TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS MERCADOLÓGICOS: DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Dissertações: PRINCÍPIOS MERCADOLÓGICOS: DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  4.067 Palavras (17 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Este trabalho tem como objetivo a criação de um produto concorrente de outro já existente no mercado, seguindo todas as etapas necessárias para o bom desenvolvimento e progesso da novidade.

Para a criação do salgadinho ARRIBA, foram feitos estudos detalhados sobre o concorrente Doritos e como este se comporta, suas principais idéias, público alvo e posicionamento no mercado.

Também foi levado em consideração o mercado brasileiro atual de aperitivos e salgadinhos, com pesquisas sobre variedade, qualidade e tipos de produtos, e o desempenho geral das marcas que atuam neste ramo.

O público alvo, um dos pontos mais importantes para uma marca, foi avaliado em todos os sentidos, para garantir que o produto conquiste consumidores rapidamente, e mereça confiança e reconhecimento.

O raciocínio para a criação do novo produto foi todo baseado no desenvolvimento dos 4 P’s, com a decisão de quais seriam as principais características, os pontos fortes que farão com que este se destaque sobre os demais existentes, os objetivos de distribuição da marca, como pretende se comportar no mercado, o público que este deseja conquistar, a competitividade do preço e estratégias para a questão do valor percebido pelo consumidor.

Também foram criadas as embalagens, layout do produto e todo o material publicitário. A comunicação contará com um anúncio de página de revista, um jingle, uma ação de marketing viral, uma ação promocional no ponto de venda com material de Merchandising e uma ação promocional para o consumidor final, que serão veiculados em canais de televisão, rádios, revistas, mídias digitais e externas.

Enfim, todos os detalhes foram pensados de modo a garantir o sucesso do novo salgadinho ARRIBA, mostrar sua superioridade em relação ao concorrente e fazê-lo crescer e se solidificar no mercado.

Capítulo I – Concorrência

O concorrente do ARRIBA é o Doritos. De acordo com as pesquisas feitas, o Doritos é uma marca que tem como objetivo sempre satisfazer o seu público alvo da melhor maneira possível. Como lidam com os jovens, procuram estar nos lugares mais acessíveis para esse tipo de consumidor, para que seja consumido em bares, viagens, rodas de amigos, e outros. De acordo com a Pepsico, o objetivo estratégico é sempre deixar seus consumidores satisfeitos, procurando através de promoções e ações, atender todas as vontades do publico alvo.

“Doritos é uma marca da Elma Chips, uma empresa do grupo Pepsico, uma das maiores empresas mundiais do setor de bebidas e alimentos, que busca oferecer produtos convenientes, divertidos e nutritivos para os seus consumidores. Com 30 anos de mercado, a Elma Chips é líder absoluta em sua categoria, com o mais variado portfólio do mercado de snacks salgados. O grupo PepsiCo possui sete unidades de produção no Brasil, sendo que as unidades de Itu (SP), Sete Lagoas (MG) e Recife (PE) são responsáveis pela fabricação dos produtos da Elma Chips e contam com uma equipe de mais de cinco mil funcionários diretos, responsáveis pela produção e distribuição para mais de 200 mil pontos‐de‐venda.”

(Fonte: http://www.pepsico.com.br)

A história do Doritos:

“O DORITOS BRAND TORTILLA CHIPS foi lançado no mercado americano pela empresa Alex Foods, somente na costa oeste, em 1964, com seu inconfundível formato triangular, no sabor original de milho torrado (Toasted Corn), conquistando o público rapidamente, pois, comparado com seus concorrentes o novo salgadinho era muito mais saboroso e principalmente crocante. A palavra espanhola DORITOS significa “A little bits of gold” (em português algo como “pedacinho dourado”). O grande sucesso do produto chamou a atenção da gigante americana Frito-Lay, que comprou a marca pouco depois em 1965. Neste momento a marca DORITOS ganhou força e popularidade por ter uma distribuição mais abrangente e constante. Outro fator que levou a um aumento das vendas foi o posicionamento adotado pelo produto visando o público latino com o slogan “Unique Latino Snack”. No final desta década o produto ganhou seu segundo sabor.

Finalmente em 1972 o produto começou a ser distribuído nacionalmente. Neste mesmo ano a marca introduziu no mercado o sabor queijo nacho. Nesta década o produto se tornou o segundo mais vendido pela empresa. Os anos 80 foram marcados por grandes novidades, entre elas a inserção das informações nutricionais nas embalagens (1981), a versão light do produto, novos sabores e o lançamento do produto em mercados internacionais. Além disso, foi também nesta década, em 1986, que o produto foi oficialmente lançado no mercado brasileiro. Em 1992 uma campanha intitulada “George Foreman and Sons”, em conjunto com funcionários voluntários da Frito-Lay, conduziram a maior amostra grátis de um produto no mundo. O “sampling” (amostra grátis) aconteceu no dia 2 de maio em mais de 11 mil pontos de vendas nos Estados Unidos e foi nomeado de “D-(for Doritos) Day”, fazendo parte do relançamento do novo DORITOS NACHO CHEESIER.

O sucesso da marca era tamanho, que em 1993, as vendas do salgadinho alcançaram US$ 1.3 bilhões, correspondendo a 1/3 do faturamento da Frito-Lay. DORITOS somente foi introduzido no mercado inglês em 1994, vendido em embalagens menores e nos sabores Cool Original, Tangy Cheese e Cheese & Onion. Nesse mesmo ano, depois de investimentos superiores a US$ 50 milhões, a fórmula original de DORITOS foi modificada, baseada em uma extensa pesquisa de mercado, fazendo com que o salgadinho ficasse 20% maior, 15% mais fino e com sabor muito mais acentuado. Foi também nesta década que a marca lançou no mercado o DORITOS DIPPAS, o tradicional salgadinho desenvolvido especialmente para ser mergulhado nos exclusivos molhos cremosos que fazem parte desta linha. Uma nova embalagem metalizada foi introduzida no mercado em 2000, conservando integralmente as características do produto e mantendo DORITOS sempre fresco e crocante.

Pouco depois, a marca mostrando preocupação em oferecer produtos mais saudáveis lançou a versão assada de DORITOS. Outra novidade foi a eliminação de gordura trans de toda sua linha de produtos. Em 2006, com uma enorme campanha de marketing, a marca introduziu suas novas embalagens, totalmente redesenhadas, e um novo logotipo. Além disso, sempre em constante evolução, a marca DORITOS lançou novos e revolucionários sabores, especialmente os apimentados, ousando também ao introduzir novos formatos do tradicional snack, extremamente reconhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com