TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Matriz de Trabalho de

Participação Individual

Elaborado por: Fernanda Moreira Pereira

Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance

Turma: 0920-04

Introdução

O objetivo do trabalho é o de demonstrar de forma suscinta os temas abordados na reunião do módulo 2 referentes a disciplina Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance  

Na reunião foram abordados os tipos de descontos que habitualmente se usa nas transações financeiras e comerciais, além dos tipos de taxas que serão descritas de forma suscinta no trabalho.  


Desenvolvimento

No início da reunião,  foi abordado os tipos de taxa de descontos a serem explorados ao longo da aula. Dentre eles o desconto bancário ou desconto comercial (por fora).

De acordo com Huhnen, 2008[1], “Este modelo consiste em calcular o Valor Presente descontando do Valor Futuro (Valor de Face) uma parcela igual ao produto do Valor Futuro pela taxa de juros e pelo número de períodos até o vencimento do título negociado”

Foi abordada na aula o conceito de desconto racional, também chamado de desconto real (por dentro), e em consonância com Crespo, 2002[2] “na prática, somente o desconto comercial é utilizado; porém, é necessário fazermos um rápido estudo do desconto racional porque, o desconto composto está ligado a esse conceito.

Além desses conceitos, foi trabalhado em sala de aula a diferença de juros e simples e composto onde ficou evidenciado que nem sempre o juro simples é vantajoso, sendo que há ocasiões que os juros compostos é o mais recomendado a ser utilizado.

Por se tratar de uma disciplina que envolve cálculos, a aula é bastante prática com a realização de exercícios, o que possibilita que o conteúdo seja melhor assimilado.

A utilização de um exemplo de financiamento de veículo parcelado em 60 vezes em “taxa zero”, foi bastante esclarecedor,  pois foi possível concluir que na verdade nas condições apresentadas no estudo de caso, há a incidência de uma taxa mensal de 0,7587 ao mês sem que essa condição seja mencionada ao consumidor final que em muitos casos não observa ou não tem conhecimento de como avaliar de forma mais acurada as condições do financiamento que está contratando.

A abordagem da aula utilizando a calculadora financeira HP 12C para realização dos cálculos propostos, possibilita a prática e o entendimento da atividade.

Foram trazidos conceitos quanto a classificação das taxas de juros podendo serem analisadas sob as seguintes óticas:

  • No que ser refere ao regime de capitalização sendo denotado como simples ou linear e composta ou exponencial.
  •  No que tange o valor do capital inicial a base de cálculo pode ser efetiva, real ou nominal.  

De maneira geral a aula tem um conteúdo denso, que a professora mescla muito bem a teoria com a prática e como já dito, possibilita que o aluno fixe aprenda o conteúdo de maneira eficaz

.

[pic 2]


[1] https://matematicafinanceira.webnode.com.br/capitaliza%C3%A7%C3%A3o%20simples/desconto-simples-comercial-ou-bancario-por-fora-/ / acesso em 31/10/2020 às 10:26.

[2] https://matematicafinanceira.webnode.com.br/capitaliza%C3%A7%C3%A3o%20simples/desconto-simples-racional-por-dentro-/ acesso em 31/10/2020 às 19:57

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (726.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com