TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de competência e gestão de talentos

Relatório de pesquisa: Modelo de competência e gestão de talentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.797 Palavras (20 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

MODELO DE COMPETÊNCIA E GESTÃO DE TALENTOS 4

AVALIAÇÃO COMO FENÔMENO NATURAL 5

PRATICAS DE GESTÃO DE DESEMPENHO 6

O PAPEL DO RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO DESEMPENHO 7

MÉTODOS DE AVALIAR O DESEMPENHO 8

MODELO DA FICHA DE AVALIAÇÃO 9

TÉCNICAS EM GESTÃO DO DESEMPENHO 16

GESTÃO DO DESEMPENHO 17

PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 18

REFERÊNCIAS 19

MODELO DE COMPETÊNCIA E GESTÃO DE TALENTOS

Existem várias estratégias para se verificar o desempenho de uma organização, e nessa era da informação e tecnologia é obvio que isso está integralmente ligado aos que anteriormente eram chamados de operários ou apenas empregados, hoje melhor definição é colaboradores, pois é exatamente isso que eles são, atualmente as empresas buscam exaustivamente o lucro e a gestão da qualidade total com isso os problemas com relação a clientes externos e principalmente os clientes internos vem crescendo cada vez mais nessas empresas e um deles chama-se “satisfação”. Enquanto que os clientes externos buscam produtos e/ou mão de obra com qualidade e baixo custo, os clientes internos buscam qualidade de vida no trabalho e o reconhecimento pelo seu desempenho.

É preciso estar atento as necessidades dos colaboradores como, por exemplo, o fator motivacional, com equipes unidas e uma boa liderança juntamente com as necessidades individuais atendidas é uma ótima maneira de motivar os colaboradores, pois o grau de satisfação do funcionário interfere e muito no seu desempenho.

O relacionamento de uma pessoas com outra, grupo ou organização: “pessoas comprometidas buscam se engajar em determinadas atividades de forma a criar vínculos com a organização. É fato que as emoções e os afetos ajudam a identificar o perigo, expressar e informar estados internos, a comunicar o impacto verbal e o não verbal, e o comportamento dos eventos das pessoas, bem como a orientação das ações em relação às outras a nós mesmos e ao ambiente...” (Zanelli,2004,p.314).

Dessa forma concluímos uma das melhores estratégias para administrar conflitos causados por críticas na gestão de talentos é fazer com que os funcionários troquem informações e ideias, estreitando laços de relações interpessoais aprendendo uns com os outros a aprimorar suas competências e técnicas de trabalho contribuindo assim com o crescimento da organização.

A cultura de uma organização é o conjunto de hábitos, crenças e valores, é outro fator importante, pois exerce influência nos indivíduos na percepção do ambiente onde passam maior parte do tempo, sendo assim, transformações de melhoria no ambiente de trabalho mudam hábitos culturais dos funcionários podendo melhorar também o desempenho de suas tarefas no dia a dia.

Outro fator que indica o grau de satisfação do colaborador é o clima organizacional, o clima é uma atmosfera resultante do dia-a-dia do funcionário dentro da organização e diz muito respeito ao animo dos colaboradores a seu grau de vontade de começar o dia empenhado em fazer seu trabalho com satisfação.

Cota (1998, p.6) afirma que “O clima organizacional diz respeito ao que as pessoas acham que existe e que está acontecendo no ambiente organizacional, caracterizando assim a imagem que essas pessoas tem dos principais aspectos ou traços vigentes na organização.”

Concluindo, as características mais reconhecidas em uma organização é a superioridade das normas como referência a obediência, porém não podemos fazer delas um paradigma que não pode ser reconstruída conforme as necessidades da organização e dos membros que a compõem em busca da melhoria continua e do aperfeiçoamento na execução das tarefas e satisfação dos clientes internos e externos.

AVALIAÇÃO COMO FENÔMENO NATURAL

Sendo o ser humano um ser intrinsecamente natural, dotado de características fisiológicas e psicológicas que se constituíram de forma natural e/ou espontânea pela convivência com o meio e, diante da complexidade da constituição e formação dos seres humanos, aprender sobre como ocorre à formação do ser humano é um conhecimento importante para a gestão de pessoas.

O processo de formação naturalmente estabelece pontos referências que são utilizados a partir dos padrões pessoais de comportamento para comparar e avaliar a outra pessoa.

A avaliação, quando empregada de forma consciente, promove incontestavelmente a reflexão do ser humano sobre si mesmo, assim como lhe oferece condições e recursos que possibilitam conhecimentos sobre as pessoas no desempenho de seus papéis organizacionais.

A empresa escolhida que norteará nosso trabalho está descrita abaixo:

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: GROUPACK INDÚSTRIA LTDA.

Endereço: : Estrada dos Romeiros, 2335 – Cruz Preta

Cidade: Barueri - SP

RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA

Embalagens rígidas fabricadas em resina termoplástica pelo processo de injeção, dirigidas as indústrias dos mais variados segmentos, como, alimentício, químico, metalúrgico, etc.

MISSÃO

Cumprir acordos firmados com os clientes e garantir a qualidade total em todos os produtos e serviços prestados.

VISÃO

Tornar-se uma empresa de destaque no mercado onde atua, sustentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com