TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx Capítulo 1

Por:   •  29/6/2015  •  Monografia  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

O Equilíbrio Walrasiano é um conjunto de preços onde cada consumidor escolhe sua cesta de consumo satisfazendo a restrição orçamentária e onde a demanda se iguala à oferta em cada mercado. Também o equilíbrio walrasiano tem de ser necessariamente uma solução eficiente, de forma que o ótimo de pareto a ser alcançado pelas trocas depende da dotação inicial dos recursos na economia de trocas.

Isto não é possível quando os agentes são racionais e preferem mais a menos. Após negociarem, seu nível de utilidade será pelo menos igual ao inicial.

A alocação inicial não era Pareto-eficiente uma vez que ainda havia espaço para ganhos de trocas

De acordo com o 2º teorema do bem-estar é possível que uma alocação Pareto-eficiente possa vir a ser alcançada através de um equilíbrio competitivo (ou walrasiano) desde que as preferências dos agentes sejam convexas e que seja possível realocar as dotações iniciais.

O 2º teorema do bem estar social afirma que desde que as condições de convexidade das preferências e dos conjuntos de produção sejam verificadas, toda a alocação eficiente no sentido de Pareto é um equilíbrio de mercado para uma distribuição adequada das dotações iniciais. Isso implica que os problemas de distribuição e justiça podem ser resolvidos realocando-se as dotações iniciais e deixando o mercado competitivo gerar uma alocação de consumo eficiente.

É possível que um agente esteja melhor em uma alocação não eficiente do que em uma alocação que seja eficiente. O que não é possível é que todos os agentes estejam simultaneamente melhores em uma alocação que não é eficiente comparativamente a uma alocação que seja eficiente.

A taxa marginal de substituição A é constante e igual a TMSa = -3.  Isso indica que esse consumidor está disposto a abrir mão de até 3 unidades de y para adquirir uma unidade adicional de x.

A taxa marginal de substituição de B é TMSb = -1/3, o que indica que esse consumidor aceita ceder uma unidade de x desde que receba ao menos 1/3  unidades de y em troca. Assim, qualquer alocação com yA>0 e xB >0  será ineficiente, pois, quando isso ocorre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com