TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Pesquisa

Por:   •  23/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

3 METODOLOGIA DO TRABALHO

Inicialmente, o presente projeto, para fins de melhor entendimento da matéria, visou, através dos subitens que integram a Revisão Bibliográfica, conceituar, definir e descrever sobre todos os aspectos envolvidos neste trabalho. Torna-se indispensável, pois, conforme afirma Rudio (2002, p. 25), “Na ciência não basta apenas o indivíduo saber, mas considera-se de grande importância que o seu conhecimento seja constituído por conceitos adequados, claros e distintos”.

3.1 Tipo de Pesquisa

O trabalho foi realizado utilizando-se de diversos critérios de pesquisa, especificados por Prodanov e Freitas (2013, p. 127/128). Quanto ao Procedimento Técnico, Meio: Bibliográfico, concebido a partir de materiais já realizados e publicados; e Documental, utilizando trabalhos onde já se baseou em outras obras, recebendo, portanto, um tratamento analítico. Quanto ao Objetivo de Estudo, Fins: Exploratório, visando maior familiaridade com o problema; Descritivo, expondo as características do objeto de pesquisa. E, por fim, quanto à Abordagem: Quantitativa, realizando questionário subjetivo, com a apresentação de dados estatísticos.

3.2 Universo e Amostra

Para consecução deste trabalho, será utilizada como base Amostra Aleatória Simples, a qual, de acordo com Paraná (2010) “baseia-se em uma regra que garanta a aleatoriedade da seleção dos indivíduos”. Os questionamentos serão feitos aos cidadãos de Olinda Nova do Maranhão que receberam atendimento na Promotoria de Justiça nos últimos 03 meses, compreendendo abril, maio e junho, até o limite de 50% do total de atendimentos efetuados, em conformidade à fração amostral proposto pelo IBGE. Para tanto, será verificado informações junto ao órgão, referentes ao quantitativo de pessoas atendidas no referido período. Neste trabalho, a percepção do cidadão será medida quantitativamente através de cruzamento de variáveis socioeconômica (sexo, estado civil) e demográfica (idade), de acordo com Prodanov e Freitas (2013).

3.2 Elaboração do Questionário

No problema em comento, será verificado como está sendo avaliado o atendimento ao cidadão efetuado pela Promotoria de Justiça de Olinda Nova, sob a ótica do usuário. Para isso, será feito um questionário fechado utilizando variáveis adaptadas de Garcia (2008, p. 85) a fim de mensurar o grau de satisfação da sociedade. De acordo com o referido autor (2008, p. 75), para analisar o grau de eficácia do setor público, quanto ao atendimento, sob a perspectiva do cidadão, devem ser apresentados “indicadores que são resultados de experiências pessoais, fruto da observação e da prática no exercício da atividade pública”.

Tendo em vista a experiência do cidadão no órgão, será efetuada uma pesquisa baseando em padrão de qualidade no setor público, abordando seis variáveis encontradas durante e após o atendimento ao público, conforme proposto por Garcia (2008, 85), quais sejam, o Acesso à Internet, onde será verificado se o órgão disponibiliza informações pela internet; o Atendimento Inicial, verificando a qualidade do atendimento efetuado inicialmente pelo servidor; o Ambiente, observando o local onde é efetuado o atendimento; a Resolução do Problema, onde será observada a qualidade da resolução do problema e, por fim, a Pós-Prestação do Problema, apurando avaliações quanto ao feedback do atendimento.

Serão apresentadas 12 questões com informações claras e de fácil interpretação, não deixando que o participante fique confuso quanto à avaliação. Cada questão apresentará cinco alternativas de múltipla escolha a fim de avaliar o grau de satisfação da população e uma sexta opção para fins de abstenção, qual seja, Não Observado (NO), seguindo orientações propostas por Mattar (2005, p. 222), qual seja:

compreende a apresentação das opções de respostas às pessoas, desde o extremo mais favorável até o extremo mais desfavorável, pela identificação e ordenação das categorias através de expressões verbais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com