar uma importante vantagem competitiva (CHAFFEY; SMITH, 2013), conforme descrito no Capítulo Plano de marketing digital, base teórica da unidade de aprendizagem.

Neste sentido, organizações que utilizam um plano de marketing tornam-se mais competitivas ao passo que ao conhecerem seu público, sabem como e onde realizarem a oferta do seu produto ou serviço, assim acarretando em maior controle financeiro da divulgação, redução de erros estratégico, otimização dos recursos, melhora nas vendas e, consequentemente, melhor posicionamento da marca.

Ainda, considerando que as ações internas de marketing refletem na captação de consumidor, isto torna-se um diferencial externo, podendo persuadir investidores a fornecer fundos para a organização, podendo, assim, alavancar novos negócios, como as parcerias (Kotler & Keller, 2008).

O plano de marketing digital pode ser considerado uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado em que está inserida, dentro do contexto e do ambiente digital, um exemplo mundialmente conhecido é da empresa multinacional Coca-Cola, que por meio de um planejamento de marketing de longo prazo, a transformar a narração unidirecional em uma narrativa dinâmica e interativa com seus consumidores, com o objetivo de agregar valor e importância à vida das pessoas atendendo ao comportamento do novo consumidor, conforme explicou Jonathan Mildenhall, vice-presidente de Estratégia de Publicidade Global e Excelência Criativa da The Coca-Cola Company.

Em suma, percebe-se que o planejamento é um diferencial competitivo, isto pois uma empresa que não tenha um planejamento estratégico corre o risco de investimentos equivocados, prazos irreais, ações não assertivas, dificuldade de precificação, desperdício de verbas e outros.

REFERENCIAL TEÓRICO

CANABARRO, CAMILA. MARKETING TRADICIONAL VS. MARKETING DIGITAL: QUAL USAR NO SEU NEGÓCIO. Acessado em 11 de novembro, 2022, disponível mem: <https://ecommercenapratica.com/blog/marketing-tradicional-vs-marketing-digital/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com