TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.138 Palavras (25 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 REVISÃO DE LITERATURA E REFERENCIAIS TEORICOS EMPREGADOS        4

3 METODOLOGIA        5

4 CONTEXTO E SITUAÇÃO ESTUDADA..................................................................7

4.1 Entendendo a Falta de Opção no Segmento Atacadista da Região......................7

4.2 Mercado Atacadista................................................................................................8

História do Atacadão....................................................................................................9

4.3 Estrutura...............................................................................................................10

4.3.1 Rede de Lojas...................................................................................................10

4.3.2 Tipos de Loja.....................................................................................................11

4.4 Expansão..............................................................................................................12

4.5 Desenvolvimento de Capital Humano..................................................................12

4.6 Clientes e Fornecedores......................................................................................13

4.7 Responsabilidade Socioambiental.......................................................................13

5 PESQUISA DE CAMPO..........................................................................................14

5.1 Lógica de Conclusão............................................................................................17

5.2 Resultados Obtidos..............................................................................................18

5.2.1 Esboço da Estratégia Baseado nos Resultados Obtidos..................................25

6 CONCLUSÃO        25

REFERÊNCIAS        27

ANEXOS        28

ANEXO 1 – Planilha de Compilação da Pesquisa de Campo        28


1. INTRODUÇÃO

Em meio ao agitado e turbulento mundo consumista da atualidade observamos que omercado está sempre em transformação, em uma busca incessante por conquistar umaparcela cada vez maior de mercado consumidor. Para tanto se utilizam diversasestratégias de marketing que visam tornar as empresas menos vulneráveis às mudançasque ocorrem nos ambientes externo e interno.

No segmento de mercado atacadista e distribuidor, encontramos um cenário de mudanças com a entrada denovos atores, concentração e elevada competição. Estes fatores levam as organizações ase reestruturarem através de fusões, incorporações, inovações de embalagem, posicionamento de prateleiras, melhoria no atendimento e ousadas estratégias de marketing.

O setor atacadista e distribuidor é um mercado em ascensão no Brasil. Os agentes de distribuição respondem por uma fatia de 52% do mercado mercearil nacional, que teve um faturamento de R$ 379,4 bilhões em 2013. É o nono ano consecutivo em que a participação do segmento nesse mercado permanece superior a 50%. O mercado mercearil compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais.

Para o presidente da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (ABAD), José do Egito Frota Lopes Filho, o bom resultado das empresas em 2013 reflete um cenário em que a disposição para o consumo de bens não duráveis ainda supera a cautela do consumidor, que está preocupado com o endividamento, com a inflação e com as incertezas do cenário macroeconômico. Observamos que este consumidor substitui produtos e é mais exigente e criterioso, mas não abriu mão do seu poder de compra, até porque o emprego e a renda continuam em patamares elevados.

Neste estudo analisaremos um perfil sócio econômico dos consumidores e alguns dos hábitos de consumo, assim como a frequência com que vão as compras.

2. REVISÃO DE LITERATURA E REFERENCIAIS TEÓRICOS EMPREGADOS

No processo de compra de um produto ou serviço, são considerados vários aspectos relacionados à decisão de compra do consumidor. Em grande parte dos casos a tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial. As decisões de compra de um consumidor estão diretamente relacionadas às características do comprador, aos estímulos existentes (propagandas, embalagens, sabor) e os seus processos de decisão. (KOTLER, 2000).

A complexidade do comportamento de compra, a multiplicidade e a variedade dos fatores postos em jogo dificultam a tarefa dos pesquisadores ávidos por uma síntese que represente a realidade, havendo, portanto a necessidade de ajuda de estruturas simplificadas geralmente chamadas de modelos. (KARSAKLIAN, 2000).

Kotler (2000) apresenta um modelo que facilita o entendimento dessas relações é o chamado Modelo de Estímulo e Resposta. Este modelo tem como objetivo salientar a presença dos importantes fatores de estímulo seja eles advindos do ambiente externo, como o composto mercadológico proposto pela empresa ou situações do ambiente onde o consumidor está inserido ou mesmo do próprio consumidor.

Depois de identificada a necessidade ou desejo de compra de um produto ou serviço, e determinada à expectativa de valor a ser alcançada nesta compra, inicia-se então um processo contínuo que não se restringe somente à aquisição, mas envolve as influências existentes no antes, durante e depois da compra propriamente dita. (SOLOMON, 2002).

O relacionamento destas três etapas de compra pode ser descrita através do Modelo de Processo de Decisão do Consumidor e seus Resultados. (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). Este modelo descreve todo o caminho percorrido pelo comprador a partir do reconhecimento de sua necessidade de compra; a busca de informações externas e internas; a avaliação de alternativas de compra; a compra propriamente dita e os resultados obtidos com essa compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com