TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Ágeis e a certificação PMI-ACP®

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

Módulo: 4

Atividade:

Título:

Aluno: JESUS LIMA DOS SANTOS

Disciplina: Scrum e Gerência Ágil de Projetos-0117-7_3

Turma: MBA_SCRUMEAD-24_30012017_3

Introdução

No mundo globalizado, as organizações, dos mais diversos setores de atuação, vêm adotando o uso das metodologias ágeis em seus processos de negócio. Tais técnicas já existiam desde a década de 80. Contudo, de lá para cá, algumas informações passaram por distorções, o que dificultou a utilização no início. É fato que hoje, as mudanças no mercado globalizado são constantes. Afinal, economia pode sofrer repentinamente uma nova tomada de rumo. Desta forma, se torna extremamente necessário, uma resposta rápida frente a cada adversidade que possa surgir.

As metodologias ágeis prezam o aperfeiçoamento contínuo de técnicas, processos, estratégias e metodologias para o desenvolvimento de projetos. Elas elevão o gerenciamento de projetos a um novo patamar, onde é possível encontrar uma solução que aumente o valor de cada iniciativa para a empresa reduzindo o tempo de espera de entrega. A empresa que utilizam estes conjuntos de melhores práticas tem a vantagem de obter maior sucesso ao final de cada empreitada.

O chamado “Gerenciamento Ágil de Projetos” configura um grande diferencial de mercado, pois esta alinhada com as necessidades dos gestores na obtenção de técnicas para tornar mais eficaz à gestão de projetos. Este trabalho pretende falar sobre a certificação PMI-ACP que atesta a capacidade do profissional em compreender os princípios e conceitos do Gerenciamento Ágil de Projetos e suas habilidades em aplicar as técnicas e ferramentas. Também será descrito sobre os métodos ágeis principais, bem como o impacto gerado pela certificação PMI-ACP na evolução da metodologia ágil no Brasil e no mundo.

A certificação PMI-ACP

Diante da constante mudança em um mundo globalizado, as grandes corporações estão em busca de profissionais qualificados e especializados nas mais eficientes técnicas e metodologias para fazerem parte do seu quadro de funcionários. O tempo é um bem que não se recupera. Desta forma, um profissional qualificado e certificado por alguma entidade reconhecida é visto com bons olhos quando o assunto é a contratação de recursos. Dentre muitos órgão que fornecem as mais variadas certificações, o PMI criou a certificação PMI-ACP(Agile Certified Practitioner) que é divida em sete áreas de conhecimento:

Framework Ágil.

Entrega Orientada a Valor.

Engajamento dos Stakeholders.

Práticas de Aumento de Performance do Time.

Planejamento Adaptativo.

Identificação e Resolução de Problemas.

Melhoria Contínua.

O método ágil

Até o início da década de 90, as Metodologias Clássicas, também conhecidas como Metodologias orientadas a planejamento, dominaram a forma de desenvolvimento de softwares. Em 2000 um grupo de líderes da comunidade do Extreme Programming se reuniu na parte rural de Oregan para discutir as várias questões que envolviam o processo de desenvolvimento com XP (Extreme Programming). Naquela reunião foi debatida a relação entre XP e processos semelhantes conhecidos inicialmente como métodos leves (Lightweight Methods) - Uma denominação aos novos métodos de desenvolvimento de software que começavam a surgir naquela época. Os métodos leves seguiam uma reação adversa aos “métodos pesados”, que tinham como características a formalização exagerada nas documentações e regulamentações, sendo em uma grande maioria, influenciadas pelo tradicional e burocrático modelo em cascata.

Em fevereiro de 2001, em outra reunião nas montanhas nevadas do estado norte-americano de Utah, marcava o surgimento e propagação do paradigma de desenvolvimento de softwares ágeis. Nesta reunião, um consenso comum sobre aspectos importantes em desenvolvimento de software foi elaborado em forma de manifesto. Neste documento foram declaradas as crenças e valores que aquelas dezessete pessoas possuíam.

O manifesto ágil se tornou um grito de guerra para a indústria de software e para aquelas dezessete pessoas. Ele é composto por quatro valores e os doze princípios onde basicamente é valorizada a motivação e colaboração das pessoas, bem como entrega de software com valor agregado, antes do prazo. Com o manifesto ágil foi necessário uma organização que o representasse. Então, Já no final do mesmo ano, nasceu a Agile Alliance. Uma organização sem fins lucrativos que procura promover o conhecimento e discussões sobre os vários métodos ágeis, hoje, existentes no mundo.

Dentre os métodos ágeis existentes, podemos listar os mais utilizados:

Extreme Programming (XP).

Scrum.

Feature Driven Development (FDD).

Método Crystal.

Dinâmico Modelo de Desenvolvimento de Sistemas (DSDM).

Os impactos da certificação PMI-ACP

No último trimestre de 2011, a PMI lançou a certificação PMI-ACP (Agile Certified Practitioner), voltada para métodos ágeis de gestão de projetos. De lá pra cá, surgiram muitos cursos preparatórios a fim de se obter tal certificado. É perceptível que há falta de profissionais qualificados e isso tem se mostrado um desafio para as empresas. De fato a certificação tem pouco tempo. Mas a constante mudança no mundo tem exigido das empresas respostas rápidas e bem como a melhoria contínua dos processos.

“...Martin Fowler já ressaltava em 2006 que “uma das partes mais difíceis da introdução de metodologias ágeis em uma organização é a mudança cultural que esta representa. Desta forma, ter profissionais qualificados, para fazer uma mudança na corporação é o mais indicado. Mas tem sido um desafio, principalmente no Brasil.

Segundo o site PMTech, em 2016, existiam cerca de 197 profissionais certificados, enquanto que no mundo 14021.

Existem poucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com