TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos fundamentais de Matemática Financeira

A Matemática Financeira possui varias aplicações no atual sistema econômico, e é uma ferramenta imprescindível na análise de algumas alternativas de investimentos e financiamentos de bens de consumo. É uma forma de empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. Para melhor entender a matemática financeira devemos saber a denominação de Capital, juros sendo simples ou composto e montante, são um dos itens analisados.

O Capital é valor de uma quantia em dinheiro, é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. O capital pode ser o dinheiro investido em uma atividade econômica, o valor financiado de um bem, ou de um empréstimo tomado.

Podemos definir o juro como a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser calculados segundo dois regimes: simples ou compostos: JURO SIMPLES é o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado, enquanto os JUROS COMPOSTOS são os juros de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.

Montante é a soma do Capital com os juros relativo ao período de aplicação. O montante também é conhecido como Valor Futuro, simplificando o montante é o que havia antes dos juros, mais os juros.

Os cálculos efetuados para se obter o resultado esperado às vezes podem ser muito complicados, e seguem um padrão, porém temos uma ótima opção que é o uso da calculadora HP, utilizadas por muitos como bancários, financiadores, professores, alunos entre outros. A calculadora é uma ferramenta indispensável para o mundo de hoje, pois além de ser exata, agiliza todo o processo de cálculos que poderiam demorar algum tempo para serem finalizados. O calculo financeiro está presente em várias situações cotidianas, no cálculo de juros de aplicações financeiras, pagamentos atrasados ou adiantados, descontos de títulos, financiamentos de moradia e automóveis, investimentos, valorização e desvalorização na compra de ações e moedas estrangeiras, capitalizações, entre outros e com o uso da HP somos capazes de operar certas situações matemáticas em fração de segundos, abaixo temos algumas teclas básicas:

n – período das capitalizações (tempo)

i – taxa (%)

∆% – diferença percentual entre dois números

PV – valor presente

FV – valor futuro

PMT – valor das prestações

Com todas essas possibilidades fica difícil o uso do calculo a mão, porém é muito útil a sabedoria, ou seja, conhecer os dois métodos é uma garantia para qualquer situação.

2.1.2. Tabela de Associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com