TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO RELATÓRIO ACADÊMICO

Por:   •  25/1/2018  •  Artigo  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  3.740 Visualizações

Página 1 de 4

+.

FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.

Pós-graduação LATO SENSU de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007

RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)

Nome: Edna Maria Feliciano.

Número de Identidade:__________________________ Órgão Expedidor:_________________________

Disciplina(s): Didática e metodologia do ensino superior, Teoria do desenvolvimento e da aprendizagem, Fundamentos e contribuições da Psicopedagogia institucional e clínica, A importância da coleta de dados institucional e clínica na Psicopedagogia, Distúrbios e dificuldades de aprendizagem, Avaliação psicopedagógica I: Técnicas operatórias e projetivas, Avaliação psicopedagógica II: Desenho, leitura, escrita e psicomotriz, Estudo de casos supervisionados: hipóteses, diagnósticos, intervenções e devolutivas.

Local e Data: Inhumas, 03 de janeiro e 2018.

1 – Cite os principais pontos da(s) disciplina(s), segundo seu entendimento:

Na disciplina Didática e metodologia do ensino superior o principal ponto que nos chama a atenção é a forma como os autores discutem o assunto tratado. Abordam a problemática profissional do professor do ensino superior, quanto a afirmação da sua identidade, mesmo com todas as atribuições que são dadas a ele.

Na disciplina Teoria do desenvolvimento e da aprendizagem, já identificamos que se trata da teoria das inteligências múltiplas que são 7. Ao longo do texto a autora vem destacando cada inteligência e as explicando de forma clara e sucinta.

Já na próxima disciplina que é Fundamentos e contribuições da Psicopedagogia institucional e clínica, trabalhamos o texto fundamentos da psicopedagogia que nos caracteriza o sentido do que realmente é a psicopedagogia. A autora nos caracteriza como sendo, “ [...] Psicopedagogia, como área de aplicação, antecede o status de área de estudos, a qual tem procurado sistematizar um corpo teórico próprio, definir o seu objeto de estudo, delimitar seu campo de atuação; e, para isso, recorre à Psicanálise, à Linguística, à Fonoaudiologia, à Medicina, e à Pedagogia [...]” ( BOSSA, p. 27). Durante este texto, ainda são trazidos falas de vários autores, discutindo em seu ponto de vista particular o que é a psicopedagogia.

Na disciplina A importância da coleta de dados institucional e clínica na Psicopedagogia, Distúrbios e dificuldades de aprendizagem podemos destacar o modo como a psicopedagogia é posta em prática. Podemos destacar o modo como se dá o diagnóstico do paciente, como se identifica os sintomas e vários outros pontos que são analisados dentro da psicopedagogia.

Com a disciplina Distúrbios e dificuldades de aprendizagem, posso destacar as principais situações que as pessoas que sofrem de distúrbios e dificuldades de aprendizagem sofrem. Já com a disciplina Avaliação psicopedagógica I: Técnicas operatórias e projetivas, possibilitou-nos reconhecer as situações-problema e tentar solucionar o que os alunos sofrem. Na disciplina Avaliação psicopedagógica II: Desenho, leitura, escrita e psicomotriz, Estudo de casos supervisionados: hipóteses, diagnósticos, intervenções e devolutivas podemos destacas o modo de trabalhar com os indivíduos que precisam de auxilio psicopedagógico, destacando o que pode ser feito por meio de intervenções para melhorar o convívio dessas pessoas na sociedade.

2 – Relacione o conteúdo da disciplina com a sua experiência profissional:

Durante a minha experiência profissional em vários momentos me deparei com algumas dificuldades que meus alunos apresentavam. Na grande maioria, ficava me questionando se o que estava acontecendo era uma situação de incompreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com