TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mechandising em supermercado

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 7

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO JULIAN CARVALHO

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BÁRBARA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

OTONIEL PEREIRA DOS SANTOS

MERCHANDISING EM SUPERMERCADO

TATUÍ – SP

2014


OTONIEL PEREIRA DOS SANTOS

ALEF LUIZ CAMARGO ESPERANDIO

CINTHIA BARNABÉ

EVILYN VERÔNICA SILVEIRA

JOICE CRISTINA VIEIRA

LEANDRO DA ROSA SILVA

RUDNEI DOS SANTOS SOUZA

SABRINA SOUZA SILVA

MERCHANDISING EM SUPERMERCADO

Trabalho apresentado à disciplina Administração Mercadológica III, do curso de Administração, da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – FAESB. Profa. Bárbara Regina Lopes Costa.

TATUÍ – SP

2014


INTRODUÇÃO

        Em um mercado globalizado e competitivo onde acontecem vários desafios e constantes mudanças, o merchandising é uma das estratégias que as empresas utilizam a fim de solucionar seus problemas que estão relacionados à concorrência no ponto de venda pela disputa de atenção e conquista dos clientes. Este estudo apresenta a importância do merchandising no ponto-de-venda como ferramenta para os supermercados e redes varejistas atraírem clientes para seu estabelecimento e impulsioná-los a comprar.

        Atualmente a conquista dos consumidores nos pontos-de-venda (PDV´S) é um desafio complexo que deve ser vencido pelas empresas, onde a disputa pelo olhar e atenção dos consumidores são o diferencial, na venda ou não, de um produto.

        Este trabalho tem como objetivo o estudo de técnicas de exibição de um produto utilizadas no ponto de venda. Abordar também sobre o varejo em si, o ponto de venda, o marketing de varejo e o merchandising direcionado para este seguimento e como esta ferramenta pode alavancar ainda mais as vendas. A referência de estudo será com dois supermercados da cidade de Tatuí, assim como a aplicação das ferramentas nos mesmos.

        A problemática a ser estudada no decorrer do trabalho é se algumas ações táticas de comunicação e marketing estão sendo exploradas, ou seja, identificar quais as ferramentas mais utilizadas nos pontos de venda e propor soluções quando necessárias.

        Os conhecimentos adquiridos serão aplicados de uma forma discursiva e explicativa para que cada PDV escolhido seja explorado e assim avaliado aplicando os conceitos estudados.

        Algumas falhas identificadas nos PDV’s dos supermercados visitados e as metodologias utilizadas por eles, umas assertivas, outras com falhas estratégicas, justificam a necessidade deste estudo.

REFERENCIAL TEÓRICO

        Atualmente, o desafio de ganhar a confiança e conquistar clientes não tem sido tarefa das mais simples para as empresas. Fatores como exigências dos consumidores e a competitividade estão aumentando cada vez mais. Nesse cenário, os supermercados precisam criar alternativas que impulsione a tomada de decisão do consumidor na hora da compra.

        Segundo Blessa (2007), a conquista pelo cliente fica determinada principalmente dentro do ponto de venda, pois é lá que propaganda, promoção de vendas, publicidade, merchandising e comunicação dirigida se juntam para levar o cliente a se sentir confortável, satisfeito e seguro para finalmente concretizar a compra.

        Já para Costa (2003), a comunicação adequada no ponto de venda garante excelentes resultados ao produto, proporcionando um conjunto de facilidades ao consumidor e benefícios para o intermediário.

         “O merchandising é um conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos, e serviços nos pontos de vendas” (apud BLESSA, 2001, p. 232). O merchandising usado em um supermercado proporciona informação e melhor visibilidade do produto motivando e influenciando a decisão do consumidor na hora da compra.

                Zenone; Buaiide (apud 2006), pontua “que com o aumento da produção e da concorrência, o maior desafio da comunicação, ou do merchandising (grifo nosso), é estimular a demanda, fazendo o mercado conhecer o produto, suas vantagens, características, despertando o desejo de adquirí-lo e levando- em busca desse objetivo”.

        Em resumo, o merchandising para o consumidor: facilita na hora da compra, economiza tempo, lembra das suas necessidades; para o supermercado: cria fidelidade a loja, aumenta a lucratividade, valoriza o espaço para o fornecedor: aumenta a rotatividade dos produtos, cria fidelidade ao produto e à marca, bloqueia as atividades dos concorrentes (on line).

MÉTODO DE COLETA DE DADOS

        De acordo com o objetivo do estudo, a técnica mais viável para nosso trabalho é a observação na forma qualitativa considerando que através dela é possível investigar aspectos do comportamento do consumidor e das atividades da concorrência que podem ser percebidos pelos sentidos, especialmente pela visão.

Observação

        A partir da observação, é possível formular uma hipótese explicativa da causa do fenômeno. Portanto, por meio da indução chega-se a conclusões que apenas prováveis. As características da pesquisa qualitativa são: objetivação do fenômeno; hierarquização das ações de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno; observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural; respeito ao caráter interativo entre os objetivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos; busca de resultados os mais fidedignos possíveis; oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com