TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo trab. academico

Por:   •  22/10/2015  •  Monografia  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

2. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento é o processo de preparar pessoas para execução de tarefas exigidas para um específico trabalho. Considerado também, todo e qualquer procedimento que visa promoção e aumento do aprendizado entre os colaboradores de uma empresa, visando á aquisição de habilidades para certo cargo;

O treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO,1999, p.125).

Também se pode dizer que é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relacionados ao trabalho, atitudes e aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos; independentemente do tipo de programa de treinamento utilizado, é muito importante definir claramente o que se pretende atingir com ele, ou seja, quais são os objetivos desse treinamento.

O treinamento pode ser considerado um processo, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades (CHA), diretamente de tarefas ou aperfeiçoar o trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais. Seu propósito é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos.

Segundo o autor MALVEZZI,

A partir dos requisitos das tarefas, programas de treinamento profissional eram estruturados e consistiam em conjuntos de exercícios de velocidade, precisão, acuidade e automatismos, transmissão e de informações e mudanças de atitudes, tendo em vista aproximar o desempenho do padrão esperado no planejamento (MALVEZZI,1999, p. 23).

Desenvolvimento é a ampliação de potencialidades, visando capacitar o indivíduo para ocupar cargos que envolvam mais responsabilidades e poder. É uma forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada. De maneira geral poderíamos afirmar que o Desenvolvimento de um funcionário é a capacidade desse funcionário em acumular conhecimentos e informações suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras tarefas que lhes serão confiadas;

O Desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, pois se refere às ações organizacionais de que estimulam o crescimento pessoal de seus integrantes. A área de T&D tem um desafio maior, pois o nível de escolaridade da mão de obra disponível no mercado ainda é muito baixo para desenvolver e disputar mercados consumidores com países desenvolvidos. Por isso também a necessidade de produção de conhecimentos e novas tecnologias para dar suporte à área de Treinamento e desenvolvimento. O Treinamento e Desenvolvimento poderá incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, motivados e dispostos a melhorar seus desempenhos na padronização das tarefas. Alinhar toda a equipe de modo que os objetivos organizacionais e pessoais sejam atingidos. Pois não basta somente alguns estarem envolvidos. Para obter resultados, todos devem ter o mesmo objetivo, engajados em trabalhar juntos. Qualificar e capacitar os colaboradores para que consigam alcançar melhores resultados, melhor qualidade de vida e maior competitividade organizacional e realização pessoal.

Pessoas não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral. (DAVEL E VERGARA, 2001)

3. ETAPAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

1) Levantamento das Necessidades;

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com