TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Fichamento

Por:   •  15/11/2017  •  Artigo  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO

MELLO, L.M.[1]

Uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos de graduação reside no fato de não saberem o que fazer com os textos que lêem para desenvolver os futuros trabalhos.

Podemos afirmar o procedimento mais simples que resolve grande parte destas dificuldades, se encontra na elaboração do fichamento, ou seja, recurso de armazenagem de informações, imprescindível, na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias.

Apesar de existirem vários modelos de fichamentos, o objetivo deste é sinalizar a importância e procedimentos metodológicos. Entretanto, pela experiência acadêmica acumulada nos anos de trabalho com a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, acreditamos ser o modelo esboçado, abaixo, mais utilizado e completo, para a produção científica para quem está inciando.

Os procedimentos descritos garantem a prática eficaz do fichamento, porém o estudante ao se deparar, pela primeira vez com tal metodologia, se assusta.

Entretanto, a prática contínua poderá levá-lo a alterar o ponto de vista e julgamento, fazendo-o perceber que o pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho para o futuro, quando precisar escrever sobre determinado assunto.

Um fichamento, do conteúdo escolhido, possibilita não só a prática de uma redação eficaz, como também proporciona ao autor enriquecimento cultural. Contudo, não se recomenda, porém, o armazenamento de assuntos pelos quais não se tem nenhum interesse.

ETAPAS DO FICHAMENTO.

  1. REFERÊNCIAS:
  1. de livro e artigos: Nome do autor. Titulo da obra, Cidade ,Editora e ano de Lançamento.

Ex: DIZARD JR, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2000.

  1. Via Internet: Nome do autor. Titulo da obra. Dispónível no site. Acesso em data.

Ex: AGUIAR, Leonel Azevedo de. O jornalismo investigativo e seus critérios de noticiabilidade: notas introdutórias. http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/alceu_n13_Aguiar.pdf. Acesso em 25 de set. de 2008.


  1. RESUMO:

Registro das idéias principais do autor do texto, entretanto o registro é realizado com suas próprias palavras, mas garantindo a integridade da idéia do autor. Podemos dizer que é uma redução do texto original.

Não cabem no resumo comentários ou julgamentos pessoais a respeito do que está sendo resumido. Muitas pessoas fazem o resumo de maneira errada porque reproduzem partes ou frases do texto original, elaborando-o à medida que lêem.

Para elaborar um bom resumo é necessário compreender antes todo o conteúdo do texto, Não é possível resumir um texto à medida que se faz a primeira leitura.

Assim sendo, quem resume apresenta: um discurso próprio, os pontos relevantes de um texto, expressa as idéias essenciais na progressão e no encadeamento em que aparecem, ou seja, ao fazer um resumo é importante não perder de vista três elementos: as partes essenciais do texto; a progressão em que elas se sucedem e a correlação entre cada uma dessas partes.

É uma analise crítica do conteúdo,

  1. CITAÇÕES

Aplica-se para partes de obras ou capítulos, na transcrição fiel de trechos fundamentais da obra estudada. Obedecem algumas normas:

a) toda citação deve vir entre aspas, quando a cópia tiver menos de três linhas;
Ex:
Acreditamos que a partir desse prisma, o jornalismo investigativo é uma das mais importantes contribuições prestadas pela imprensa à democracia. “Ele está relacionado com a lógica de responsabilidade mútua em sistemas democráticos, fornecendo mecanismos valiosos para monitorar o desempenho das instituições democráticas, em sua definição mais ampla que inclui organismos governamentais, organizações cívicas e empresas públicas” (WAISBORD, 2008, p.1).

b) Caso a cópia tiver mais de três linhas, a citação precisa ser formatada da seguinte forma: 4 cm à esquerda, espaço simples e letra 10cm.

Ex:

Nas palavras de Aguiar (2008, p. 50)

A pauta dos assuntos tratados pelo jornalismo investigativo não fica, porém, restrita aos temas políticos, estando presente em todas as editorias de um jornal: seu foco é apurar e divulgar informações sobre atos desviantes que afetem o interesse público e que sejam prejudiciais à sociedade. Assim, escolhemos o jornalismo investigativo para objeto de pesquisa exatamente por permitir uma vasta amplitude de assuntos abordados pelos jornais: o trabalho dos repórteres investigativos está presente nos mais diverso editorias – desde a editoria de política, passando pela de esportes e de economia, até a editoria de noticiário local ou internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com