TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Pesquisa

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Senso Comum: é o modo de pensar da maioria das pessoas, é um conhecimento que adquirimos através de experiências vividas ou ouvidas em nossa sociedade. Não se baseia em métodos científicos para que seja comprovado o que é dito, e sim no modo de obtermos informações e conhecimentos úteis em nosso cotidiano. Como exemplos no meu dia-a-dia, posso citar quando meu pai está com dor no fígado ele toma chá de boldo que já era usado pela minha avó que mesmo sem a comprovação científica é utilizado por muitas pessoas nestas situações. Outro exemplo é colocar uma moeda no umbigo de um bebê para que ele não fique para fora, ou quando cair uma colher no chão em casa é porque chegará uma mulher. Outro exemplo bastante utilizado pelas pessoas é o de cortar os cabelos na lua crescente para que os mesmos cresçam mais rápidos.

Conhecimento Teológico: este conhecimento é baseado na fé das pessoas, é adquirido na crença em entidades divinas, tudo em uma religião é aceito pela fé, porém também não há comprovação científica. Como exemplo no dia-a-dia, posso mencionar quando uma pessoa participa de um culto ou acredita ter sido curada de alguma doença através de um milagre, pois foi movida pela sua fé, ou acreditar em água benta, reencarnação. Outros exemplos são as Escrituras Sagradas, como a Bíblia, o Alcorão entre outros.

Conhecimento Filosófico: este conhecimento tem como base a interrogação, como a ciência não pode explicar tudo, o homem tenta através da filosofia compreender ou interpretar a realidade, os fatos que cercam os seres humanos, utilizando sua capacidade de reflexão. Como exemplos seriam os questionamentos sobre: A máquina substituirá o homem? Qual é o sentido do homem e da vida? O progresso técnico é um benefício para a humanidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com