TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica

Por:   •  16/6/2018  •  Seminário  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Métodos de Pesquisa

Jocelaine Rosa, Pedro Ribeiro e Victor Tesch Professor Janus Job

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Bacharelado em Administração (ADG1044/1) - Seminário Interdisciplinar

22/12/2017

RESUMO

Métodos diferentes de pesquisa buscando sua verdadeira história sendo crítico, racional e imparcial tendo como base a ciência que é um processo de busca da verdade. Temos como objetivo evidenciar todos os métodos de pesquisa, evidenciando a verdade por trás da verdade. Um caminho a ser trilhado sistematicamente na busca do conhecimento. Utilizamos a pesquisa para buscar a solução do problema utilizando um método científico dentre eles existem o Método indutivo, Método dedutivo, Método dialético entre outros. Como resultados temos um melhor aprendizado, absorvendo o conteúdo como um todo e todas as entre linhas do assunto.

Palavras-Chaves: Pesquisa.Método.Aprender

  1. Introdução

Metodologia científica é um conjunto de regras que procura evidenciar a verdade, procurando respostas que vão além do simples “é porque, é”, explicando fatos e fenômenos sistemática e objetivamente, é uma ferramenta para executar pesquisas de forma que se chegue a um conceito verdadeiro, e de aspecto científico, independente do objeto de pesquisa. A metodologia científica também nos traz uma visão mais crítica e filosófica sobre o ambiente que convivemos, por fazer com que não aceitemos a primeira informação que nos é dada, procurando


explicar e entender os fatos, da mesma forma que fazemos ao executar uma pesquisa usando da metodologia científica.

Uma pesquisa, seja ela de nível colegial, graduação, tem que atender a uma série de pré- requisitos, para que seja considerada séria. A metodologia científica, como mencionado anteriormente, é uma ferramenta de pesquisa que tem como objetivo transforma a sua pesquisa em algo verídico, com embasamento, podendo assim ser aceito como documento científico, e até servindo de base para pesquisas posteriores, desde que atenda a certos requisitos, dependendo do método escolhido. Existem vários métodos, que dependem do tipo de pesquisa que você deseja fazer.

Neste trabalho temos como objetivo apresentar alguns métodos científicos de pesquisa e como devem se organizar os critérios que cada um deve respeitar para executar uma boa pesquisa e cuidados que se deve ter ao realizá-la. Estudaremos alguns métodos, que achamos interessantes.

Realizamos leituras de livros distintos para coletar e dividir as informações, tivemos alguns encontros no polo da faculdade e constantemente conversando através do WhatsApp.

  1. Métodos de pesquisa: dos fundamentos à escolha.

Muitas vezes o pesquisador acaba por se identificar com um método específico, mas conhecer e saber utilizar a todos facilita a pesquisa nos mais diversos campos e assuntos. Existem o método e os métodos, que se diferenciam por seus graus de inspiração filosófica, seus graus de comprometimento com o assunto ou objeto de pesquisa escolhido, vamos aprofundar o conhecimento a respeito de método e métodos. (LAKATOS, 2003)

  1. Método

O método é superficial como nos diz (MARCONI, Maria Andrade de; LAKATOS, Eva Maria, 2003, p. 106).

Método e métodos situam-se em níveis claramente distintos [...] sua finalidade mais ou menos explicativa, à

sua ação nas etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento em que se situam Com uma


contribuição às tentativas de fazer distinção entre os termos, diríamos que o método se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade.

Existem quatro tipos de método, que são especificamente (LAKATOS, 2010):

  1. Métodos indutivo - Cuja aproximação dos fenômenos geralmente vai de constatações particulares a leis e teorias (conexão ascendente).
  2. Métodos dedutivo - Que partindo das teorias e leis prediz a ocorrência dos fenômenos particulares (conexão descendente).
  3. Métodos hipotéticos e dedutivos - Que se inicia pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese.
  1. Métodos dialéticos - Que penetra o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade.
  2. Métodos de Procedimento - Por outro lado os métodos de procedimento são menos abstratas e mais específicas como nos diz (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 106).

Por sua vez, os métodos de procedimento seriam etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos e menos abstratas. Dir-se-ia até serem técnicas que, pelo uso mais abrangente, se erigiram em métodos. Pressupõem uma atitude concreta em relação ao fenômeno e estão limitados a um domínio particular. São os que veremos a seguir, na área restrita das ciências sociais, em que geralmente são utilizados vários, concomitantemente.

  1. Método Histórico

Consiste em investigar acontecimentos do passado, para verificar sua influencia na sociedade de hoje, pois a forma atual das instituições foi alcançada pela influencia cultural particular de cada época, seu estudo é fundamental para a compreensão do papel que desempenham na sociedade atualmente, assim temos o exemplo dado por (Lakatos, 1981, p. 32 apud MARCONI, Maria Andrade de; LAKATOS, Eva Maria, 2003, p. 107)


Exemplos: para compreender a noção atual de fami1ia e parentesco, pesquisa-se no passado os diferentes elementos constitutivos dos vários tipos de família e as fases de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com