TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Gestao Projetos

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade em equipe*

Tarefa individual 2

Módulo:3 – Gestão de Programas

Atividade: tarefa individual 2

3.2.2

Título:

Aluno: Elisa Gonçalves Barbosa

Disciplina: Gestão de Portfólio, Programas e Atuação de Escritório de Projetos.

Turma: Recife – Equipe 10

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o que são fatores críticos de sucesso e relacionar esses fatores com o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, tendo como subsídio um estudo sobre a análise dos fatores críticos de sucesso de projetos, um estudo de caso no setor varejista e um artigo sobre os principais empreendimentos de infraestrutura (logística, energética e social e urbana) do PAC entre os anos de 2007 a 2010.

O PAC foi criado em 2007 com o objetivo de promover a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país e está planejado e subdividido em cinco blocos de atuação:

1. Medidas de infraestrutura;

2. Medidas para estimular crédito e financiamento;

3. Melhoria do marco regulatório na área ambiental;

4. Desoneração tributária e

5. Medidas fiscais de longo prazo" (Relatório do Programa de Aceleração do Crescimento, 2009:3-4).

De acordo com o 2º Balanço do PAC 2015-2018 Em 2015, o PAC executou investimentos da ordem de R$ 251,7 bilhões, o que representa 24,2% do total previsto para o período 2015-2018 (R$ 1,04 trilhão).

Desenvolvimento

Segundo DE WIT (1988) aput Morioka é possível fazer uma distinção entre sucesso de gestão de projeto e sucesso de projeto:

  • O sucesso em gestão de projetos está principalmente associado ao sucesso de atuação direta do gerente de projeto.
  • O sucesso de projetos refere-se aos objetivos e benefícios previstos pelo projeto para a organização como um todo, sendo, portanto, uma eficácia de uma determinada iniciativa atrelada ao cumprimento do seu objetivo inicial, possibilitando que a empresa usufrua dos benefícios previstos pelo projeto.

Fatores críticos de sucesso, segundo ROCKART (1979), citado por Morioka, podem ser definidos como o número limitado de áreas que devem apresentar resultados minimamente satisfatórios para garantir o sucesso do desempenho competitivo organizacional.

Vários autores atribuíram relevância a dez fatores críticos de sucesso:

  1. Missão do projeto;
  2. Apoio da alta administração;
  3. Plano/cronograma de projeto;
  4. Consulta ao cliente;
  5. Pessoal;
  6. Atividade e tecnologia em apoio ao projeto;
  7. Aceitação do cliente;
  8. Monitoramento e realimentação;
  9. Canais de comunicação; e
  10. Resolução de problemas.

 

Para facilitar o entendimento o citado artigo propôs cinco dimensões de fatores críticos de sucesso:

  • Planejamento e controle: atuação direta do gerente de projeto;
  • Natureza do projeto: referência às características do projeto, evidenciando a necessidade de uma tipologia adequada;
  • Recursos humanos: preocupação com a equipe;
  • Stakeholders: verificação dos envolvidos no prejeto; e
  • Meio ambiente: características externas ao âmbito do projeto em si.

No entanto esses fatores críticos de sucesso não devem ser vistos como universais, os diferentes tipos de projeto devem ser considerados na discussão sobre fatores críticos de sucesso de projetos.

A pesquisa realizada por Pereira (2012) sobre uma avaliação do Programa de aceleração do crescimento no Estado da Bahia concluiu que, em média, 76,93% dos projetos do PAC baiano não foram finalizados, mas, mesmo assim, ao associá-lo ao Produto Interno Bruto (PIB), percebe-se sua influência e interferência no processo de crescimento regional da Bahia.

Como fatores críticos de sucesso podermos citar no caso da realização do PAC na Bahia o meio ambiente, onde percebe-se com o estudo que, o após o início e continuidade do PAC, o aumento dos investimentos levou a um aumento na demanda agregada, no nível de produto, no nível de renda, e no nível de consumo (entre 2007 e 2010).

Conclusão

Apesar de que apenas 23,07% em média dos empreendimentos do PAC serem finalizados no Estado da Bahia, mesmo assim, houve interferência positiva no PIB estadual. Mesmo que o foco do PAC seja político e econômico, e negligenciar na maioria das vezes as questões ambientais, ele foi e será importante para o desenvolvimento do estado baiano. 

Referências bibliográficas

PEREIRA, Aliger dos Santos. Uma avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado da Bahia (2007-10) Disponível em: < . Acesso em: 10 mar. 2016.

PAC 2º Balanço 2015-2018  Disponível  em:http://www.pac.gov.br/pub/up/relatorio/23216159149151fbfbcedb1d57dff510.pdf Acesso em 14 mar. 2016

MORIOKA, Sandra Naomi. ANÁLISE DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PROJETOS EMUMA EMPRESA DE VAREJO. Disponível em:< http://pro.poli.usp.br/trabalho-de-formatura/analise-de-fatores-criticos-de-sucesso-de-projetos-em-uma-empresa-de-varejo/> Acesso em 14 mar. 2016

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com