TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Markting

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................3
  2. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO............................. ....................................4
  3. DESENVOLVIMENTO....................................... ........................................... 5
  4. CONCLUSÃO ................................................................................................9

             REFERENCIA...............................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho tem por objetivo relatar um breve histórico da empresa Votorantim Cimentos, mais especifico da Engemix Concreto, um dos segmentos do grupo. Descrever como a empresa está organizado o setor de RH da empresa, seu sistema de treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida de seus colaboradores e qual o nível de responsabilidade Social e Ambiental que a empresa pratica.

  1. HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO.

José Ermírio de Moraes, um engenheiro pernambucano formado pela Colorado School of Mines, compra as ações e assume o controle da empresa de seu sogro, que em 1918 havia adquirido uma fábrica de tecelagem falida localizada no bairro Votorantim em Sorocaba, São Paulo. É nesse ponto que se inicia a história do grupo.

  • Ramo de atividade: A Engemix é uma empresa brasileira prestadora de serviços de concretagem fundada em 1968, em 2002 passou a fazer parte do conglomerado brasileiro Votorantim Cimentos. Domina uma boa parte do mercado brasileiro de concreto e cimento, tem mais de 90 centrais espalhadas por 11 estados do país, que oferecem os melhores serviços e soluções construtivas.
  • Quantidade de Empregados: A empresa conta com um quadro de colaboradores de aproximadamente 2.200 funcionários divididos entre as diversas filiais existente.
  1. Área de Gestão de Pessoas e de Direito Empresarial e do Trabalho.

    O modelo de gestão corporativa do Grupo Votorantim alia controle acionário familiar a uma base de executivos na condução dos negócios. Ele é pautado por um conjunto de princípios, iniciativas e estruturas de gestão capaz de conferir visão integrada e grande agilidade na tomada de decisões.  

A empresa possui um departamento central de Recursos Humanos que fica locado na matriz em São Paulo, onde centraliza e processa todas as informações dos mais de 2.200 colaboradores, esse setor é composto por (Stafs ) que estão sublocados um em cada filial na qual sua função é de multiplicador do setor. São pessoas altamente treinadas e qualificadas para atuarem em todos os quesitos da área de recursos humanos, eles se reportam diretamente ao escritório central, processam todas as informações da filial e encaminha a matriz, no qual recebem diretrizes de como proceder.

2.1 Recrutamento de Pessoas:  O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. O setor de RH recebe a solicitação de pessoal com o perfil do candidato, experiência exigida, qualificações e pré-requisitos, (curso superior, curso técnico, categoria da CNH, tempo de experiência etc..)

A empresa explora três formas de recrutamento, recrutamento interno, recrutamento externo e também o recrutamento misto.

Recrutamento interno: o setor de RH divulga a disponibilidade das vagas e busca mão-de-obra dentro da própria empresa, a divulgação é feita através de recados posto no mural e emails internos.

Recrutamento externo:  as vagas em aberto são divulgadas externamente com o intuito de recrutar o maior numero possível de candidatos para que se tenha vários perfis para a seleção, a divulgação é feita nas universidades local, através de anúncios e pelo boca a boca. Também usam o recurso de recrutamento misto que nada mais é recrutamento interno e externo, a prioridade é dada primeiramente para que já é funcionário caso não se encaixe no perfil eles abrem as vagas para o publico externo.

2.2 Seleções de Pessoas: A empresa procura recrutar o Maximo de pessoas possível para que depois seja feito as entrevistas de emprego e aplicado os testes, para que se possam selecionar as pessoas que tem um perfil que mais se identificam com os cargos.

2.3 Descrição de Cargos: tem uma relação especifica de cada função que é repassada para o funcionário como forma de mapeamento explicando para o colaborador a atribuições do cargo, em forma de questões simples. EX: O que você faz, Como é feito, quando é feito, freqüência que é feito e por que que é feito.

2.4 Sistema de Remuneração:  A empresa trabalha com um sistema de remuneração estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado). Estabelece uma política salarial justa e competitiva condizente aos praticados pela concorrência com o objetivo te ter uma maior retenção de mão de obra. Todos os funcionários tem direito a remuneração variável, a determinação do valor obedece aos critérios definidos no programa de participação de lucros e resultados (PPR). O PPR esta atrelado ás metas dos empregados (individual para os executivos e coletivas para os demais profissionais). As metas contemplam aspectos econômicos, sociais e ambientais, relativos à gestão operacional, alem de questões estratégicas.

2.5 Benefícios Sociais: Além dos benefícios previstos por lei (auxílio-doença, auxílio-acidente, exames médicos periódicos, exames laboratoriais, licença-maternidade, licença-paternidade, remuneração variável. Todos os funcionários próprios da empresa contam com assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida em grupo e planos de previdência privada.

2.6 Treinamento e Desenvolvimento: A empresa esta em constante busca por novos talentos a serem desenvolvidos e alinhados à cultura Votorantim. Para isso eles investem no crescimento dos seus funcionários por meio de diversos programas que atendam as demandas especificas do negocio e a necessidade de qualificação continua do time, de forma a manter a competitividade e o avanço do conhecimento no processo de crescimento da empresa. Entre os principais programas de treinamento criado pela Votorantim estão o Treinamento Técnico Operacional, Fábrica do conhecimento, Jovens técnicos, programa de Trainees e a Academia da excelência.  Como a empresa é muito grande eles dividiram os setores de treinamento por regiões, cada região tem uma equipe especifica que são tidos como os multiplicadores, eles são capacitados recebem todo o material e repassam os treinamentos para os colaboradores das filiais. Uma das fontes para identificar as necessidades de treinamento do funcionário é o plano de Desenvolvimento Individual (PDI), resultado da avaliação da competência do SDV. Com essa ferramenta, funcionários e gestores discutem os pontos de capacitação e são definidos quais itens de desenvolvimento ou treinamento são necessários para o crescimento profissional do funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com