TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica financeira

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

FATECE

FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E MERCADOS FINANCEIROS.

Alunos:

Pirassununga

2012

   SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

  1. MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

1.1 Sistema Financeiro Nacional

O sistema Financeiro Nacional ele é formado por constituições que tem como objetivo intermediar o fluxo de recursos entre os poupadores e investidores e os tomadores de recurso, este que é fiscalizado e regulamentado pelo Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores, ambos são subordinados ao Conselho Monetário Nacional.

Autoridades Monetárias

Seu papel é de regular e de fiscalizar o mercado, são a seguir:

  • Conselho Monetário Nacional(CMN):

Este é um órgão dos mais importantes do sistema Financeiro Nacional, ele é um órgão normativo porém sem funções executivas, é presidido pelo Ministro da fazenda.

  • Banco Central do Brasil:

BCB ou Bacen, é um órgão executivo do Sistema Financeiro Nacional, que é responsável pela fiscalização e o cumprimento das disposições que regulam o funcionamento se está de acordo com as normas expedidas CMN, sua função é zelar pelo poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro.

  • Comissão de Valores Mobiliários(CVM):

É um órgão normativo responsável pelo desenvolvimento, pela fiscalização e disciplina do mercado de ações e debêntures, tem como principal função a atribuição fiscalizar a emissão e negociação de títulos emitidos pelas sociedades anônimas de capital aberto.

  • Instituições Auxiliares de Regulamentação e Fiscalização:

Existem duas principais que atuam como auxiliares de normalização que são: Banco do Brasil , Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica Federal.

  • Órgãos de Regulamentação e Fiscalização das Atividades de Seguros e Previdência Privada:

São destacados dois: a Superintendência de Seguros Privados(Susesp): este que é responsável pelo controle de seguro , resseguro, previdência privada e capitalização.

Secretaria de Previdência Complementar(SPC): é um órgão responsável pela fiscalização das entidades fechadas de previdência privada como fundos de pensão.

   

Enfim o Sistema Financeiro Nacional é representado por algumas instituições financeiras como: Bancos Comerciais, Caixas Econômicas, Bancos de Desenvolvimento, Bancos de Investimento, Sociedades de Arrendamento Mercantil, Bancos múltiplos, Bolsas de Valores.

Porém também existe algumas instituições que apesar de não serem consideradas financeiras mas que exercem  um papel importante no mercado financeiro, como: as Empresas de Factoring e as Administradoras de Cartão de Crédito.

  1. MERCADO DE CAPITAIS.

O mercado de capitais é um conjunto de mercados instituições e ativos que buscam a transferência de recursos financeiros entre companhias abertas e investidores destes recursos, é um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem como objetivo proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e visar o processo de capitalização. Também tem como finalidade e financiar as atividades produtivas e o capital e giro das empresas, por recursos de longo e médio prazo. Sendo que este é formado pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições e dividido em 2 tipos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com