TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos de gestão e suas mudanças acerca do empreendedorismo.

Por:   •  23/8/2021  •  Ensaio  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

Mecanismos de gestão e suas mudanças acerca do empreendedorismo.

Renan Basilio de Camargo Crê

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais é difícil encontrar apenas uma pessoa que não esteja “logado” em qualquer que seja a rede social, ou aparelho eletrônico. Tais instrumentos eletrônicos estão presentes em qualquer que seja a tarefa que iremos realizar durante nosso dia, desde pesquisarmos uma receita para fazermos nosso café da manhã, até em nossa jornada de trabalho, a quem diga que não consiga trabalhar sem seu smartphone. A era digital, a globalização, velocidade das informações e das inovações e as mudanças em todas as áreas do conhecimento, não é diferente no mundo dos negócios.

Nos dias atuais o ato de empreender, está mais acessível para aqueles que têm coragem de encarrar essa jornada, com apenas um celular e alguns toques, conseguimos começar um empreendimento. Porém tal facilidade em abrir seu comercio não sinônimo de prosperidade. Segundos dados do IBGE, cerca de metade das empresas no Brasil encerram as atividades em menos de cinco anos, esses dados mostram que mesmo com a vasta quantidade de técnicas e ferramentas de gestão, para empreender requer planejamento e a capacidade adaptar tais ferramentas e técnicas a sua realidade.  

Com o advento da pandemia ficou mais notório ainda a necessidade dos gestores de empresas possuírem a capacidade serem resilientes a qualquer adversidade, e este fenômeno afetou desde microempresas até macro empresas, nós mostrando mais uma vez que todos devem estar capacitados. Simultaneamente, as empresas precisaram se adaptar de forma rápida com o objetivo de não parar com suas operações, além disso, como deixar a equipe engajada para não deixar a taxa de produção despencar de maneira drasticamente.

Com isso esse ensaio contará com um desenvolvimento abordando reportagens e relatos da importância de ter a capacidade de planejamento e adaptação das praticas e instrumento disponíveis. E como os novos cenários durante a pandemia.

DESENVOLVIMENTO

A popularização da internet nos dias atuais trouxe uma grande ferramenta para os empreendedores, as redes socias. Os números avassaladores das mídias sociais atraíram outras maneiras dos perfis se difundirem na plataforma, hoje em dia as mídias sociais não são meramente plataforma voltada apenas para entretenimento, tais plataformas estão virando verdadeiros polos comerciais. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o faturamento das vendas deste segmento chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, números esses que crescem a cada ano.

Com esses tais números essas ferramentas digitais vêm atraindo cada vez mais novos perfis comerciais, Cerca de 71% das empresas dos Estados Unidos estão no Instagram ou fazem uso constante dele – e, segundo a pesquisa realizada pela Mention. Com a grande quantidade de usuários ativos nas redes sociais, e por proporcionarem que os clientes tenham uma participação ativa com as marcas.

Ou seja, atualmente, já é possível dialogar com as marcas até pelas redes sociais. Essa interação permite que a marca consiga engajar e fidelizar mais os seus clientes, além de entender melhor as necessidades do usuário e criar experiências personalizadas. Porém, por mais que a interação seja muito pratica não quer dizer que logo após criar uma rede social para sua marca, os números de interação e engajamento serão astronômicos. Como tudo no mundo dos negócios precisa de planejamento. Isto é realizar um estudo do mercado em que está se inserindo, criar estratégias para falar com seu publico alvo, desenvolver um plano tático, pois, é importante montar um calendário de conteúdo e indicar os KPIs (Indicadores chaves de Desempenho), além de fazer o monitoramento, gerenciamento de mídia e os investimentos.

Outros exemplos da essencialidade das plataformas digitais como ferramentas a serem utilizadas pelas empresas, tomamos as mudanças causadas pela Pandemia. Com vinda do vírus para o Brasil, nosso país teve que adotar as mesmas medidas de isolamento social, igual ao reatente do mundo. Porém as empresas não podiam parar seu funcionamento em um, dois meses ou mais.

Com isso as empresas tiveram que se adaptar ao home office, porém, como os colaboradores iriam manter as comunicações externas e internas. A partir dessa necessidade o modelo escolhido por diversas companhias foi o Zoom, Google Meets, Skype, entre outras, foram às plataformas de teleconferência foram as escolhidas para a melhoria da comunicação entre os colaboradores. Peguemos como exemplo o crescimento do software Zoom, até dezembro de 2019 a plataforma possuía 10 milhões de usuários e em Abril o Zoom bateu um recorde de 300 milhões de usuários ativos utilizando a plataforma de videoconferência.

Entretanto não são apenas as ferramentas digitais, que estão disponíveis atualmente para auxiliar os empreendedores na gestão de suas empresas, podemos citar como exemplo 5W2H, Matriz BCG, Analise de Swot, KPI´s, OKR´s, PM Canvas, entre outras diversas ferramentas. Se implementadas de forma estratégica pelas empresas, as ferramentas de gestão são recursos que aprimoram processos, aperfeiçoam resultados e direcionam o crescimento de um negócio.

Um case pratico, desses Recursos em ação é o programa Lean nas Emergências, a metodologia Lean é uma filosofia de melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Adaptando essa metodologia aos hospitais o projeto devolvido pelo Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Tem como objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com