TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  20/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6
  1. DEFINA GEOPOLÍTICA
  2. EXPLIQUE A TEORIA DO HEARTLAND
  3. O QUE ERAM AS PAN-REGIÕES?
  4. O QUE FOI A GUERRA FRIA E QUAL A SUA IMPORTANCIA PARA A GEOPOLÍTICA MUNDIAL?
  5. O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM ESTADO SEJA RECONHECIDO?
  6. QUAIS SÃO OS NÍVEIS DAS TEORIA DE FRONTEIRAS. O QUE É UMA FRONTEIRA?
  7. DIFERENCIE AS TEORIAS DOS IDEALISTAS E DOS REALISTAS.
  8. O QUE É A TEORIA DA INTERDEPENDENCIA NA GEOPOLÍTICA?
  9. O QUE SOCIEDADE, TERRITÓRIO, ESPAÇO E PODER TEM HÁ VER COM AS TEORIAS DA GEOPOLÍTICA?
  10. DEFINA SOCIEDADE.
  11. O QUE É A REGIONALIZAÇÃO?
  12. DEFINA ESTADO COM E e com e.
  13. O QUE É BALANÇA DE PODER E QUAL A SUA TIPOLOGIA?
  14. EXPLIQUE A GEOPOLÍTICA CLÁSSICA E A GEOPOLÍTICA CONTEMPORÂNEA.
  15. QUAL A DIFERENÇA ENTRE GEOGRAFIA POLÍTICA E A GEOPOLÍTICA?
  16. POR QUE A GUERRA E A PAZ ESTÃO INTRINSECAS ÀS TEORIAS DA GEOPOLÍTICA?

Respostas

  1. Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas.
  2.  Halford John Mackinder  autor da Teoria do Heartland se localizaria no centro da Eurásia. O conceito de Heartland inclui a noção de que esta é uma vasta região com grande quantidade e diversidade de recursos naturais, que vão das grandes florestas e grandes planícies eestepes do centro da Eurásia. As disputas pelo controle do Heartland estariam no centro da Geopolítica global, na interpretação de Mackinder, pois o Estado que controlasse todo o Heartland poderia tentar obter saídas para mares abertos e tornar-se uma potência anfíbia que poderia dominar o que ele denominava Ilha Mundo (World Island) território compreendido pela Eurásia e África do Norte.  Dominando a Ilha Mundo este Estado decidiria os rumos da política mundial.
  3. As Pan-regiões, idealizadas seriam áreas que permitiriam a realização do ideal de uma nova ordem mundial. Discriminou-se então quatro Pan-regiões:1. Pan-América, liderada pelos Estados Unidos,2. Pan-Euráfrica, liderada pela Alemanha,3. Pan-Rússia, liderada pela União Soviética,4. Pan-Ásia, liderada pelo Japão
  4. Guerra Fria: O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo.

Quadro Resumo: Geopolítica da Multipolaridade

Forma de Poder: Econômico – Tecnológico – Comercial

Oposição: Países do Norte Ricos x Países do Sul Pobres

Potências: EUA, Japão e Alemanha

Formação dos Megablocos econômicos: União Européia, Nafta e Bloco Oriental

Revigoramento: Neoliberalismo e do Neocolonialismo (separatista)

Tendências no Mercado: Regionalização e Globalização (mundialização)

Problemas: Xenofobia e racismo, fundamentalismo, questão ecológica, monopólio tecnológico com instrumento de dominação dos países do norte, narcotráfico e fome

           5.Existem alguns requisitos fundamentais para a aceitação de um novo                                                                                                                         Estado, esses são os requisitos:

-ter uma base territorial, ter fronteiras definidas geograficamente, ter uma população e ter um governo reconhecido por essa população e pelos demais estados independentes.

6. A fronteira, no entendimento comum das pessoas, é a linha periférica que contorna o território de um Estado soberano ou de uma jurisdição regional. distingue fronteira-linha de fronteira-faixa, estabelece particularidades para a fronteira terrestre, marítima, aérea e a espacial, que começa a se desenhar no horizonte das potências possuidoras de tecnologia mais desenvolvida.

General carlos de meira mato que aprofundou s eno  tema, ele estudou os processos de fixação de fronteiras e as implicações politicas dai advindas. De forma significativa fez um histórico sobre as fronteiras e seus inúmeros significados

7. REALISMO Sabendo que a palavra realismo vem do latim res (coisa), podemos conceituar essa corrente como a orientação ou atitude espiritual que implica uma preeminência do objeto, dada a sua afirmação fundamental de que nós conhecemos coisas. Em outras palavras, é a independência ontológica da realidade, ou seja, o sujeito em função do objeto. 

IDEALISMO um conjunto de princípios universaisque defende a necessidade de estruturar omundo buscando o entendimento, atravésde condutas pacifistas, onde a confiança ea boa vontade sejam os motores quemovimentam a história.”

8. A teoria da interdependência surgiucomo uma tentativa de dar respostasmais satisfatórias a uma realidadeinternacional em acelerado processo de transformação

9.

10. Para diversos pensadores das ciênciassociais e da política, como Hobbes,Locke e Rousseau, a sociedade era definida e associada à criação do Estado, visto que suas concepções advinham do pensamento e reflexão d natureza humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com