TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

A disciplina de Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance tem como seu principal objetivo o de evidenciar o quanto a matemática financeira e seus elementos são importantes para uma melhor gestão de suas finanças, sejam pessoais ou dentro de uma organização. Na ROL um foi possível observar elementos importantes dos quais grandes gestores desconhecem, e passam dificuldades no dia a dia das organizações onde trabalham. Calcular de forma adequada os custos e as rentabilidades antes de qualquer investimento, independente da área de atuação, é de extrema importância para o gestor.

No módulo 1, foram apresentados os conceitos essenciais para a tomada de decisão financeira, além da aplicação prática destes conceitos em cálculos sofisticados que permitissem visualizar a viabilidade ou não de um investimento. Dentre os fatores apresentados inicialmente, foram abordados o conceito de modificação do valor do dinheiro no tempo, o custo de oportunidade, a taxa mínima de atratividade, além de se é possível ou não que um determinado investimento seja viável para um investidor/ organização, mas que não seja para outro.

Posteriormente, foram apresentados os conceitos de juros simples e juros compostos, além dos juros exatos, juros comerciais, e ainda o conceito de capitalização contínua e descontínua. Com estes conceitos, foi possível calcular através de exercícios aplicados ao final, a viabilidade de empréstimos, de investimentos, com suas determinadas taxas de juros, de capitalização, etc. É abordado também o conceito de remuneração do capital, que são os juros a serem pagos sobre o uso do capital durante um determinado período.

Com os cálculos financeiros compreendidos na aula, foi possível observar os efeitos do valor do dinheiro no tempo a partir de variadas fórmulas, investigando o comportamento do dinheiro ao longo de um determinado período. Desajustes no mercado, com variações frequentes em suas regras, variação na taxa geral de juros, intervenções na economia pelo governo com mudança de regras, entre outros, vem exigindo das organizações um maior controle sobre suas finanças, primordialmente em tomadas de decisão, e que somente é possível através dos cálculos exemplificados em aula e que permitem ao gestor ter uma maior visão sobre um determinado investimento, sobre uma determinada decisão na organização, mostrando se esta é viável ou não naquele momento.

A disciplina de Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance é com isso, recomendada a profissionais que atuam primordialmente, nas áreas de finanças e também de economia, e que buscam aprimorar os seus conhecimentos e compreender melhor o dia a dia do mercado financeiro, através das estruturas dos sistemas de amortização de financiamentos e empréstimos. Ela pode auxiliar o profissional nas suas tomadas de decisão dentro da organização, ampliando a sua visão possibilitando a ele ter uma maior noção por exemplo, se um determinado investimento, seja para manutenção ou ampliação do espaço físico da empresa, entre outros, é viável ou não. É de extrema importância principalmente, em ambientes de incerteza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com