TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Análises e Redesenhos de Processos

Por:   •  25/10/2020  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Amazonas

Aluno (a): Olivia Carolina M. Vilaça

Turma: 02

Resumo: Metodologia de Análises e Redesenhos de Processos

O texto apresenta as principais metodologias de análise e redesenho de processos utilizadas para melhoria de processos de negócios das organizações. O primeiro a ser abordado é o Método de análise e Melhoria de Processo (MAMP), que contribuiu para o desenvolvimento de processos tanto para instituições públicas quanto privadas, de grande, médio e pequeno porte, abrangendo os setores produtivos e de serviço. A metodologia se apoia nos princípios da Gestão pela Qualidade Total, o ciclo de Deming (verificar – agir – planejar – fazer) demonstra o ciclo de análise para melhoria de processos e pode ser utilizado em processos em execução ou para implantação de um novo processo.

 A segunda metodologia é a GEPRO- Etapa de Redesenho do Processo, sua metodologia é baseada na gestão da qualidade e desenvolvida por diversos autores. Algumas alternativas podem ser utilizadas para analisar a melhoria de processo, entre elas: foco nas necessidades do cliente; eliminação de burocracia; avaliação do valor agregado entre outras. O projeto utilizado como base para essa metodologia demonstra três passos básicos de evolução do processo: 1- O mapeamento da realidade atual; 2- Identificação das desconexões e a devida resolução desses problemas; 3- o redesenho do processo finalizado. A aplicação do projeto de resedenho segue etapas. A terceira metodologia é o Modelo WV- Processo dos Sete Passos, seu desenvolvimento é baseado no conceito de que uma vez que todos os produtos ou serviços são resultados de um processo, a maneira mais efetiva de se melhorar a qualidade é melhorar o processo. O modelo utiliza 7 passos: 1- escolher o tema; 2- coletar e analisar; 3- analisar as causas; 4- Planejar; 5- medir os efeitos; 6- padronizar solução; 7- Reflexos da ação no processo e próximo problema. A quarta metodologia é a DOMP-  Documentação, Organização e Melhoria de Processos. Essa metodologia mostra 5 fases distintas: análise inicial; análise do processo atual; modelagem do novo processo; implantação do novo processo e gerenciamento do processo. Vale ressaltar que a DOMP é uma metodologia bastante difundida nas organizações nacionais e internacionais. A quinta metodologia é a Análise e modelagem de processos de negócio. A proposta simplificada de roteiro de análise de processo a seguir foi adaptada por Oliveira e Neto (2009), ela é dividida em: fase I- Preparando-se para a análise dos processos, e é subdividida em 9 etapas. A fase II é a Seleção do processo a ser otimizado, essa fase é composta por 2 etapas. A fase III é Modificar as melhorias a serem implementadas, que é subdividida em 6 etapas. A fase IV, e última, apresenta 2 etapas.  

Atualmente, essas metodologias não são tão difundidas entre as empresas, em vista da cultura de muitas organizações optarem por aperfeiçoar seus processos independentemente de uma metodologia específica. Diante desse cenário, nota-se que as organizações necessitam de aprimoramento quanto às suas metodologias para melhor alcançar seus níveis de eficácia e eficiência. Como defende o autor do texto, o uso de ferramentas adequadas pode levar empresas a tornarem-se competitivas mundialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com