TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Para Pesquisa

Por:   •  19/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do trabalho serão implementadas estratégias de investigação através de levantamento de material bibliográfico e análise dos mesmos. Com estudos sobre a qualidade no atendimento, com o objetivo de identificar se os clientes da empresa Supermercado Pague - Pouco estão satisfeitos com os produtos, preços e atendimento oferecidos pela empresa.

Em relação ao método de estudo o presente trabalho utilizará uma pesquisa descritiva, que de acordo com Gil (2011, p.28), “tem como objetivo primordial a descrição de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre as variáveis”. Será utilizada também a coleta de dados. Para coletar os dados sobre o público-alvo do estudo e descrever os aspectos que envolvem tal público, será executada uma pesquisa que terá como técnica de coleta de dados o formulário que é definido por Gil (2011) como a técnica de investigação, sendo esta composta por um conjunto de questões que com o proposito de obter informações referentes ao assunto que está sendo pesquisado, são submetidas a pessoas.

Outra técnica de pesquisa que será utilizada é a entrevista que é definida por Gil (2011, p.109) “como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação”. A entrevista será estrutura, pois seguirá uma relação de perguntas fixas a todos os investigados. Serão utilizadas também outras ferramentas para a obtenção de informações, as observações e visitas a instituição, ou seja, uma pesquisa exploratória na empresa, pois sua finalidade é “desenvolver e esclarecer ideias, já que o tema escolhido é pouco explorado” (GIL, 2011).

Para obtenção de mais informações será feita um estudo de campo, que de acordo com Gil (2011), é um tipo de pesquisa em que “estuda-se um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação de seus componentes”. Será utilizado também a amostra, que é o “subconjunto do universo ou da população, por meio do qual se estabelecem ou se estimam as características desse universo ou população” (GIL, 2001, p. 90).

A análise dos dados será qualitativa e quantitativa, ou seja, será uma parte qualitativa, pois serão analisados os contextos que influenciam na opinião dos clientes com relação à satisfação e outra parte quantitativa, tendo em vista que serão identificadas respostas de muitos clientes para transformar os dados coletados em índices que serão apresentados em forma de gráficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com