TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática

Por:   •  21/10/2015  •  Exam  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa científica cabe e se desenvolve em todas as áreas de atividades humanas. Seu objetivo principal é uma constante melhoria na qualidade de vida das pessoas. Quando voltada para a construção civil, a ciência visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, no que tange a moradia, segurança daqueles que trabalham na construção civil, no uso racional de matérias primas e no desenvolvimento de técnicas modernas. Um bom exemplo vem da tecnologia desenvolvida para construção de prédios planejados para suportar com maior segurança tremores de terra, principalmente no Japão. Importante observar também a enorme quantidade de materiais extraídos da natureza, visando alimentar o consumo na construção civil. É preciso haja estudos que auxiliar no impacto causado ao meio ambiente.

Cabe a universidade alavancar tais estudos oferecendo soluções práticas e seguradas à sociedade. Num canteiro de obras se faz uma analogia com uma fábrica, que demanda toda uma logística, uma organização na execução das tarefas e posterior transferência de conhecimentos adquiridos para outra obra.  

A empresa Suzano, pioneira na fabricação de papel e celulose a partir do eucalipto, investe em várias frentes de pesquisa simultaneamente na busca de inovações. Em parceria com uma universidade europeia, desenvolvem um polímero à base de lignina para diversas aplicações no mercado. A lignina é um polímero orgânico responsável pela rigidez da parede celular das plantas. Com a Universidade de Nova Lisboa, de Portugal, e a Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, a empresa fez um transistor de papel para uso em embalagens. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é parceira em vários projetos, entre os quais o desenvolvimento de um novo filme para embalagens à base de um polímero natural que promove barreira à gordura.

Em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e instituições internacionais, a Suzano está à frente do projeto Lignodeco (abreviatura de Lignocellulose Deconstruction), que tem como objetivo desenvolver tecnologias para o pré-tratamento da biomassa proveniente da madeira do eucalipto e suas potenciais aplicações, como biocombustíveis e produtos químicos de origem orgânica. O projeto foi escolhido entre 263 trabalhos apresentados por pesquisadores do mundo todo.

A área de pesquisa, desenvolvimento e inovação da empresa, segunda maior produtora mundial de celulose de eucalipto com sede na cidade de São Paulo, se ramifica em duas: pesquisa industrial e florestal. São 99 pesquisadores internos com formações diversas, entre biólogos, engenheiros florestais, agrônomos, químicos, engenheiros de materiais, dos quais 50 são graduados, 8 têm mestrado e 5 têm doutorado, além dos técnicos químicos.

http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/06/14/florestas-imbativeis/

Com apenas esses dois exemplos notamos o quanto é importante a pesquisa científica em qualquer que seja a área pretendida par atuação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com