TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Desenvolvimento Organizacional

Monografias: Modelos De Desenvolvimento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  4.339 Visualizações

Página 1 de 5

MODELO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL PROPOSTO POR BECKHARD (1969)

Richard Beckhard (1969) enfatiza a preocupação com a mudança e aperfeiçoamento dos sistemas e apresenta um modelo de processo de Desenvolvimento Organizacional constituído por cinco fases seqüenciais.

Fase 1 – (diagnóstico da situação atual): compreende o exame da necessidade de mudança e do estado do sistema organizacional e abrange duas áreas: (1) diagnóstico dos subsistemas (grupos, equipes, níveis hierárquicos e áreas funcionais) que compõem o sistema organizacional; e, (2) diagnóstico dos procedimentos em vigor na organização, como padrões e estilos de comunicação, relações intergrupais, gestão de conflitos, entre outros. Somente com base nos resultados do diagnóstico realizado é que se define a estratégia e a abordagem de mudança.

Fase 2 – (planejamento da estratégia de mudança): consiste na elaboração de um plano determinando os sistemas e subsistemas que serão modificados, as atividades que serão realizadas e os recursos necessários. Para o autor, quatro são as modalidades de intervenções e táticas que poderão compor a estratégia: (1) desenvolvimento de equipes; (2) aprimoramento das relações intergrupais; (3) definição de metas; e, (4) treinamento. Fase 3 – (educação): refere-se ao esforço educacional não orientado para a ação, como participação em eventos (seminários, congressos, palestras) que abordem a questão do Desenvolvimento Organizacional.

Fase 4 – (consultoria e treinamento): representa a consultoria sobre as práticas atuais, o planejamento para as novas práticas e a assistência especializada para a execução de atividades de treinamento.

Fase 5 – (avaliação): consiste na avaliação contínua dos efeitos do programa de mudança que abrangerá a organização como um todo.

MODELO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL PROPOSTO POR MAGUILIES E RAIA (1972)

Em uma tentativa de simplificação, Maguilies e Raia (1972) apresentam um modelo de Desenvolvimento Organizacional com apenas três etapas que se articulam de forma interdependente e de maneira contínua.

Etapa 1 – (coleta de dados): envolve a determinação de técnicas e de métodos de coleta dados que possibilitem a descrição do sistema organizacional, as relações entre seus subsistemas e elementos, bem como as formas de identificar os problemas mais importantes da organização.

Etapa 2 – (diagnóstico organizacional): Consiste na identificação dos pontos fracos e disfunções organizacionais, suas prioridades e objetivos, incluindo o desenvolvimento de alternativas estratégicas e de planos para a sua implementação.

Etapa 3 – (ação de intervenção): consiste na aplicação de técnicas de Desenvolvimento Organizacional, ou seja, a ação para a mudança planejada.

MODELO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL PROPOSTO POR KOTTER (1978)

O terceiro modelo estudado foi proposto por Kotter (1978) e é constituído por oito etapas distintas:

Etapa 1 – (decisão da empresa em utilizar o DO): consiste na conscientização e decisão da alta administração pela utilização da abordagem do Desenvolvimento Organizacional.

Etapa 2 – (diagnóstico das necessidades organizacionais pela direção e pelo consultor): compreende a identificação dos problemas organizacionais que serão submetidos ao processo de Desenvolvimento Organizacional.

Etapa 3 – (coleta dos dados necessários): refere-se ao processo de coleta e obtenção dos dados apropriados para a solução dos problemas organizacionais.

Etapa 4 – (retroação de dados e confrontação): consiste na retroação dos dados coletados e realização de reuniões de confrontação entre grupos de trabalho.

Etapa 5 – (planejamento da ação e solução do problema): refere-se ao desenvolvimento de planos de ação pelos grupos de trabalho visando solucionar os problemas organizacionais.

Etapa 6 – (desenvolvimento de equipes): trata-se do desenvolvimento de equipes de trabalho para a análise mais aprofundada e detalhada dos problemas organizacionais.

Etapa 7 – (desenvolvimento intergrupal): realização de reuniões de confrontação entre as equipes de trabalho visando o desenvolvimento intergrupal.

Etapa 8 – (avaliação e acompanhamento): refere-se à avaliação e acompanhamento dos resultados por parte do consultor.

MODELO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL PROPOSTO POR CONNER (1992)

Segundo Conner, é possível compreender os elementos integrantes da mudança através da estrutura proposta, definida como o conjunto de padrões que refletem a forma como as pessoas tendem a reagir durante transições. De acordo com o autor, para cada padrão existe um conjunto de princípios que podem ser implantados para aumentar a capacidade de absorver a mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com