TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social como vantagem competitiva para a marca

Por:   •  14/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.431 Palavras (18 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

RENATA MONTEIRO DUARTE

Marketing Social como vantagem competitiva para o

 fortalecimento da marca.

Petrópolis,

Novembro de 2009.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Marketing Social como vantagem competitiva para o

fortalecimento da marca.

Artigo elaborado na disciplina de TCC II e apresentado a Universidade Estácio de Sá/ campus Petrópolis I como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Júlio César Freitas

Petrópolis

2009

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................ 4.

2.  REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................... 5.

2.1. O papel da empresa como elemento de integração social .. 5.

2.2. Conceito de marketing social ................................................  6.

2.3. Marca como imagem da empresa ........................................... 7.

2.4. Formas de divulgação do marketing social ........................... 8.

2.5. Valorização da marca aliada ao marketing social .................10.

2.6. Vantagem competitiva e consumidor .................................... 11.

3. APRESENTAÇÃO DE CASO....................................................... 12.

4. CONCLUSÃO................................................................................ 15.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................ 17.

RESUMO

        

        O presente artigo tem como objetivo discutir como as implicações do marketing social como uma importante estratégia para beneficiar a empresa, trazendo resultados vantajosos.

        Como utilização do marketing social pode trazer boa reputação para a empresa, fortalecer a imagem da marca e atrair clientes, além de contribuir com melhorias para a sociedade em que está inserida.

Através da apresentação do estudo de caso, mostrará como uma empresa que age com responsabilidade social, causa um impacto direto em sua marca.

Palavras-chave: Marketing Social, Responsabilidade Social e marca.

  1. INTRODUÇÃO

As empresas estão cada vez mais direcionando a sua atuação em relação às causas sociais.

No momento em que suas ações são voltadas em beneficio da sociedade, é gerado um impacto nos seus negócios, sendo ponto determinante para empresas que desejam aumentar sua lucratividade, criar vantagem entre seus concorrentes, consolidar a marca no mercado, atrair e manter clientes cada vez mais exigentes quanto á responsabilidade social da empresa.

Com isso as empresas utilizam o marketing social em suas ações estratégicas, buscando identificar a vantagem desse tipo de marketing através da competitividade para o fortalecimento da marca.

Os instrumentos de marketing utilizados pela empresa para divulgação de suas ações produzirão boa reputação, que conseqüentemente acarretará na valorização da marca e na aceitação de seus produtos pelos clientes.

Atualmente, assuntos relacionados à sociedade são de extrema relevância numa sociedade que preza pela qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. As pessoas estão conscientes da sua responsabilidade na sociedade e exigem que as empresas se posicionem da mesma maneira.

As empresas passam então a compreender que agir com responsabilidade social traz resultados vantajosos no ponto de vista competitivo no momento em que a sociedade se beneficia com as ações por elas praticadas, seja por meio de seus produtos ou com recurso que agrega a sociedade estreitando o relacionamento entre ambas.

        O objetivo desta pesquisa é mostrar quais ferramentas podem ser utilizadas pela empresa, para fortalecer a marca utilizando-se de suas ações sociais.

A pesquisa contribuirá para afirmação do marketing social como uma ferramenta para organizações socialmente responsáveis que visam sua utilização para criar um diferencial competitivo, promovendo assim o fortalecimento de sua marca principalmente entre seus clientes e concorrentes no momento em que contribui com o bem estar da sociedade na qual está inserida.

A presente pesquisa será realizada por meio de metodologia bibliográfica, com base em livros, artigos e caso sobre responsabilidade social e imagem corporativa.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1.   O papel da empresa como elemento de integração social

Com a fragilidade do Estado em atender as necessidades da população, as empresas viram que era necessário se engajar em ações que favoreçam a sociedade, ajudando as pessoas a obterem condições de vida favoráveis. Interagir com a sociedade mostra que a empresa tem preocupação de que suas atividades estejam de acordo com o que é esperado.

A conduta da empresa em relação à sociedade tem que estar de acordo com os padrões exigidos, não só com o que a sociedade espera, mas, com seus funcionários, acionistas, fornecedores, consumidores, concorrentes e governo.

Domeneghetti (2008) afirma que “uma empresa que trabalha todos os problemas sociais e ambientais que a cercam está contribuindo para garantir a sustentabilidade social e um modelo econômico mais justo e viável”. Quando uma empresa participa do cotidiano da comunidade em que está inserida, procurando resolver os problemas existentes gera uma transformação tanto no ambiente em que vive, quanto nas pessoas que fazem parte dele, tornando-as cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade.

Segundo Siqueira (2004), “quando uma empresa investe em uma universidade ou escola local, estará contribuindo para a melhoria do sistema educacional e o aumento das oportunidades profissionais, principalmente para a população de baixa renda da região.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com