TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Quantitativos aplicados a Corporate Finance

Por:   •  1/2/2022  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Matriz de Trabalho de

Participação Individual

Elaborado por: Stefani Esis Steines Jorge

Disciplina: Métodos Quantitativos aplicados a Corporate Finance

Turma: ONL021Z4-POGFIRS16T2

Introdução

Rol – Segunda Semana – Módulo 2 e 3

Neste material falarei brevemente sobre Descontos, Sistema de Amortização, Taxa nominal, proporcional, equivalente e real.

Desenvolvimento

Desconto Financeiro – é a diferença entre o valor final e o valor atual, equivale aos juros calculados sobre o Valor Atual do título pelo prazo compreendido entre sua data da transação e seu vencimento.

Desconto Comercial – (desconto bancário ou por fora) taxa de juros postecipada – utilizada pelo sistema financeiro, incidindo diretamente no valor final, não considerando rentabilidade. É comum que os bancos imputem ao cliente uma tarifa administrativa que pode incidir sobre o Valor Nominal do título que está sendo descontado ou sobre o Valor Atual calculado.

Sistemas de Amortização – Ao fazer um empréstimo, seja ela qual for, sempre teremos que pagar duas coisas nele: os juros e a amortização.

Basicamente, os juros são a remuneração do crédito que ganhamos, já a amortização é o pagamento de fato deste empréstimo.

Os sistemas de amortização que existem são:

  • SAC – Sistema de Amortização Constante: aqui, como o nome bem fala, a sua amortização é constante, onde pagasse um valor de juros até o final do financiamento;
  • Price ou Sistema de Amortização Francês: neste o que é constante é o valor das parcelas, que são de mesmo valor;
  • Sistema de Amortização Crescente: aqui, a amortização cresce e os juros acabam diminuindo;
  • Sistema de Amortização Americano: A principal característica dessa forma de amortização é que o montante a ser pago será maior do que todos os outros sistemas. E o todo o montante emprestado será pago no final do contrato, isso porque, lá nos outros sistemas a gente tinha o saldo devedor, a amortização, o juros e a prestação. Onde um diminuía, o outro dependia do momento, o outro sempre diminui e a outra ia diminuindo ou não.

Taxas Nominal – taxa nominal é aquela taxa em que o prazo de referência para taxa é diferente do período de capitalização.

Taxa proporcional – Duas taxas de juros serão proporcionais quando, expressas em unidades de tempo distintas, incidindo sobre um mesmo capital inicial, por um mesmo período ou prazo, geram o mesmo montante (ou valor futuro), considerando o regime de capitalização simples.

Taxa equivalente – são aquelas que produzem o mesmo valor futuro aplicadas ao mesmo valor inicial,  a única forma de encontrar taxas equivalentes é através da aplicação das fórmulas do regime de juros compostos.

Taxa Real – representa a remuneração do capital em unidades de poder aquisitivo.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (725.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com