TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercadologico

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

ETAPA 1.....................................................................................................................................3
ETAPA 2....................................................................................................................................09
ETAPA 3....................................................................................................................................11
REFERÊNCIAS........................................................................................................................19

ETAPA 1        

PASSO 1

Segundo Kotler, o marketing tem como principal responsabilidade o alcance do crescimento em receitas lucrativas para a empresa. “Ele deve identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer as estratégias para alcançar proeminência, senão domínio, nos mercados-alvo”. (KOTLER, 1999, p. 32)

No seu livro, na década de 60 havia três abordagens simultâneas. A abordagem de commodity descrevia as características de diferentes produtos e o comportamento do comprador em relação a eles. A abordagem inconstitucional descrevia como funcionavam as várias organizações de marketing, tais como atacadistas e varejistas. A abordagem funcional descrevia como as diversas atividades de marketing, (propaganda, força de vendas, definição de preços) atuavam no mercado. O autor então resolveu abordar o marketing gerencial que tinha como objetivo ajudar os gerentes de marketing a solucionar os problemas em frente as mais difíceis situações.

Muitos anos se passaram antes que um número considerável de empresas deixasse e pensar “de dentro para fora” para fazê-lo de “fora para dentro”. Mesmo hoje, muitas empresas ainda operam com o foco na venda de produtos, em vez de no atendimento de necessidades.
Muita coisa mudou em nossa maneira de ver o marketing de serviços e o marketing de negócios, e o impacto maior ainda está por vir, à medida que as forças da tecnologia e da globalização se aceleram. Os computadores e a Internet provocarão mudanças comportamentais extremamente profundas na compra e na venda.

Abordar o marketing sob o foco administrativo auxilia nas decisões para criar, conquistar e manter mercados no século XXI. O primeiro ator que merece destaque é a globalização. À medida que o ritmo da mudança se acelera, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade; forçando e auxiliando as mesmas em planejar afim de que o trabalho seja bem sucedido. A tecnologia ajuda na criação de novas vantagens, na mudança constante e no atendimento com qualidade e eficiência visando sempre ao consumidor.

Conquistar o mercado na oferta de produtos ou serviços conforme os desejos e anseios do consumidor proporcionam um grande avanço e representação no mercado, fidelizando-os, pois o custo de se manter um cliente é bem menor do que aquele de conquistar.

No domínio é necessário afinar o diálogo com os clientes e o mercado minimizando as perdas, inovando sempre. A manutenção por preços menores,com certa proporção entre qualidade e serviço também deve existir, para que os clientes sintam que estão comprando com base no valor, e não apenas no preço, vencer com melhores serviços.

Empresas hoje em dia, não se vêem como vendedoras de produtos, mas como criadoras de clientes lucrativos. Não querem apenas gera uma carteira de clientes, mas serem “donas desses clientes” para sempre. Na verdade, ele quer manter suas opções em aberto. Contudo, o profissional de marketing quer possuir o cliente e torná-lo fiel. Para aumentar sua participação nos negócios do cliente, ele não quer ser o único fornecedor de um determinado produto, mas também fornecer tudo que puder dentre o que o cliente consome.

PASSO 2

Com 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia é uma rede que comercializa eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e utilidades domésticas. A sede administrativa está localizada em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.
Casas Bahia tem atualmente cerca de 55 mil funcionários e estão em operação mais de 650 lojas Casas Bahia distribuídas em 18 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste (SP, RJ, ES, MG, GO, PR, SC, MS, MT, TO, BA, SE, AL, MA , PE, PB, RN e CE), além do Distrito Federal.
A empresa tem como missão realizar os sonhos de seus consumidores, oferecendo acesso facilitado ao crédito e trabalhando com um modelo de gestão focado na simplicidade, no respeito e na dedicação total aos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais. O público-alvo da empresa é as classes C, D e E.


PASSO 3

Casas Bahia é uma popular rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil. Foi fundada em 1952, em São Caetano do Sul, SP, onde se localiza a matriz, pelo imigrante polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta.

Samuel Klein, fundador, polonês de nascimento, veio ao Brasil em 1952 acompanhado de mulher e do filho após uma passagem rápida pela Bolívia. Aqui chegando, estabeleceu morada na cidade de São Caetano do Sul (SP). Carpinteiro de formação e comerciante nato, Samuel Klein logo vislumbrou o potencial de mercado da região do ABC paulista, graças às indústrias automobilísticas que se instalaram e à grande migração de trabalhadores vinda do Nordeste brasileiro.

Com o dinheiro que havia trazido da Europa, cerca de US$ 6 mil, Samuel Klein comprou sua casa e uma charrete. A charrete foi utilizada em sua nova função: mascate. Graças a um comerciante que ele conheceu e com quem fez amizade, Samuel conseguiu bom trânsito entre os comerciantes do bairro do Bom Retiro (na época um reduto dos imigrantes judeus e árabes) e lá conseguiu, além de produtos de cama, mesa e banho, uma carteira com 200 clientes.

Em São Caetano, Samuel Klein começou seu árduo trabalho de venda de porta em porta. Seu principal diferencial era a venda parcelada com lucros de até 100 por cento em cima do preço inicial. Os principais clientes de Samuel Klein eram migrantes oriundos do Nordeste, principalmente da Bahia.

Cinco anos depois, em 1957, Samuel Klein comprou sua primeira loja no centro de São Caetano, localizada na avenida Conde Francisco Matarazzo, número 567. Como forma de homenagem a sua clientela nordestina, o estabelecimento recebeu o nome Casa Bahia. Os clientes do outrora mascate rapidamente aderiram ao espaço físico da loja, que ampliou sua gama de produtos disponíveis, principalmente móveis e colchões.

Mesmo com o sucesso da loja e sua expansão — as primeiras filiais foram abertas na região do ABC, nas cidades de Santo André e Mauá — Samuel Klein não abandonou a venda de porta em porta, que continuou, desta vez com uma frota que chegou a 80 peruas, até 1970. Neste ano, a Casas Bahia obteve o controle acionário da financeira Intervest com o intuito de melhorar o sistema de financiamento direto ao consumidor, além de abrir sua primeira filial na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com