TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Inflação        

2.1.1        Taxa de Juros        

2.1.1.1        Taxa de Cambio        

2.2        MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTAO EMPRESARIAL        

2.2.1        Medidas Descritivas        

2.2.1.1        Medidas de Tendência Central        

2.2.1.1.1        Medidas de Dispersão        

2.2.1.1.1.1        Técnicas de Amostragem Probabilística        

2.2.2        Números Índices        

2.2.3        Deflação de Dados        

2.3        ETICA, POLITICA E SOCIEDADE        

2.3.1        Noções de Ética        

2.3.1.1        Noções de Política        

3     CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta as noções de economia, microeconomia e macroeconomia, inflação, taxa de juros e taxa de cambio e como elas influenciam a vida da sociedade e estão em nosso cotidiano. Serão verificados conceitos de estatística, os métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial, medidas descritivas como as medidas de tendência central, medidas de dispersão e técnica de amostragem probabilística, e como são utilizadas estaticamente nas empresas. E por fim conceito de ética, política e sociedade e como são utilizadas na gestão de empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para tentar entender, analisar ou resolver os problemas econômicos a economia se subdividiu em grandes áreas de interesses. As subdivisões não são estáticas, mas apenas facilita a abordagem á medida em que cada uma delas direciona sua atenção a um foco especifico. Os estudos da economia se dividem em dois grandes blocos, a microeconomia e a macroeconomia.

A microeconomia, ou teoria dos preços, divisão da ciência econômica que analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercado específico. A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

A macroeconomia apresenta uma visão simplificada da realidade para, assim, explicar a conduta dos agentes e a evolução das variáveis, os bens e mercados são agregados até serem reduzidos a um só bem genérico. A macroeconomia ocupa-se do estudo do funcionamento da economia em seu conjunto, seu propósito é obter uma visão simplificada, mas que ao mesmo tempo permita conhecer o nível da atividade econômica de determinado pais ou de um conjunto de países e atuar sobre ele, seu enfoque econômico – emprego e desemprego, taxa de cambio, inflação, crescimento, renda, investimentos, balança de pagamento, comercio, produto interno bruto – entre outros fatores.

Diante do entendimento da microeconomia e macroeconomia, serão ressaltados três grandes temas recorrentes às informações econômicas mais presente em nosso cotidiano e que são apresentadas todos os dias nas mídias e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. São elas: inflação, taxa de juros e taxa de cambio.

  1. Inflação

Inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda, a inflação tem basicamente duas causas, inflação de custo e inflação de demanda.

  1. A inflação de custo está ligada ao lado da oferta, ou seja, o nível da demanda permanece o mesmo, mas há aumentos nos custos de produção e custos para ofertar determinado produto ou serviço.
  2. A inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação à bens e serviços em uma economía.

Verificar-se a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, na publicação do site g1.globo.com/ em 04/10/2013 acessado no mesmo dia da divulgação diz.“ Campo Grande registra inflação de 0,23% em setembro, diz universidade. Índice seguiu tendência de agosto, quando inflação foi de 0,24. Vestuário e habitação foram grupos que apresentaram maior alta de preços.”

Portanto a todo o momento sente-se no próprio bolso o peso da inflação, pois esta embutida em cada item que e consumindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com