TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Ferramenta para a Vantagem Competitiva

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.407 Palavras (22 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

Esta monografia tem como tema a empresa farmacêutica Drogasil e seus segmentos de loja, tendo como foco a unidade localizada na Av. José de Souza Campos, nº 1885, na cidade de Campinas – SP.

O estudo desta empresa analisa uma problemática de sucesso, uma vez que a organização se apresenta liderando o mercado farmacêutico, que está em alta na economia brasileira.

O objetivo desta monografia é examinar uma rede de varejo, visando aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, baseados em uma organização atuante no mercado. Pretende-se chegar a um resultado que prove a excelência da Drogasil e seus processos, de modo a concretizar as matérias do semestre.

Esta monografia divide-se em dezoito capítulos totais, sendo doze deles focados na organização empresarial estudada, e os demais seis focados nas disciplinas do curso de Gestão Financeira.

A metodologia utilizada foi de pesquisas, bibliográficas e eletrônicas, e pesquisa de campo, contida nas visitas realizadas a unidade de loja da Drogasil, com o intuito de tirar dúvidas em relação ao funcionamento da organização.

Os estudos realizados foram baseados no segmento de loja localizada na Av. José de Souza Campos, analisando a história da empresa e seu desenvolvimento a partir do ano de 2015.

  1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
  1. Denominação e forma de constituição:

A Drogasil é uma empresa de redes de varejo. Após o ano de 2011, realizando a fusão com a bandeira Droga Raia, apresenta hoje um programa interno em ambas as empresas, da marca corporativa Raia Drogasil S.A., ou RD, apesar de atuarem como marcas distintas.

  1. Dados e fatos relevantes da origem da organização:

         A Drogasil faz parte de uma maiores redes farmacêuticas atuantes no Brasil. Sua missão é construir um relacionamento de confiança todos os dias, gerando oportunidade de crescimento aos seus colaboradores, e resultados sustentáveis para a empresa, tendo como lema “gente cuidando da gente”.

Com atendimento diferenciado, para que seus cliente saiba que a empresa não está focada apenas em vender, mas que ela se importa com cada indivíduo, e para que a excelência e eficiência seja alcançada, investindo nas pessoas e produtos de qualidade, de forma inovadora e moderna. A Drogasil constituiu uma história de sucesso e excelência ao longo dos seus 82 anos, marcada por uma constante evolução e grandes feitos até os tempos atuais.

  • Em 1935 foi fundada baseada em sua 1ª fusão com dois pequenos grupos farmacêuticos;
  • Em 1952 já possuía seu próprio laboratório, focado em medicamentos, cremes e produtos exclusivos;
  • Em 1962 transformou-se em uma sociedade anônima, Drogasil S. A;
  • Em 1967 iniciou um grande investimento em tecnologia e, foi a 1ª a cria seu departamento de TI. Paralelamente comprou um terreno e construiu a matriz. Local completo com espaço para administração, centro de distribuição e treinamento;
  • Em 1977 abriu seu capital e passou a negociar suas ações na bolsa de valores;
  • Em 1982 implementou o conceito de Drugstore em suas redes, expandindo os produtos oferecidos;
  • Em 1996 desenvolveu o projeto Drogasil Delivery, realizando entregas a domicílio.
  • Em 2000 efetivou os beauty centers, disponibilizando produtos cosméticos e de estética, com consultoria especializada;
  • Em 2005 começa a modernizar a marca e expandir suas lojas ao redor do país;
  • Houve, em 2011, a fusão com a Droga Raia, fundando a RD;
  • No ano de 2015 lançou o projeto atendimento 40 horas; realizando serviços de atendimento farmacêutico, disponível por 16 horas e suas lojas, e 24 horas por telefone ou e-mail.

A rede tem uma participação de 10,3% do mercado nacional, atuado em 18 estados, com mais de 600 segmentos de lojas Drogasil, e 1400 lojas através da marca corporativa, representando 89% do mercado consumidor farmacêutico, sendo um dos maiores grupos varejista do país.

[pic 1]Figura 1. – Site Drogasil http://www.drogasil.com.br/nossa-historia.

[pic 2]Figura 2. – Site Drogasil http://www.drogasil.com.br/nossa-historia.

  1. Natureza, ramo de atuação e porte da empresa:

A Drogasil é uma empresa comercial com segmentos de redes de lojas, constituída em sociedade anônima e de capital aberto. Atua no mercado farmacêutico (Farma e cosméticos). A Drogasil é uma empresa de grande porte, englobada na macro e microeconomia do Brasil, porém, o segmento de loja estudado apresenta ser de pequeno/médio porte.

  1. Principais equipamentos:

Apesar de atuar no ramo de vendas, as filiais utilizam de equipamentos e tecnologias para realizar suas atividades e atingir suas metas, adotados pela diretoria da empresa. Dentre eles, os principais são os caixas, o balcão e o quadro de energia.

  1. Caixas:

Evidentemente, o equipamento mais utilizado nas lojas, são os caixas. Os PDV’s são sistemas internos, ou seja, toda parte operacional de cada equipamento eletrônico. Os caixas são configurados com inúmeros tipos de descontos distintos. Aprofundando um pouco mais, o desconto mais utilizado nos PDV’s dos caixas da rede é a Unimed Campinas, que varia de 5% até 30% de desconto, dependendo do produto a ser consumido. 

É ali onde tudo se concretiza, tudo o que sai da loja precisa passar antes pelo caixa, o principal equipamento. Cada caixa é equipado com um aparelho chamado atendometro, onde o cliente avalia o atendimento dos funcionários, contendo cinco opções (péssimo, ruim, regular, bom e ótimo).

  1. Balcão:

O balcão é onde se encontram os medicamentos genéricos, controlados e antibióticos, constituindo 90% dos medicamentos da loja. Os demais 10% são remédios que não necessitam de prescrição médica, como por exemplo, antigripais, analgésicos, etc., e estão localizados nas distribuições do estabelecimento. É no balcão onde o cliente encontrará um(a) farmacêutico(a) que tirará suas dúvidas sobre algum medicamento e ajudá-lo a achar o que precisa.

O balcão contém quatro terminais de suma importância. O sistema interno de cada máquina mais utilizado é o TC (terminal de consulta), que são utilizados pelos funcionários para realizar a consulta de preços dos produtos, tanto quanto medicamentos como os demais encontrados na loja. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (493.7 Kb)   docx (994.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com