TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Certificação PMI - ACP

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Atividade: Certificação SCRUM do PMI

Título: Certificação PMI - ACP

Aluno: Daniele Bandoli de Castro

Disciplina: Scrum e Gerência Ágil de Projetos

Turma: MBA_SCRUMEAD-24_10102016_1

Introdução

A certificação do PMI (Project Management Institute) se tornou um pré-requisito para os profissionais do ramo de projetos. Para ter esse certificado, é necessário fazer uma prova que avalia conhecimentos em gerenciamento de projetos baseado nos 47 processos do livro PMBOK (Project Management Body of Knowledge).

Em 2011, o PMI também incluiu a opção de certificação PMI – ACP, que se trata da certificação Agile do PMI.

A certificação PMI-ACP

A certificação PMI-ACP mostra a importância de um conceito ágil no mundo de gerenciamento de projetos. Segundo Alexandre Paiva, essa nova certificação chegou como uma iniciativa e atenção da maior instituição de gerenciamento de projetos do mundo às tendências de mercado, mesmo com todo o conteúdo oficial do PMI seguir uma abordagem tradicional, a Agile Community of Pratice é a maior comunidade virtual do PMI, o que imprime ainda mais a aderência ao tema.

Com todo esse domínio e necessidade no mercado, a certificação PMI-ACP promete ser um requisito mínimo para o profissional em gerenciamento de projetos.

Segundo o site do PMI, para tirar essa certificação, existem alguns pre requisitos básicos, como:

  • Experiência Geral de Projetos: 2.000 horas de trabalho em equipes de projeto. Essas horas devem ter sido obtidas nos últimos 5 anos.Nota: para aqueles que possuem a certificação PMP®, o PMI entende que já verificou esse requisito. Assim, um PMP será já terá cumprido esse requisito. 
  • Experiência de Projetos com Métodos Ágeis:1.500 horas de trabalho em equipes de projetos utilizando métodos ágeis. Estas horas são adicionaisàs 2.000 horas necessárias na experiência geral de projetos. Essas horas devem ter sido obtidas nos últimos 3 anos.
  • Treinamento em Práticas ou Métodos Ágeis:21 horas de contato. As horas devem compreender tópicos de métodos ou práticas ágeis para projetos.
  • Exame: Teste de conhecimento sobre metodologias, práticas e princípios ágeis.

O candidato aprovado no exame obtém a credencial PMI-ACP (A prova contém 120 questões, 3 horas para realização e para aprovação o candidato deve ter aproveitamento entre 70% e 80%).

O método ágil

A necessidade de agilidade no mercado, faz com que o gerenciamento ágil de projetos seja um grande diferencial, pois o mesmo se alinha com as necessidades atuais do cenário profissional.

Como principal conteúdo da prova de certificação, estão: o manifesto ágil (declaração pública sobre a filosofia de princípios ágeis de desenvolvimento de software), as metodologias e frameworks ágeis (como Scrum, Extreme Programming, FDD, Kanban) e conceitos como Business Value Focus, Continous Integration e Deployment, Value Stream Mapping, entre outros.”  (FARIA, 2012).

O uso de métodos ágeis em gerenciamento de projetos tem aumentado de forma exponencial. Além disso, o valor de métodos ágeis tem se mostrado muito mais eficazes com redução de defeitos de produto, melhorando produtividade da equipe e aumento do valor comercial.

Os impactos da certificação PMI-ACP

Essa certificação é muito importante aos profissionais que desejam especializar em um gerenciamento ágil com a credibilidade de um instituto reconhecido internacionalmente como o PMI.

Com o crescimento contínuo da utilização de métodos ágeis, pode se afirmar que essa certificação PMI-ACP contribuirá muito aos profissionais que desejam ter em seu currículo um diferencial muito importante no padrão de gerenciamento de projetos ágeis.

Apesar disso, os críticos se opõem dizendo que com a falta de padronização do método, não tem como abordar todas as técnicas a serem seguidas para se obter sucesso em sua aplicação. Diferente de outras certificações do PMI, para esta, não foi criado nenhum BOK, e que são voltados muito para o desenvolvimento de software, uma vez que pode ser usado em diversos tipos de projetos.

Conclusão

Com a crescente concorrência no mercado, as crescentes pressões no por inovação, produtividade, qualidade prazos cada vez menores, flexibilidade, melhorias no desempenho, qualidade dos produtos, surgiu então os métodos ágeis, com foco principal de desenvolver softwares e satisfazer os clientes.

Sabendo que, o PMI é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos, é muito desejada, pois ter uma de suas certificações, significa ter um currículo super valorizado.

Se certificar em PMI-ACP representa um grande avanço na forma de alinhar as melhores técnicas para obter melhores resultados.

Referência bibliográfica

PAIVA, Alexandre – PMI – ACP Agile Certified Practitioner. Disponível em: http://gerentedeprojeto.net.br/?p=2366 Acesso em 08/11/2016.

FARIA, Leandro – PMI-ACPSM: A nova certificação Agile do PMI / PMI - MG

Disponível em: http://www.pmimg.org.br/newsletter/marco-2012/ Acesso em 08/11/2016.

PMI – ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis Disponível em : https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMI-ACP.aspx

Acesso em 09/11/2016.

PMI versus SCRUM – Revista Engenharia do Software Magazine 45

Disponível em: http://www.devmedia.com.br/pmi-versus-scrum-revista-engenharia-de-software-magazine-45/23562 Acesso em 09/11/2016.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com