TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.744 Palavras (19 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

No atual sistema econômico a matemática financeira apresenta-se como uma ferramenta importante, que dispõe de inúmeras funcionalidades, para solucionar situações algumas situações que podem estar presentes no dia a dia das pessoas, como: financiamentos, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, dentre tantas outras situações que poderiam ser relacionadas. Qualquer movimentação financeira, está fundamentada na estipulação prévia de taxas de juros. A informação da parte teórica, juntamente com a tecnologia, tem proporcionado auxilio a milhares de pessoas a encontrarem soluções mais sensatas, equilibradas e eficaz, envolvendo tanto as pequenas como para as grandes decisões financeiras.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................5

 2. CONCEITO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA - PAGAMENTOS ...............................6

3.HP-12C COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS FINANCEIROS.........................................................................................................................7

4.CONCEITOS DE PAGAMENTOS UNIFORMES: POSTECIDOS E ANTECIPADOS…10

5.CONCEITO DE TAXAS A JUROS COMPOSTOS E QUAIS TAXAS FAZEM PARTE DA ECONOMIA DO BRASIL................................................................................................14

6.CONCEITO DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS E SUA UTILIZAÇÃO..............16

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................................20

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................21

1.INTRODUÇÃO

        Neste trabalho pretende-se  discorrer sobre  a importância da Matemática Financeira no dia a dia do administrador e não só do administrador como de todas as pessoas em geral, como uma  ferramenta muito importante para ser utilizada e sua aplicação no cotidiano da empresa , na economia  mundial, envolvendo conceitos,  utilização dos processos como;  Juros simples e Juros compostos, HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros, Amortização de empréstimos, Pagamentos uniforme: postecipados e antecipados. Com objetivo de obter uma melhor compreensão de cálculos através da resolução dos exercícios propostos, através de cálculos desenvolvidos.

         

 

2.CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA – REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA.

Na despertamento da percepção humana com a relação entre o dinheiro e o tempo, ficou visível o conceito de juros, devido ao valor momentâneo do dinheiro, as situações de acúmulo de capital e desvalorização monetária davam a ideia de juros.

Regime de capitalização simples- Os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV), portanto é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. Sendo que, é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo.

No Brasil, este regime de capitalização não é muito utilizado por instituições financeiras, pois com o regime de capitalização composta se obtém lucros maiores em empréstimos. Sendo que, os juros pagos não são reinvestidos no empréstimo, portanto, não são capitalizados, o capital a cada momento no tempo é igual ao capital inicial. Porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples.

Regime de capitalização composta- Nesse regime, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”, caracterizando-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O espaço após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. As taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros. Adiciona-se os juros pagos ao capital do empréstimo e volta-se a emprestar. Dessa forma, os juros são capitalizados. Onde é o capital aplicado no momento, e representa o juro do período de capitalização, ou pode ser calculado a partir de usando a fórmula de cálculo do juro composto. O regime de capitalização composta rende juros maiores, principalmente em prazo mais elásticos. Logo, seria interessante para a empresa captar a juros simples e aplicar a juros compostos. Mas acontece que, como via de regra, as instituições financeiras operam somente no regime de capitalização composta.

3.HP-12C COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS FINANCEIROS –UTILIZAÇÃO.

A calculadora HP-12C é indispensável no mercado financeiro e de capitais, que são compostos de muitos produtos e serviços que se utilizam de cálculos financeiros, sendo uma espécie de um conjunto de programas internos que realizam cálculos financeiros atendendo à lógica dos fluxos de caixa, da sua pilha operacional e da sua memória financeira. Assim, trata-se de uma máquina que resolve todos os problemas que contemplam a matemática financeira e todas as propostas, em termos de negócios, desses mercados. Devem se adequar a essas tecnologias utilizadas por esses mercados, explorando seus recursos de cálculo, a fim de que possam avaliar melhor seus negócios, visando a uma melhor rentabilidade.ca

Com a evolução tecnológica a calculadora HP-12C, foi criada na forma virtual, podendo-se baixar em computadores pessoais. Assim no momento de fazer um negócio, analisar quantitativa e criteriosamente se é vantagem ou não é o instrumento adequado para auxiliar nessa importante tomada de decisão. Ela realiza, em poucos segundos, cálculos complicados e trabalhosos.

A calculadora HP 12C é muito útil na resolução de problemas matemáticos, e até financeiros. Com ela, é possível calcular, por exemplo, quanto de juros o banco cobrará se pegar um empréstimo de x reais a n meses, bastando colocar as variáveis necessárias.
Como exemplo das funções interessantes e úteis dessa calculadora, podemos citar o uso da tecla STO e RCL, que juntas podem salvar na memória da calculadora qualquer número, podendo salvar até 20 registros, e chama-los em uma operação. Por exemplo, suponha que queira salvar o número “50”, basta digitar 50, apertar a tecla STO, apertar o 1 (memória), e pronto. Agora para chamá-lo em uma operação qualquer, deve-se apertar RCL e o número da memória que o mesmo está armazenado, no caso 1, processos que não podem ser feitos em calculadoras comuns. Estas são apenas algumas, dentre várias outras funções que a HP12C possui, onde conseguem satisfazer as necessidades tanto de estudantes como de administradores financeiros com ganho de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (308.9 Kb)   docx (592.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com