TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Gestão Contemporâneo

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MODELOS DE GESTÃO

2.1.1 Modelo de Gestão Burocrático

2.1.2 Modelo de Gestão Contemporâneo

2.2 GESTÃO DE PROJETOS

2.2.1 EAP do projeto

2.2.2 Plano de riscos

2.2.3 Matriz RACI

2.3 EMPREENDEDORISMO

2.3.1 Cultura da inovação

2.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

2.4.1 Ética dialógica de Jürgen Habermas

2.5 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

2.5.1 Reforma trabalhista e o teletrabalho

2.5.2 Contrato de marceneiros

2.5.3 Contrato Intermitente

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

  1. INTRODUÇÃO

  O planejamento estratégico é muito importante para todas as organizações. Se feito corretamente, implementação e aplicação de um plano estratégico dentro da uma organização pode aumentar o crescimento, a receita global e lucratividade organizacional. Estas são apenas algumas das razões principais por que motivam uma organização a ter um plano estratégico.

        Um plano estratégico oferece às organizações uma visão e um plano de como chegar a objetivos predeterminados. Ele também inclui marcos menores que precisam ser alcançados, antes que os objetivos maiores poderem vir a ser concretizadas. Se for compartilhada com a organização, ele pode ajudar a alinhar a visão de todas as camadas de empregados dentro da organização. Ter um objetivo comum e cada funcionário conhecer o seu papel para atingir esse objetivo pode ajudar a conduzir uma organização para frente. Ele também auxilia no desenvolvimento de indicadores chave de desempenho para cada departamento. Um plano estratégico pode também trabalhar no sentido de conjugar recursos a partir de diferentes departamentos da organização para atingir as metas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Atualmente as empresas buscam cada vez mais um diferencial em se tratando da sua gestão, pois este tem se tornado um fator de sucesso dentro das organizações. Uma boa gestão faz com que os lucros sejam maiores, os custos sejam reduzidos, e com os recursos disponíveis, o administrador alcance os objetivos propostos e atenda as necessidades dos seus clientes.

        Dentro deste conceito, podemos destacar alguns modelos de gestão: a burocrática e a contemporânea.

  1. MODELOS DE GESTÃO

2.1.1 Modelo de Gestão Burocrática

Em uma empresa burocrática todas as decisões são tomadas por um superior e tudo é decidido via diretriz rígida e incapaz de fugir  ao planejamento.
É um modelo excessivamente administrado e esse excesso interrompe ações que normalmente deveriam ser rápida, o formalismo é  uma centralização do poder, como regra e diretrizes, o formalismo no sentido de "engessamento da autonomia",

2.1.2 Modelo de Gestão Contemporâneo

O modelo contemporâneo faz com que os colaboradores permitem ser o protagonista dentro da empresa, criando novas idéias e a capacidade de comunicação diminuindo os riscos financeiros, tendo a autonomia e sintam-se co-proprietários dos processos organizacionais.

O ambiente contemporâneo favorece a inovação. Portanto o funcionário com interesse de inovar e criar idéias para o desenvolvimento dentro da empresa é um funcionário eficaz (capas de fazer algo a mais pela empresa). Sabemos que muitos fatores inibidores à inovação ainda existem – tais como chefias contrárias às mudanças, cultura da empresa, recursos escassos, falta de visão da empresa, missão conflitante, etc, porém a inovação apenas ocorre em ambientes favoráveis que, como vimos é o ambiente contemporâneo, pois onde todos estão comprometidos com os objetivos da empresa, torna-se mais produtivo. E comprometimento traduz-se em atitude de aprendizado, liderança, trabalho em equipe, comunicação participativa e, principalmente em prazer ao realizar o trabalho. Tudo isto favorece a um ambiente inovador, desde que o transgressor (aquele que é considerado inovador, pois sairá da zona de conforto, do lugar comum) saiba identificar o que é permitido e o que é proibido.

2.2 GESTÃO  DE PROJETOS

2.2.1 EAP do projeto

A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é a decomposição do trabalho necessário para a realização de um projeto em pacotes de trabalho menores, de cima para baixo hierarquicamente, é essencial para o projeto, pois, esclarece uma visão estruturada do que será entregue, assim facilita o entendimento das partes interessadas em relação ao que deve ser feito (escopo) no projeto e serve de base para o planejamento das outras áreas de conhecimento.

[pic 1]

  1. Plano de riscos

RISCO

AÇÃO

ESTRATEGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com