TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miicro e macroeconomia

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Bom Jesus da Lapa - BA        

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA        

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL        

2.3 ÉTICAS, POLÍTICA E SOCIEDADE        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS:        



  1. INTRODUÇÃO

Este estudo visa abordar a existência do monopólio e oligopólio e Concorrência perfeita, mostrando suas características e implicações; esses fatores são influenciados pelo capitalismo que por sua vez indica o caminho para maximizar os lucros e ao mesmo, tempo também investir em crescimento e tecnologia.

Através de dados numéricos e pesquisas, algumas transformações que ocorreram no setor supermercadista Gaúcho no período (de 1994 a 2005)

Verificando as estruturas do setor, seu funcionamento, suas influencias, tendências, e sua dinâmica.

A intenção fundamental deste trabalho e acometer as principais áreas do estudo desse conhecimento que faz parte do nosso dia-a-dia. A Microeconomia e Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial (medidas de tendência central, de dispersão, de amostragem probabilística, números-índices, deflação de dados), avaliando também a ética como construção dentro do sistema empresarial com seus vários graus de enredamento e por fim a importância da gestão nas organizações, bem como o tipo de política que as mesmas devem se escolher para sua manutenção.        

Assim sendo, podemos identificar que tais instrumentos acima mencionados entram em todo o ambiente da empresa, buscando coletar informações relacionadas e transformá-las em conhecimentos que venham a auxiliar os administradores na solução dos problemas.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. - Microeconomia e Macroeconomia

A macroeconomia é o componente da economia que se adjudica de examinar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são tomadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, conglomera a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.

A microeconomia é a parte que se incumbe de retratar o comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

Essa pesquisa verificou através dos dados do texto apresentado as transformações que ocorreram no setor de supermercados Gaúchos onde se notou no período pesquisado (de 1994 a 2005) uma crescente e dinâmica atuação de novas empresas num mercado em que a demanda crescia e a oferta de bens e serviços eram cada vez mais fortes na busca desenfreada por maiores lucros.

Com o advento e sucesso da informatização, o setor supermercadista supracitado, obteve grandes vantagens no custo beneficio para o empreendimento e possibilitou agilidade, eficiência e produtividade no dia a dia, reduzindo os gastos com mão de obra e ao mesmo tempo em que reestruturou o setor varejista com uma influência positiva da tecnologia da informação, possibilitou-se também a realização de um super controle de gastos inúteis, ocorrendo o famoso pé no freio, inclusive incidindo em fechamento de lojas que não davam lucros satisfatórios. Outro aspecto observado foi também a estabilidade da implantação do plano real que proporcionou muitos investimentos estrangeiros como a chegada de grandes redes internacionais.

O termo Estrutura de Mercado refere-se às características dos mercados e como esses estão organizados em uma determinada região, pois elas determinam e retratam a relação entre vendedores e compradores como também do comércio e seus fornecedores.

Todos nós conhecemos essa dinâmica em que demanda e oferta determinam o preço a se pagar. Cada uma dessas estruturas demonstra aspectos essenciais da relação de oferta e demanda,

 Baseando-se em qualidades ou características verificadas, no caso dos supermercados da região do Rio Grande do Sul, por exemplo, alem dos agentes maximizadores de lucro, (busca constante do setor) Percebe - se variáveis basilares condicionadas, no setor pesquisado, que são as seguintes:

Concorrência perfeita: no mundo da concorrência perfeita ou pura não há espaço para ditador de preço, pois não deverá existir estabelecimento com poder suficiente de impor regras por se só, é uma pena que a Concorrência perfeita só exista e pouquíssimos mercados, mas a mesma pode servir como ponto de referência para avaliar mercados de concorrência desleal no mundo real, esse sentido ainda se dá pela união de outras quatro condições que são a Homogeneidade do produto ou padronização, Atomicidade, Liberdade de entrada e saída e a Transparência de mercado.

Concorrência monopolística ou imperfeita: verificar-se-á um grande numero de empresas, produtos diferenciados e livre acesso de novas empresas ao mercado.

Monopólio: é quando não se tem opções de escolher outro, só há uma empresa, em mercado, um estabelecimento, que venda tal produto ou serviço não havendo competição porque o surgimento de concorrência não ocorre, sendo assim o preço como também a adequação da qualidade do produto ou serviço é estabelecida de acordo com a vontade do detentor do monopólio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (221.5 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com